Skip to content

Brasileiros são os menos satisfeitos com a vida amorosa e sexual entre latino-americanos, segundo Ipsos

Pesquisa "Love Life Satisfaction" revela ainda que pessoas com maior renda têm mais probabilidade de se sentirem felizes com vida romântica/sexual

A Ipsos, empresa especialista em pesquisa de mercado e opinião pública, divulgou no último dia 12 de fevereiro, a pesquisa anual intitulada “Love Life Satisfaction” (“Satisfação com a vida amorosa”, em português), que apresenta dados sobre o quão satisfeitas as pessoas estão com o amor, vida sexual e relacionamentos. Embora os brasileiros estejam se sentindo mais amados em comparação com o resultado de 2024, o Brasil é o país que está mais abaixo no Love Life Satisfaction Index* entre os latino-americanos, que ocupam o topo da lista.

Setenta e cinco por cento dos brasileiros se dizem amados, um resultado sete pontos percentuais acima do que encontramos no ano passado. Ainda assim, o Brasil está em vigésimo colocado do ranking desses 30 países, portanto há muitas populações mais satisfeitas com o amor e relacionamentos que a nossa, como mostra o índice que reúne como as pessoas se sentem sobre amor, romance e relacionamentos em um único indicador”, reforça Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.

Muitos países latinos aparecem no topo do ranking. Enquanto a Colômbia figura em primeiro lugar mundial, acompanhada por países latino-americanos como México (3º lugar), Chile (6º lugar), Peru (8º lugar) e Argentina (10º lugar), o Brasil é um caso atípico na região. No índice que vai de 0 a 100, o país pontuou com 71. A líder Colômbia apresentou uma pontuação de 82.

Países do Sudeste Asiático, como Tailândia (2º lugar), Indonésia (4º lugar) e Malásia (5º lugar) também aparecem bem colocados no índice. Holanda (7º lugar) e Espanha (9º) são os únicos países europeus a entrar no top dez, enquanto grande parte da região está insatisfeita com suas vidas amorosas em comparação ao resto do mundo.

Já o Japão (56 pontos), Coreia do Sul (59 pontos) e Índia (63 pontos) têm o menor nível de satisfação global.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Imagem de tirachardz no Freepik

A pesquisa é lançada todo ano em ocasião ao dia de São Valentim – Valentine’s Day, em inglês – reconhecido como o “dia do amor” e comemorado nesta sexta-feira (14). Ela foi realizada em 30 países, com 23.765 entrevistados, sendo 1.000 entrevistados no Brasil, entre 18 anos e 74 anos, no período de 20 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025. A margem de erro para a amostra brasileira é de 3,5 p.p.

Dinheiro e a felicidade na vida amorosa

A “Love Life Satisfaction” também aponta que aqueles com renda mais alta têm mais probabilidade de se sentirem amados e mais felizes com suas vidas românticas/sexuais.

Mais de 80% dos assalariados de alta renda em 30 países dizem que estão satisfeitos com o amor, índice superior em comparação com 76% dos assalariados de renda média e 69% dos assalariados de renda baixa que alegam contentamento com esse aspecto de suas vidas.

O mesmo é verdade quando se trata da vida romântica/sexual. A pesquisa revela que 67% das pessoas com renda alta estão satisfeitas com sua vida sexual, em comparação com apenas 51% dos assalariados de renda baixa.

Imagem de gpointstudio no Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

Gerações compartilham mesmo nível de satisfação com amor e sexo

Muito se fala sobre diferenças entre faixas etárias e gerações, mas quando se trata de suas vidas amorosas, não há muita diferença entre eles.

Enquanto quatro em cada cinco Baby Boomers estão satisfeitos com o amor em suas vidas, três em cada quatro entre as outras gerações estão felizes.

A pesquisa mostra que Millennials estão um pouco mais felizes com suas vidas românticas/sexuais, porém o sentimento é semelhante entre as outras faixas etárias.

Solteiros menos satisfeitos

De modo geral, a pesquisa “Love Life Satisfaction” mostra que os solteiros estão menos satisfeitos com sua vida sexual que os casados ou pessoas em relacionamento. No Brasil, 81% dos comprometidos demostram satisfação com o tema, enquanto apenas 50% dos solteiros declaram estar satisfeitos. Essa situação se repete em quase todos os países pesquisados. A Espanha, no entanto, se destaca como o país onde os solteiros estão mais satisfeitos (83%), apresentando um número de satisfação bem próximo ao das pessoas em relacionamento (85%).  

Nota

Life Satisfaction Index: métrica que reúne como as pessoas se sentem sobre amor, romance e relacionamentos.

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 6.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

@ipsos_brasil

Publicidade | Dolce Morumbi®

Colaboração da pauta:

Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Comer emocionalmente

Você sabe reconhecer a sua fome?

Amores em estado líquido

Queremos amores leves, mas tememos o vazio que a leveza pode deixar

Curta o verão com dicas de beleza para uma pele radiante e um visual fresco

O verão está chegando e é hora de se preparar para os dias quentes e ensolarados!

Moda Praia 2025–2026: o retorno da elegância natural

Mais do que uma tendência, é um convite para vestir-se com leveza, originalidade e propósito, celebrando a beleza do sol, da pele, da textura e da simplicidade

Por que a criança bate? E como evitar este comportamento?

Como fazer seu filho entender que essa forma de comunicação não é aceitável e como ensiná-lo a procurar outras formas de se expressar

Cortella reflete sobre os laços afetivos em tempos “algoritmizados”

Edição revisada e ampliada de "Família: urgências e turbulências" aponta os desafios contemporâneos da convivência e da educação

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
banner-podcast-qgestao-juliana-divulgacao-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções