Cada vez mais, os homens estão se preocupando com a aparência e a forma de se vestir. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estima-se que o mercado de moda masculina cresce a uma taxa de 30% ao ano, o que posiciona o Brasil como o 8º maior em faturamento no mundo. Para Vítor Vasconcellos, sócio e CEO da Social Express, aqueles que desejam usar boas roupas sociais no trabalho, casamento ou até em uma entrevista de emprego, precisam considerar alguns aspectos.
“Vestir trajes finos vai além de usar um blazer. Para um homem elegante e moderno, é essencial seguir algumas regras básicas e evitar gafes em eventos especiais. Detalhes como a combinação de cores, o tamanho e o ajuste das peças são fundamentais. O terno, quando bem escolhido, reflete a personalidade e o estilo de quem o usa”, aconselha.

Confira os erros mais comuns que os homens cometem ao usar trajes finos e 3 dicas de como evitá-los:
Meias do dia a dia
Há quem use meias do dia a dia, expostas ou coloridas ao usar um terno, três combinações graves ao usar um terno, pois comprometem a elegância do visual.
“Nesse caso, as lisas ou discretas são as mais adequadas, preferencialmente em cores escuras, como preto, marrom, cinza ou marinho, para manter a elegância e harmonia do traje”, orienta Vítor.
A escolha dos sapatos
Sem dúvida, este é um dos acessórios mais importantes e, por isso, é essencial pensar nele com cuidado para não destoar de todo o traje.
“Não é incomum escolher sapatos inadequados para determinada ocasião. Para as celebrações especiais, ao combinar com um terno, evite a todo custo o tênis esportivo. Prefira modelos sociais como Oxford, Derby ou Mocassim”, indica Vasconcellos.
Tamanho do terno
Em alguns casos, são largos ou apertados demais. Deixar o terno sob medida é imprescindível para a harmonia da aparência de quem o usa. Afinal, não é atraente um terno maior ou menor que o corpo.
“Ao alugar ou comprar um traje fino, as peças devem ser ajustadas conforme as medidas do corpo para não passar a impressão de desleixo“, comenta o empresário.


Vítor Vasconcellos, sócio e CEO da Social Express
Fundada em 2016 por Vítor Vasconcellos e Guilherme Marcon, a Social Express surgiu com a missão de revolucionar o mercado de trajes finos masculinos no Brasil. Pioneira no aluguel online de roupas sociais sob medida para homens, a empresa, com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, se destaca pela combinação de inovação tecnológica, sustentabilidade e praticidade, oferecendo aos consumidores uma experiência única. A rede que entrou para o franchising em 2023, hoje atua com modelo de negócio híbrido e já conta com cinco unidades. Para 2025, a Social Express estima a abertura de mais cinco lojas.
Ainda não há comentários para esta publicação