Novos destinos para os Patrimônios Mundiais da Unesco

Tripdicas Dolce

Andrea Barros

Essas atrações e destinos turísticos são novidade, e se quiser, já os inclua em sua lista de lugares a serem conhecidos

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) sempre está atualizando a sua lista de Patrimônios Munidas pelo mundo. Com mais de mil patrimônios, o critério de escolha costuma ser bem rigoroso. Abaixo eu te mostro alguns dos selecionados da última lista divulgada pela organização.

Taputapuãtea Raiateca, Polinésia Francesa
Foto do site Tahiti Heritage

Taputapuãtea Raiateca, Polinésia Francesa

A Polinésia Francesa é o local ideal para vivenciar a cultura descontraída das ilhas. Raiatea, que significa “paraíso distante”, abriga Taputapuãtea, uma comunidade que serviu como um centro sagrado por pelo menos mil anos. Esse local, é considerado o centro do Triangulo da Polinésia. É possível conhecer quase toda a ilha de barco, inclusive o seu interior, que é acessível por um rio sinuoso.

Fortalezas Anelares da Era Viking, Slagelse, Dinamarca
Foto por Thue C. Leibrandt, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Fortalezas Anelares da Era Viking, Slagelse, Dinamarca

Cinco fortalezas em formato de anel, espalhadas por toda a Dinamarca, foram incluídas na lista, reconhecidas como alguns dos vestígios arqueológicos mais proeminentes da Era Viking. Essas estruturas foram construídas entre 970 e 980 d.C. e se caracterizam por sua simetria, cada uma compartilhando um design geométrico uniforme.

Gaya Tumuli, Gimhae, Coreia do Sul
Foto por Timothyvail, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Gaya Tumuli, Gimhae, Coreia do Sul

Esses antigos montes oferecem um vislumbre dos antigos costumes coreanos – alguns com múltiplas câmaras que revelam artefatos, desde cerâmica até joias. Os montes de terra variam de pequenas colinas a grandes elevações e há cerca de 1,5 mil distribuídos ao longo da parte sul da península coreana.

Parque Nacional Los Alerces, Patagônia Argentina
Foto por TitiNicola, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Parque Nacional Los Alerces, Patagônia Argentina

Dividida entre Chile e Argentina, a região da Patagônia abriga diversos parques nacionais – reservas que protegem vastas extensões de uma das últimas florestas primitivas do planeta. Uma delas é esse parque, cuja paisagem andina foi moldada por glaciações, resultando em um labirinto de lagos espelhados e prados alpinos. A oeste da cidade de Esquel, esse parque preserva algumas das maiores e mais antigas florestas de coníferas do Alerce.

Sambor Prei Kuk, Kompong Thom, Camboja
Foto por PsamatheM, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Sambor Prei Kuk, Kompong Thom, Camboja

Considerada a maior estrutura religiosa do mundo, Angkor Wat muitas vezes assume o centro das atenções quando se trata da herança cambojana, mas o reino de Chenla, que prosperou nos séculos VI e VII, também desempenhou um papel fundamental. Sambor Prei Kuk é um sítio arqueológico onde mais de 100 templos se entrelaçam com a selva. Esse local foi identificado como a antiga capital “perdida” de Chenla, conhecida como Isanapura, e abriga algumas das estruturas mais antigas do país.

Tr’ochëk, Confluência entre os rios Klondike e Yukon, Tr’ondëk-Klondike, Dawson City, Canadá
Foto por Copyright: © Tr’ondëk Hwëch’in

Tr’ondëk-Klondike, Dawson City, Canadá

Esse patrimônio narra a história da corrida do ouro de Klondike, um êxodo em massa de migrantes que deixaram suas cidades natais e foram para Yukon após a descoberta de ouro em 1896. O vasto deserto de Yukon, onde espécies como cervos, alces e raposas árticas superam em muito o número de humanos, é habitado por seis tribos indígenas atualmente. 

Andrea Barros é paulistana, libriana com ascendente em leão, mãe de dois shitzus (o Tom e o Luke), profissional de Turismo e já estevem em mais de 50 países. E contando… 

Confira seu e-book com dicas valiosas para você se preparar para a viagem!

(clique na imagem)

Este artigo é um oferecimento:

Faça parte desta aventura!

+55 11 99919 1010
[email protected]
@abtoursroteiros

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta