Refletindo sobre nossa essência

Dolce Insight

Mari Possidonio

O poder transformador do autocuidado

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

A beleza exerce um verdadeiro fascínio sobre nós, transcende fronteiras e culturas, ecoando nos corredores do tempo.

Não existe uma definição universal do que é considerado belo ou feio. Este conceito foi mudando de acordo com cada época. O que era harmônico e agradável na antiguidade, não necessariamente se manteve. Podemos perceber estas mudanças, em como o belo foi sendo retratado, nas obras que sobrevivem nos museus do mundo inteiro.

Hoje, convido-o a explorarmos não apenas a superficialidade da estética, mas também a sua intrínseca conexão com o bem-estar emocional, mental e espiritual, percebendo a importância de abraçarmos a diversidade de padrões de beleza, reconhecendo a singularidade e a autenticidade de cada indivíduo.

Imagem por FatCamera em Canva Fotos

Ao cuidarmos de nossa aparência, seguimos uma jornada de autodescoberta e transformação, afinal a maneira como nos apresentamos ao mundo externo reflete nosso estado interno.

Nesse sentido, cuidar da aparência transcende a mera vaidade e revela um ato de amor-próprio. Quando nos sentimos atraentes e confiantes, ativamos circuitos neurais associados à gratificação e recompensa, liberando neurotransmissores como dopamina e serotonina que promovem sentimentos de felicidade e bem-estar.

Cada olhar no espelho, cada ajuste da aparência envia sinais poderosos para nosso cérebro, desencadeando uma cascata de reações neuroquímicas que moldam nossa autoestima e confiança, esta confiança floresce quando nos sentimos confortáveis em nossa própria pele. 

Imagem por FatCamera em Canva Fotos

Além disso, a conexão entre a estética e a neurociência mostra os efeitos terapêuticos do cuidado com a aparência na saúde mental. Em um nível neurobiológico, a prática do autocuidado ativa áreas do cérebro associadas à regulação emocional e ao alívio do estresse, fornecendo um antídoto vital contra os rigores da vida moderna. 

Ao investirmos tempo e energia em nossa imagem, estamos, na verdade, nutrindo nossa saúde mental e emocional de maneiras profundas e significativas. A sensação de estar bem arrumado e apresentável nutre uma aura de autoconfiança que permeia todas as áreas da nossa vida, desde o ambiente profissional até as interações sociais mais íntimas.

É muito mais do que uma simples fachada. Ao contemplarmos nossa imagem no espelho, somos convidados a uma jornada de autodescoberta e autotransformação que transcende as fronteiras do físico e do psicológico.

Imagem por Gaudi Lab em Canva Fotos

Por meio da alquimia da estética e do autocuidado, podemos reescrever os padrões mentais que moldam nossa percepção de nós mesmos, abraçando a autoaceitação e empoderamento. 

Que possamos, portanto, percorrer esta jornada em busca da beleza, com a consciência plena de seu profundo impacto em nossas mentes, corpos e almas, que sejamos gentis conosco mesmos, aceitando nossas imperfeições, mas também buscando o que nos faz felizes.

E se esta busca nos levar ao que a tecnologia dos aparelhos e dos procedimentos nos oferece para nos sentirmos bem com nossa autoimagem, melhor ainda.

Mari Possidonio é especialista em Comunicação de Alto Impacto e aplica técnicas de Programação Neurolinguística em Treinamentos, Palestras, Processos de Coaching e Mentorias em equipes de profissionais que buscam desenvolver habilidades necessárias para alta performance. Há mais de 20 anos, promove treinamentos, palestras e workshops personalizados e estruturados em parceria com empresas, focando sempre no engajamento dos colaboradores para que possam reunir condições de gerir e cumprir seus objetivos e metas. Ela mantém a Newsletter Neurovendas no LinkedIn, acompanhe!

@maripossidoniooficial

Linkedin.com/in/maripossidonio

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta