Desafios enfrentados por viajantes pelo Brasil

Tripdicas Dolce

Andrea Barros

Viajar pelo Brasil é maravilhoso, mas existem muitos pontos a serem melhorados e que o turista precisa estar atento!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Praia de Iracema, Fortaleza, Ceará
Imagem de Luiz Henrique por Pixabay

Viajar pelo Brasil é muito prazeroso, mas pode ser problemático se não entendermos os principais pontos que podem tornar uma viagem de férias um grande problema. Há uma série de desafios, que podem variar dependendo da região, do tipo de viagem e das circunstâncias pessoais. Veja alguns pontos:

Segurança

A segurança pode ser uma preocupação devido à criminalidade, especialmente em grandes cidades e centro urbanos. É importante ficar atento a roubos, furtos e golpes, além de evitar áreas conhecidas por serem perigosas, especialmente à noite. É essencial estar sempre alerta, evitar exibir objetos de valor e usar bolsas seguras. Procure informações atualizadas sobre as áreas a serem visitadas e siga as orientações de segurança locais.

Transporte público

Em algumas cidades pode ser confuso ou pouco confiável, especialmente durante os horários de pico. Os viajantes podem enfrentar atrasos, superlotação e falta de informações claras. Optar por serviços de transporte privado ou aplicativos de transporte pode ser uma boa alternativa. A falta de infraestrutura adequada pode tornar as viagens de carro desafiadoras, especialmente em áreas urbanas congestionadas.

Copacabana, Rio de Janeiro
Ilustração por Gerd Altmann em Pixabay

Infraestrutura e estradas

Em algumas áreas do Brasil, especialmente em regiões mais remotas, a infraestrutura pode ser precária, incluindo estradas malconservadas e falta de sinalização adequada. Muitas estradas sofrem com falta de manutenção adequada. Buracos, fissuras e pavimentação irregular são comuns, especialmente em áreas com alto tráfego de veículos pesados. A sinalização precária ou ausente também é um problema. Algumas estradas não são pavimentadas, o que pode tornar as viagens mais difíceis. Além dos problemas de infraestrutura, a segurança nas estradas brasileiras também é uma preocupação. Acidentes de trânsito são comuns, muitas vezes devido a condições precárias das estradas, excesso de velocidade, imprudência dos motoristas e falta de fiscalização adequada. Para finalizar, existe o risco de o viajante enfrentar assaltos e roubos.

Clima e desastres naturais

O Brasil está sujeito a uma variedade de desastres naturais, incluindo inundações, deslizamentos de terra e tempestades tropicais. Os viajantes devem estar cientes das condições climáticas locais e tomar precauções, especialmente durante a temporada de chuvas.

Cataratas do Iguaçu
Imagem de Nick115 por Pixabay

Saúde e higiene

Em algumas áreas, especialmente em regiões mais afastadas, o acesso a cuidados de saúde pode ser limitado e as condições de higiene podem ser inadequadas. Os viajantes devem estar cientes dos riscos à saúde, como doenças transmitidas por mosquitos (como dengue e malária) e tomar medidas preventivas, como vacinação e uso de repelente de insetos.

Custo de vida

Isso pode variar de região para região. As grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, podem ser caras para os viajantes, especialmente em acomodação e alimentação. Tenha um planejamento orçamentário adequado de acordo com suas possiblidades e pesquise.

Parte inferior do formulário

Com um planejamento bem-feito e um orçamento que caiba no seu bolso viajar pelo Brasil pode ser a maior aventura da sua vida. Há muitos destinos maravilhosos que merecem a atenção do turista.

Brasília, DF
Imagem de evandroarquitetura por Pixabay

Andrea Barros é paulistana, libriana com ascendente em leão, mãe de dois shitzus (o Tom e o Luke), profissional de Turismo e já estevem em mais de 50 países. E contando… 

Confira seu e-book com dicas valiosas para você se preparar para a viagem!

(clique na imagem)

Este artigo é um oferecimento:

Faça parte desta aventura!

+55 11 99919 1010
[email protected]
@abtoursroteiros

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta