A jornada da disciplina: um convite à reflexão

Com esperança e determinação, podemos guiar nossos jovens na construção de um futuro brilhante, fundamentado na disciplina e no compromisso com seus sonhos

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Programa Socioemocional - EM Colégio Anglo Morumbi

Por Júlio Caballa

Quão preparados estamos para guiar nossos jovens na construção de um futuro brilhante, fundamentado na disciplina e no compromisso com seus sonhos? Esta é uma questão que, como pais e educadores, devemos nos fazer constantemente. Em um mundo acelerado e cheio de distrações, a busca pela disciplina pode parecer uma tarefa árdua, mas é, sem dúvida, uma jornada que vale a pena.

A disciplina vai além da simples adesão a regras ou da execução de tarefas; ela é a construção de uma estrutura interna que permite aos jovens gerenciar suas responsabilidades, alcançar seus objetivos e enfrentar desafios com resiliência. No coração do desenvolvimento adolescente, a disciplina é a ponte entre aspirações e realizações concretas.

O primeiro passo nesta jornada é a criação de uma rotina equilibrada, onde estudo, lazer e descanso coexistam de maneira harmoniosa. Este equilíbrio fornece aos nossos filhos uma base sólida de segurança e previsibilidade. A partir daí, torna-se valioso o exercício de definir objetivos. Ajudá-los a estabelecer metas realistas e a comemorar cada conquista no caminho fortalece seu senso de propósito e autoestima.

Aula Eletiva do Grupo de Debates - EM Anglo Morumbi

Cultivar a autonomia, mantendo a orientação necessária, é um desafio. Isso envolve permitir que façam suas próprias escolhas, gerenciem suas tarefas e, sim, enfrentem as consequências de suas ações, tudo sob nossa supervisão amorosa e apoio constante. Desenvolver a confiança em sua capacidade de resolver problemas os torna mais independentes e seguros.

A comunicação é outro pilar essencial nesta jornada. Manter um diálogo aberto e positivo nos permite entender seus desafios e oferecer o suporte necessário sem julgamentos. É crucial celebrar o esforço, mais do que o resultado, incentivando a persistência e o comprometimento.

Não podemos esquecer que somos os principais modelos para nossos filhos. Nossa própria disciplina, ética de trabalho e resiliência são observadas de perto por eles. Assim, praticar o que pregamos, mostrando através de nossas ações o valor da disciplina, é fundamental.

Aula Eletiva de Vida Adulta - EM Anglo Morumbi

Concluindo, a disciplina é um presente que, quando cultivado com amor e paciência, prepara nossos jovens não apenas para os desafios acadêmicos, mas para a vida. Como guias nessa jornada, nosso papel é de apoiar, orientar e, acima de tudo, acreditar neles.

Para os que desejam aprofundar-se no tema, recomendo dois livros que considero essenciais: “O Poder do Hábito”, que explora a ciência por trás da formação de hábitos e como eles podem ser transformados, e “Essencialismo”, de Greg McKeown, uma leitura reveladora sobre a importância de priorizar o que é verdadeiramente essencial em nossas vidas. Ambos oferecem insights valiosos que podem auxiliar na nossa busca pela disciplina, tanto para nós quanto para nossos filhos.

Com esperança e determinação, podemos guiar nossos jovens na construção de um futuro brilhante, fundamentado na disciplina e no compromisso com seus sonhos.

Júlio Caballa é Coordenador do Ensino Médio do Colégio Anglo Morumbi

@juliocaballa

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Há 30 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em constante evolução. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta