Skip to content
Viajar expoande horizontes e alimenta o espírito

Expectativas para quando for viajar

Às vezes temos muitos sonhos em uma viagem quando, na verdade, devemos limitar nossas expectativas

Viajar é uma das melhores coisas do mundo. Sair do conforto do seu lar pra conhecer o mundo, novas pessoas, novas culturas e novos lugares é algo que faz bem pra todo mundo. E é extremamente natural criar expectativas sobre um lugar que você vai visitar antes mesmo de chegar nele. No entanto, criar expectativas para uma viagem pode ser uma faca de dois gumes.

Por um lado, imaginar o destino, as experiências que viveremos e os momentos incríveis nos ajuda a criar uma sensação de ansiedade positiva, o que deixa tudo mais empolgante. Sonhar com as novas aventuras, as paisagens, as pessoas que vamos conhecer… tudo isso torna o processo de planejar quase tão divertido quanto a própria viagem.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Imagem de freepik

Por outro lado, quando as expectativas são altas demais, o risco de decepções aumenta. Muitas vezes, o que imaginamos não é exatamente o que acontece, e isso pode gerar frustração. Um lugar pode não ser tão deslumbrante quanto parecia nas fotos ou a gastronomia local pode não ser tão saborosa quanto esperávamos.

Nesse sentido, viajar com as expectativas mais equilibradas, mantendo a mente aberta e a vontade de aproveitar o momento, pode ser a chave para viver a experiência de forma mais leve e verdadeira. O segredo para manter uma expectativa equilibrada quando for viajar está em adotar uma abordagem mais flexível e realista. Foque sempre na experiência, e nunca na perfeição: Lembre-se de que nenhuma viagem é perfeita. Pode haver imprevistos, atrasos ou pequenas decepções, e tudo isso faz parte da experiência. Aproveite o momento e se concentre no que é positivo.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Imagem de freepik

Fazer uma pesquisa prévia é importante, mas evitar se aprofundar demais em detalhes como cada atração ou atividade. Isso pode gerar comparações constantes entre o que você imaginou e o que está acontecendo na realidade. Manter a mente sempre aberta também é necessário: Cada destino tem suas próprias surpresas. Estar disposto a aceitar que nem tudo será como você planejou e que o inesperado pode ser o melhor da viagem ajuda a suavizar as expectativas. E claro, em vez de esperar que a viagem seja “perfeita”, defina metas mais simples, como conhecer novos lugares, provar comidas diferentes ou aprender algo novo. Isso ajuda a manter o foco no processo e não em uma imagem idealizada.

No fim, talvez o segredo seja esse: não deixar que as expectativas definam a viagem, mas sim permitir que a viagem se defina por si mesma, surpreendendo e encantando de formas inesperadas.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Grazziela Bertoni é paulista, bacharel em Direito, ariana e gerente de mídias sociais na AB Tours

Demais Publicações

Resilient Chords in the Voice and Musical Journey of Aline Abreu

Between motherhood, festivals, and live streams, the singer shows that persistence is the secret to success

Acordes resilientes na voz e na jornada musical de Aline Abreu

Entre a maternidade, festivais e transmissões ao vivo, a cantora mostra que a persistência é o segredo do sucesso

Do armário à autoestima: a psicologia por trás do vestir

A moda contemporânea nos convida a olhar para dentro antes de olhar para fora

From Classic to Viral: Meet Letícia the Violinist Phenomenon

With over 7 million views on a single video, this artist from Espírito Santo reinvents the use of the violin and proves that music doesn't need labels

Do clássico ao viral: conheça o fenômeno Letícia Violinista

Com mais de 7 milhões de visualizações em um único vídeo, a artista capixaba reinventa o uso do violino e prova que a música não precisa de rótulos

A arte de escolher quem caminha com você

Valorizar mais os silêncios confortáveis do que as conversas forçadas

O ano não muda apenas quando o calendário vira

O ano muda também quando nós mudamos o nível de decisão

Quando a Inteligência Artificial precisa se explicar

Por que decisões automáticas já não podem ser aceitas sem transparência?

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções