Skip to content

Como o cordel pode contribuir para a alfabetização?

Foto por Diego Dacal, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O cordel é uma ferramenta valiosa para estimular a criatividade e a expressão artística, incentivando os alunos a criar seus próprios textos e a explorar a literatura de maneira lúdica

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Por Elisiany Leite Lopes de Souza

A literatura de cordel ganhou destaque no século XIX com a publicação de folhetos que apresentavam narrativas, poemas e dados sobre acontecimentos sociais e políticos da época, principalmente do Nordeste. Os escritores de cordel, os “cordelistas”, usavam uma linguagem clara e acessível, frequentemente empregando rimas e estruturas métricas, o que tornava mais fácil a memorização e a performance por repentistas.

Com o tempo, o cordel se firmou como uma importante expressão cultural brasileira por preservar tradições e promover a identidade regional. Atualmente, continua a ser uma valiosa forma de arte e educação, utilizado em escolas em diferentes etapas de ensino.

Professor Wilson Seraine, membro da Academia Piauiense de Literatura de Cordel e da Academia Brasileira Literatura de Cordel.
Foto por User:ascom, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Publicidade | Dolce Morumbi®

Isso acontece porque o cordel pode ajudar na alfabetização de várias maneiras. Em primeiro lugar, ele utiliza uma linguagem simples, o que facilita a compreensão dos leitores iniciantes. Além disso, as rimas do cordel tornam a leitura mais cativante e divertida, despertando o interesse pela leitura, especialmente entre as crianças e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No Ensino Fundamental, os cordéis são uma ferramenta essencial para aprimorar a escrita por meio de projetos de leitura, recitação de poemas e saraus. Já na Educação Infantil, a proposta é garantir que as crianças tenham experiências significativas. Essas experiências devem envolver práticas discursivas de oralidade, leitura e escrita, além de análise e reflexão. As atividades devem levar em conta as interações e brincadeiras, eixos essenciais do currículo da educação infantil.

Outro aspecto importante dos benefícios do cordel na educação é que ele aborda temas do cotidiano e da cultura popular, ajudando os alunos a se identificarem com as histórias e personagens reais. Além disso, alguns cordéis podem ser recitados e trabalhados em conjunto com xilogravuras, transformando-se em histórias dramatizadas ou peças de teatro de fantoches.

Design Dolce sob imagem por Leeloo O Primeiro em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

Com a criação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), visa-se implementar e promover a formação continuada de profissionais da educação infantil, fortalecendo o planejamento e a execução de práticas pedagógicas que desenvolvam a linguagem oral, a leitura e a escrita das crianças. O programa está integrado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e adota princípios como a valorização das especificidades da educação infantil, a integração entre as etapas da educação básica e a promoção da equidade educacional. Assim, a literatura de cordel se apresenta como um importante aliado nesse processo de inserção da leitura e da escrita. 

Por isso, o cordel é uma ferramenta valiosa para estimular a criatividade e a expressão artística, incentivando os alunos a criar seus próprios textos e a explorar a literatura de maneira lúdica. É, portanto, um recurso educativo que enriquece o processo de alfabetização, como também valoriza a diversidade cultural, promove a equidade educacional e mobiliza repertórios das diversas regiões do nosso país, ajudando a superar desigualdades educacionais.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Foto por Bruna Araújo Fotografia | Divulgação
Elisiany Leite Lopes de Souza é pedagoga, professora e autora do livro de cordel infantil “Mãe, quero ser igual a você”

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

Já pensou no principal para o Natal?

Aqui tem sugestões para você se dar bem nesse jantar tão especial

A arte de pensar com as mãos ocupadas

Penso melhor quando minhas mãos estão trabalhando — porque, talvez, essa seja mesmo a minha arte

Minha experiência na parte egípcia do MET em Nova York

Um mergulho inesquecível na história do Egito Antigo em pleno coração de Manhattan

Tecidos tecnológicos

O futuro da moda entre o high-tech e o aconchego natural

Cloud Dancer: o branco etéreo e polêmico eleito Cor do Ano 2026 pela Pantone

Escolha divide opiniões e inspira novas possibilidades na decoração e arquitetura

Elas sempre pediram um próximo passo, agora ele chegou

Existem anos que passam, e existem anos que transformam

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

aurora-ana-kekligian-01.12.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções