Aprender a identificar hábitos sabotadores é fundamental para a conquista do sucesso

Fazer autoavaliação honesta, manter um diário e trabalhar com metas específicas e plano de ação mensuráveis são algumas das atitudes recomendadas para identificar e superar hábitos sabotadores

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Imagem por Pressmaster em Canva Fotos

Ninguém em sã consciência joga contra si próprio. Todas as pessoas, de uma forma ou de outra, buscam o sucesso em seus empreendimentos. Mas nem todo mundo age da maneira certa para consegui-lo. Isto porque, além do mundo consciente, existem comportamentos arraigados no subconsciente que funcionam como um freio ou como obstáculo, atrasando os passos em direção ao progresso que se deseja alcançar. A esses comportamentos, a psicóloga, treinadora comportamental, mentora de empreendedores e autora do livro “Destrave a sua vida e saia do rascunho”, Fernanda, chama hábitos sabotadores.

Entre os hábitos sabotadores mais conhecidos Fernanda destaca a procrastinação. “Hábito (muito comum) de adiar a realização de tarefas importantes até o último minuto, a procrastinação pode ser muito prejudicial a longo prazo”, diz. Ser multitarefa em excesso também atrapalha bastante o cumprimento de metas, segundo a psicóloga, por prejudicar a produtividade. “O cérebro humano leva alguns minutos para entrar em flow produtivo. Se ele precisa gastar energia para renovar a concentração constantemente, acaba cansando. Consequentemente, o indivíduo paralisa e não consegue concluir suas atividades”, explica.

Imagem por Kasto em Canva Fotos

A treinadora comportamental ressalta mais três hábitos que costumam travar o sucesso. São eles: a autossabotagem, a falta de planejamento e o excesso de autocrítica. O primeiro, segundo ela, faz com que duvidemos constantemente de nossas próprias habilidades. O segundo, por sua vez, impede as pessoas de se manterem no caminho certo, deixando-as mais suscetíveis a se perderem em meio a tantas tarefas. Por último, o terceiro acaba levando os indivíduos à paralisia, porque faz com que fiquem com medo de tentar, ao serem tão duros com relação aos erros que cometem.

Com o intuito de ajudar as pessoas a identificarem esses hábitos nocivos, para que, assim, consigam superá-los a fim de conseguirem cumprir as metas estabelecidas e ficarem mais próximas do sucesso, Fernanda sugere algumas dicas. A primeira delas é fazer uma autoavaliação honesta. “Assim, reserve um tempo do seu dia para pensar sobre seus hábitos e comportamentos e tente identificar quais podem estar impedindo-o de alcançar seus objetivos”, sugere. Manter um diário é outra atitude que contribui para conscientizar-se sobre hábitos nocivos, segundo a psicóloga. “Registrar pensamentos e atitudes costumeiras pode ajudá-lo a identificar padrões de comportamento que podem estar sabotando suas metas”, afirma.

Trabalhar com metas e planejamento também é fundamental, conforme a mentora de empreendedores, para se livrar de comportamentos que travam o sucesso. “No que diz respeito ao estabelecimento de metas é muito importante que elas sejam claras e específicas, para ajudar a manter o foco e dirigir-se a um objetivo claro. Já o planejamento precisa ser realista e factível”, diz. Pedir ajuda de amigos, familiares ou profissionais é mais uma atitude essencial para identificar hábitos sabotadores, de acordo com Fernanda.

Imagem por Media Photos em Canva Fotos

Segundo a psicóloga, para dar um passo adiante e substituir comportamentos sabotadores por hábitos mais construtivos, é fundamental algumas ações. “Por exemplo, para superar o hábito de procrastinar no trabalho, é recomendável estabelecer um cronograma de tarefas realista e dividir as atividades do dia em etapas menores e gerenciáveis. Já para deixar de ser multitarefa em excesso, tentando fazer várias atividades sem de fato finalizar nenhuma, parar e concentrar-se em uma tarefa por vez é de grande ajuda”, recomenda.

Por sua vez, a autossabotagem, hábito tão corriqueiro entre aqueles que não conseguem obter sucesso por mais que tentem, tende a ser minimizada, conforme Fernanda, quando o indivíduo toma atitudes que incrementam sua autoconfiança e sua autoestima. Por fim, para combater o excesso de autocrítica, que faz a pessoa desistir muitas vezes antes de tentar, é de suma importância, de acordo com a treinadora comportamental, ter em mente que o erro é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. “Outra atitude imprescindível para livrar-se da autocrítica paralisante é celebrar as conquistas e valorizar os acertos, para que seja mais fácil o cérebro processar o jeito certo de fazer”, finaliza.

Fernanda Tochetto, psicóloga e mentora de carreiras e empreendedorismo
Foto por Igor de Azevedo

Colaboração da pauta:

Jimenes Comunicação

Letícia Quintela | [email protected]

Curadoria por:

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta