Beleza verde

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

No universo da beauté, um novo direcionamento vem ganhando o coração e pele: a beleza sustentável e consciente

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

No universo da beauté, um novo direcionamento vem ganhando o coração e pele: a beleza sustentável e consciente.

Trata-se daquele papo que vai muito além de escolher um batom bonito ou um creme que promete milagres. Estamos falando de um movimento que se preocupa com o planeta, animais, e é claro, nossa saúde.

Não é nenhuma novidade que a natureza sempre foi a nossa maior fonte de inspiração e beleza, concordam bonitas? Como discordar, quando sabemos que praticamente tudo que utilizamos vem graças à fartura e riqueza do mundo exterior ao homem.

Pensando bem, ela é uma mãezona, como poucas, deixando-se ser explorada, entregando todo o seu verde para o nosso usufruto constante. De tempos em tempos, ela nos dá uma bronca e, como qualquer mãe, nos dá um baita castigo, muito bem aplicado, quando abusamos da sua boa vontade.

Divaguei novamente…volta, Cecília! Pronto, voltei.

Vamos lá, marcas antenadas já estão nessa vibe, criando produtos eco-friendly, que são “amigos” tanto para você, como para o mundo.

Sabe aquele creme com a embalagem que você pode plantar depois de usar? Pois é, essa é a onda!

Design Dolce sob imagem por Bogdan Sonjachnyj em Canva

Mas o tema é muito mais aprofundado, na verdade não é sobre o que você passa na pele, mas sim sobre o modo como você vive. Um estilo de vida mais consciente e conectado com o que é natural, não só nos fazendo sentir bem por dentro, como também refletindo por fora.

E vamos ser sinceros, existe algo mais bonito do que ser autêntico e viver em harmonia com o mundo ao nosso redor?

Então, o que anda acontecendo de novo nesse universo? Novidades não faltam, desde ingredientes retirados direto do coração da natureza, até embalagens que se desmancham, seguidas por um belo de um “obrigada” da Mãe Terra.

E a inovação não para por aí: algumas marcas estão criando refis para que se possa reutilizar suas embalagens: você escolhe a sua favorita e pode adquirir o refil. Bom para o bolso e excelente para o planeta!

A Luch e a The body shop, que estão há anos no mercado, lideram essas mudanças tão essenciais para um planeta desgastado, oferecendo uma ampla gama de produtos sustentáveis e cruelty-free.

Pausa para o cruelty-free: “livre de crueldade”, ou seja, animais não são submetidos à testes dolorosos e fatais para nós permanecermos sempre belas.

Vocês conseguem imaginar o absurdo inominável de ter que se rotular que um animal não foi torturado em nome da beleza?

Saímos as Idade Média, bonitas! O ano é 2024 e somente agora algumas empresas estão criando a consciência de que existem alternativas como testes in vitro!

Design Dolce sob imagem por Africa Images em Canva

Ao escolher produtos cruelty free, os consumidores estão votando na decência com seu poder de compra e incentivando as empresas a adotarem práticas mais éticas e responsáveis.

Como eu escrevi anteriormente, o assunto é extenso, sério e vai muito além de beleza, embalagens etc.

E engana-se quem acredita que beleza sustentável é assunto para quem tem muito poder aquisitivo. A verdadeira formosura consciente é inclusiva e acessível. Afinal, cuidar do planeta é responsabilidade de todos e cada pequeno gesto conta.

É só parar para pensar um pouco e adotar práticas diárias, como reciclar o lixo, escolher produtos cruelty-free, até DYEs de beleza (faça você mesma), usando o que se tem em casa.

Bonitas esverdeadas, há um mundo de possibilidades!

Muito mais do que uma tendência, é um estilo de vida que celebra o belo em sua forma mais pura e respeitosa.

Porque no final das contas, ser bonito é ser consciente!

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta