Skip to content
Personal Chef, é graduada em Gastronomia pela Estácio de Sá e traz semanalmente suas delícias da culinária.

Sim chefa! Vozes femininas que transformam as cozinhas

Design Dolce sob imagem por ArtRepublic em Canva

As mulheres nas cozinhas modernas sofreram um pouco mais para chegarem ao topo, mas muitas chegaram

O ambiente das cozinhas profissionais foi ao longo dos tempos majoritariamente masculino, apesar do espaço físico da cozinha, sempre foi algo “voltado para as mulheres”.

O tipo de serviço das cozinhas profissionais começaram inspirados pelas brigadas do exército, logo por serem majoritariamente homens, eles que acabaram indo para as cozinhas profissionais.

A brigada de cozinha até hoje em respeito segue um sistema de hierarquia, o que é completamente respeitoso quando feito corretamente no dia a dia.

Cada um tem a sua função, e de acordo com seu desenvolvimento, você vai escalando etapas, subindo pouco a pouco até chegar ao topo: a chefia.

Design Dolce sob imagem por andresr em Canva

As mulheres nas cozinhas modernas sofreram um pouco mais para chegarem ao topo, mas muitas chegaram, talvez pela sua resiliência e talento em não desistir.

Hoje temos vozes femininas em todas as cozinhas do mundo (assim eu espero), sempre sendo respondidas como “Sim, Chefe”, após um comando, em forma de respeito.

Alguns bons exemplos são as mulheres mais reconhecidas no mundo por premiações que divulgaram seu talento, como por exemplo, Helena Rizzo (Brasil), Chef do Maní, em São Paulo, premiado com 1 estrela Michelin. É dela o prato icônico: “Ravioli de pupunha com tucupi negro e cogumelos”, fusão entre técnicas contemporâneas e ingredientes brasileiros. Vencedora do prêmio Veuve Clicquot de Melhor Chef Mulher do Mundo (2014), evento em que eu particularmente estive (trabalhando como estagiária) no exato momento em que ela recebeu o prêmio.

Há também a Manu Buffara (Brasil), Chef do restaurante Manu, em Curitiba, destaque na lista Latin America’s 50 Best Restaurants. Seu prato icônico: “Palmito Pupunha fermentado com queijo de cabra e ervas locais”. Defensora da agricultura urbana e da gastronomia como ferramenta de transformação social.

Quais as mulheres que te inspiram na cozinha?

Excelente domingo a todos!

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.
Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Que tal a dieta plant-based no verão?

Uma alimentação baseada naquilo que vem da terra

Pi-ta-da

Foi assim, creio eu, que começou um movimento de aproveitamento desse termo tão gracioso para outros fins mais poéticos, menos estressantes

Do acaso à vida inteira

Um encontro inesperado e um companheirismo inabalável, Lucivane e Wanderson mostram que o amor floresce mesmo em tempos desafiadores

Resilient Chords in the Voice and Musical Journey of Aline Abreu

Between motherhood, festivals, and live streams, the singer shows that persistence is the secret to success

Acordes resilientes na voz e na jornada musical de Aline Abreu

Entre a maternidade, festivais e transmissões ao vivo, a cantora mostra que a persistência é o segredo do sucesso

Do armário à autoestima: a psicologia por trás do vestir

A moda contemporânea nos convida a olhar para dentro antes de olhar para fora

From Classic to Viral: Meet Letícia the Violinist Phenomenon

With over 7 million views on a single video, this artist from Espírito Santo reinvents the use of the violin and proves that music doesn't need labels

Do clássico ao viral: conheça o fenômeno Letícia Violinista

Com mais de 7 milhões de visualizações em um único vídeo, a artista capixaba reinventa o uso do violino e prova que a música não precisa de rótulos

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções