Compreendendo o impacto psicológico de solitude e solidão

Dolceterapia

Luciano Passianotto

A solitude e a solidão são duas experiências que muitas vezes são confundidas, mas que têm significados e impactos psicológicos muito distintos

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagem por Jeff Bergen em Canva

A solitude e a solidão são duas experiências que muitas vezes são confundidas, mas que têm significados e impactos psicológicos muito distintos.

A solitude é uma experiência de estar sozinho de forma deliberada e consciente, em contraste com a solidão, que está frequentemente associada a sentimentos negativos. Períodos de solitude podem estimular a criatividade e a produtividade, promover o autoconhecimento, a reflexão e o crescimento pessoal, além de oferecer um momento para recarregar as energias e renovar a mente, principalmente quando em contato com a natureza. Em suma, a solitude pode ser uma experiência extremamente positiva e enriquecedora.

Imagem de jcomp no Freepik

Já a solidão é frequentemente associada a um sentimento de isolamento e desconexão emocional dos outros e pode surgir quando nos sentimos sozinhos e desprovidos de apoio emocional e social. A solidão pode ser uma experiência dolorosa e debilitante, caracterizada por sentimentos de tristeza, vazio e falta de propósito. Em resposta à solidão, algumas pessoas podem recorrer a comportamentos não saudáveis, como abuso de substâncias ou isolamento social ainda mais extremo.

Lidar com a solidão pode ser difícil para muitas pessoas, mas algumas práticas podem ajudar nesses momentos, como buscar conexões significativas investindo mais tempo e energia nas amizades existente, fortalecer laços familiares ou buscar relacionamentos amorosos que tragam apoio emocional e companheirismo genuíno. Explorar novas formas de socialização participando de grupos de interesse comum, frequentando eventos locais ou se voluntariando em organizações ajuda a expandir sua rede social.

Se a solidão persistir e começar a afetar significativamente seu bem-estar emocional e mental, considere buscar ajuda profissional. Um psicólogo, terapeuta ou conselheiro pode ajudá-lo a explorar suas emoções, desenvolver estratégias de enfrentamento e fornecer suporte emocional durante esse período. Lembre-se que, apesar desse sentimento, você não está sozinho.

Luciano Passianotto é psicólogo e especialista em atendimento adulto, preparado para atender os mais diversos casos, da terapia individual à casais, assim como casos de qualquer dependência. Facilitador do auto entendimento para promover a mudança do indivíduo, seja em comportamentos ou sentimentos disfuncionais, através da orientação para os mais diversos casos como: de transtornos de ansiedade, depressão, angústia, traumas, alcoolismo e outras dependências. Busca retomada do equilíbrio psicológico, emocional e a satisfação pessoal, seja qual for o caso.

https://www.passianotto.com/

@lucianopsicoterapeuta

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta