Skip to content

Brasileiros são os menos satisfeitos com a vida amorosa e sexual entre latino-americanos, segundo Ipsos

Pesquisa "Love Life Satisfaction" revela ainda que pessoas com maior renda têm mais probabilidade de se sentirem felizes com vida romântica/sexual

A Ipsos, empresa especialista em pesquisa de mercado e opinião pública, divulgou no último dia 12 de fevereiro, a pesquisa anual intitulada “Love Life Satisfaction” (“Satisfação com a vida amorosa”, em português), que apresenta dados sobre o quão satisfeitas as pessoas estão com o amor, vida sexual e relacionamentos. Embora os brasileiros estejam se sentindo mais amados em comparação com o resultado de 2024, o Brasil é o país que está mais abaixo no Love Life Satisfaction Index* entre os latino-americanos, que ocupam o topo da lista.

Setenta e cinco por cento dos brasileiros se dizem amados, um resultado sete pontos percentuais acima do que encontramos no ano passado. Ainda assim, o Brasil está em vigésimo colocado do ranking desses 30 países, portanto há muitas populações mais satisfeitas com o amor e relacionamentos que a nossa, como mostra o índice que reúne como as pessoas se sentem sobre amor, romance e relacionamentos em um único indicador”, reforça Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.

Muitos países latinos aparecem no topo do ranking. Enquanto a Colômbia figura em primeiro lugar mundial, acompanhada por países latino-americanos como México (3º lugar), Chile (6º lugar), Peru (8º lugar) e Argentina (10º lugar), o Brasil é um caso atípico na região. No índice que vai de 0 a 100, o país pontuou com 71. A líder Colômbia apresentou uma pontuação de 82.

Países do Sudeste Asiático, como Tailândia (2º lugar), Indonésia (4º lugar) e Malásia (5º lugar) também aparecem bem colocados no índice. Holanda (7º lugar) e Espanha (9º) são os únicos países europeus a entrar no top dez, enquanto grande parte da região está insatisfeita com suas vidas amorosas em comparação ao resto do mundo.

Já o Japão (56 pontos), Coreia do Sul (59 pontos) e Índia (63 pontos) têm o menor nível de satisfação global.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Imagem de tirachardz no Freepik

A pesquisa é lançada todo ano em ocasião ao dia de São Valentim – Valentine’s Day, em inglês – reconhecido como o “dia do amor” e comemorado nesta sexta-feira (14). Ela foi realizada em 30 países, com 23.765 entrevistados, sendo 1.000 entrevistados no Brasil, entre 18 anos e 74 anos, no período de 20 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025. A margem de erro para a amostra brasileira é de 3,5 p.p.

Dinheiro e a felicidade na vida amorosa

A “Love Life Satisfaction” também aponta que aqueles com renda mais alta têm mais probabilidade de se sentirem amados e mais felizes com suas vidas românticas/sexuais.

Mais de 80% dos assalariados de alta renda em 30 países dizem que estão satisfeitos com o amor, índice superior em comparação com 76% dos assalariados de renda média e 69% dos assalariados de renda baixa que alegam contentamento com esse aspecto de suas vidas.

O mesmo é verdade quando se trata da vida romântica/sexual. A pesquisa revela que 67% das pessoas com renda alta estão satisfeitas com sua vida sexual, em comparação com apenas 51% dos assalariados de renda baixa.

Imagem de gpointstudio no Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

Gerações compartilham mesmo nível de satisfação com amor e sexo

Muito se fala sobre diferenças entre faixas etárias e gerações, mas quando se trata de suas vidas amorosas, não há muita diferença entre eles.

Enquanto quatro em cada cinco Baby Boomers estão satisfeitos com o amor em suas vidas, três em cada quatro entre as outras gerações estão felizes.

A pesquisa mostra que Millennials estão um pouco mais felizes com suas vidas românticas/sexuais, porém o sentimento é semelhante entre as outras faixas etárias.

Solteiros menos satisfeitos

De modo geral, a pesquisa “Love Life Satisfaction” mostra que os solteiros estão menos satisfeitos com sua vida sexual que os casados ou pessoas em relacionamento. No Brasil, 81% dos comprometidos demostram satisfação com o tema, enquanto apenas 50% dos solteiros declaram estar satisfeitos. Essa situação se repete em quase todos os países pesquisados. A Espanha, no entanto, se destaca como o país onde os solteiros estão mais satisfeitos (83%), apresentando um número de satisfação bem próximo ao das pessoas em relacionamento (85%).  

Nota

Life Satisfaction Index: métrica que reúne como as pessoas se sentem sobre amor, romance e relacionamentos.

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 6.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

@ipsos_brasil

Publicidade | Dolce Morumbi®

Colaboração da pauta:

Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Diana dos Teclados showcases the power of music with passion and infectious rhythm

The singer and keyboardist brings her talent and her passion for forró and sertanejo to win over thousands of fans

Diana dos Teclados exibe a força da música com paixão e ritmo contagiantes

A cantora e tecladista põe seu talento e sua paixão pelo forró e sertanejo para conquistar milhares de fãs

É hora de dar tchau a novembro e se preparar para o fim de ano!

A cozinha ganha protagonismo nessa época e chega a hora de preparar encontros, ceias e celebrações

Nem para dentro, nem para fora

Uma decisão da maior importância para uma mulher é o formato que vai dar ao penteado

A moda em transformação

O setor têxtil brasileiro no centro do debate global de direitos humanos

Cordas de Lari apresenta uma voz que se harmonizou com o ukulele

Uma artista que transformou sua carreira ao unir voz e ukulele encanta eventos com arranjos personalizados e experiências únicas

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções