Explorando os estilos de liderança

Dolce Insight

Mari Possidonio

Vamos explorar os principais estilos de liderança e como utilizá-los efetivamente no dia a dia

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Às vezes conseguimos identificar ‘pequenos’ líderes no jardim de infância. A boa notícia é que a liderança é uma habilidade, ou seja, pode ser desenvolvida, então muita calma e vamos aprender um pouco sobre esta habilidade. Muitas vezes são estas mesmas habilidades que conduzem um time ao sucesso. Esta liderança será necessária em ambientes profissional, pessoal, escolar ou religioso. 

Existem diferentes estilos de liderança. Cada um com suas próprias características e aplicações. Entender esses estilos e saber quando e como aplicá-los pode ser a chave para alcançar o sucesso nesta jornada. 

Vamos explorar os principais estilos de liderança e como utilizá-los efetivamente no dia a dia.

Liderança Autocrática é caracterizada pela centralização do poder nas mãos do líder. Decisões são tomadas de forma unilateral. A vantagem é que as decisões são rápidas. A desvantagem é que os membros da equipe podem se sentir desvalorizados. Utilize a liderança autocrática em situações de crise, quando a ação rápida é necessária para garantir a segurança e a estabilidade. No entanto, evite aplicá-la constantemente, pois pode minar a confiança e a autonomia da equipe.

Imagem de pressfoto no Freepik

Liderança Democrática envolve a participação dos membros da equipe nas decisões. O líder ainda mantém o controle, mas permite que a equipe contribua com ideias e opiniões.  A vantagem é um maior engajamento, os membros da equipe se sentem valorizados e envolvidos. A desvantagem é que é um processo mais lento. A necessidade de consultar a equipe pode atrasar o processo de tomada de decisão, especialmente em situações de urgência, conflitos de opinião, o consenso nem sempre é alcançado facilmente.

Liderança Transformacional inspira e motiva os membros da equipe a alcançarem objetivos além do esperado. A vantagem ao inspirar e motivar a equipe levará a um aumento significativo na produtividade e no desenvolvimento pessoal. A desvantagem é a dependência do líder. Os membros da equipe podem se tornar excessivamente dependentes do líder para orientação e inspiração, o que pode levar esta equipe a ter expectativas irrealistas. A busca incessante por metas elevadas pode levar pressões excessivas sobre a equipe, causando estresse e desgaste.

Liderança Laissez-Faire é caracterizada pela delegação de autoridade e responsabilidade aos membros da equipe. O líder fornece orientação mínima, permitindo que os membros da equipe assumam a responsabilidade pelo seu trabalho. É necessário que a equipe seja altamente qualificada, com experiência e competência para realizar suas tarefas com eficácia. A vantagem é o empoderamento da equipe, o que pode aumentar a autoconfiança e a motivação. Este estilo de liderança pode levar a resultados excepcionais. A desvantagem é a falta de direção. Os membros da equipe podem se sentir perdidos, resultando em desorganização e falta de foco.

Imagem de Freepik

Liderança Situacional um modelo de liderança que reconhece a importância de ajustar seu estilo de acordo com a situação e as necessidades específicas da equipe. Estes líderes são flexíveis e adaptáveis. É um estilo de liderança que gera maior engajamento e motivação da equipe; estimula a tomada de decisões mais eficazes, fomentando um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo. O líder poderá se movimentar por quatro estilos principais:

Diretivo: o líder fornece orientação clara e instruções específicas aos membros da equipe. É adequado para situações em que os colaboradores são inexperientes ou estão enfrentando desafios complexos que exigem direcionamento.

Coaching: o líder atua como um mentor, ajudando os colaboradores a desenvolverem suas habilidades e alcançar seu potencial máximo. É eficaz quando os membros da equipe têm potencial para crescimento e aprendizado.

Participativo: o líder envolve os membros da equipe no processo de tomada de decisão, valorizando suas contribuições. É útil quando se deseja promover a criatividade e a inovação dentro da equipe.

Delegativo: o líder confia nos colaboradores para assumir responsabilidades e tomar decisões, promovendo a autonomia e a autoconfiança. É apropriado quando os membros da equipe são experientes e possuem as habilidades necessárias para realizar as tarefas.

Cada estilo de liderança tem suas próprias vantagens e limitações. Nenhum é perfeito ou completo. O segredo para uma liderança eficaz é saber quando e como aplicar cada estilo de acordo com as circunstâncias específicas.

Ao adotar uma mentalidade flexível e adaptável, os líderes inspiram e motivam suas equipes, maximizando o desempenho de cada membro do time, alcançando o sucesso em qualquer situação.

Mari Possidonio é especialista em Comunicação de Alto Impacto e aplica técnicas de Programação Neurolinguística em Treinamentos, Palestras, Processos de Coaching e Mentorias em equipes de profissionais que buscam desenvolver habilidades necessárias para alta performance. Há mais de 20 anos, promove treinamentos, palestras e workshops personalizados e estruturados em parceria com empresas, focando sempre no engajamento dos colaboradores para que possam reunir condições de gerir e cumprir seus objetivos e metas. Ela mantém a Newsletter Neurovendas no LinkedIn, acompanhe!

@maripossidoniooficial

Linkedin.com/in/maripossidonio

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta