Skip to content

Como a ciência e a história revelam os segredos da sexualidade feminina

Design Dolce sob imagem por Martyna87 em Canva

Da descoberta do clítoris à ressignificação do prazer feminino, entender o prazer vai além de um ato

Por séculos, o prazer feminino foi ignorado, censurado e até apagado da ciência. O clitóris, órgão exclusivo para o prazer, foi literalmente retirado dos livros de anatomia no século XIX e só teve sua anatomia interna mapeada em 1998. Isso mesmo: até o final do século XX, sequer se sabia oficialmente como ele funcionava por completo. A descoberta, realizada por uma médica urologista, é considerada um dos maiores marcos para os estudos sobre o prazer feminino.

Esse apagamento não é apenas simbólico, ele moldou gerações de mulheres privadas do direito ao prazer e homens que nunca foram educados sobre como o corpo feminino realmente funciona.

Hoje, no entanto, vivemos um momento inédito. Segundo uma pesquisa do Kinsey Institute, o número de mulheres que relatam atingir o orgasmo de forma consistente cresceu de 18% no início dos anos 2000 para 33% em 2020. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer — especialmente quando comparado aos 75% dos homens — esse avanço representa uma mudança significativa no cenário da sexualidade feminina.

Design Dolce sob imagem por PeopleImages em Canva

Com as descobertas científicas avançando significativamente e a presença de profissionais especializados abordando o assunto, uma verdadeira revolução do prazer está em andamento. Nela, lideranças femininas se mostram prontas para desmistificar o sexo e o prazer da mulher. “Sexo não é tabu, é saúde, autoconhecimento e poder. Minha missão é libertar as pessoas das amarras da desinformação e do preconceito”, afirma Talita Gois, que já impactou mais de 50 mil alunos no Brasil e no mundo com seus cursos voltados principalmente para homens que querem entender de verdade o prazer feminino.

Essa transformação também se reflete no mercado: de acordo com a Statista, a venda de vibradores e produtos voltados ao prazer feminino cresceu mais de 200% nos últimos cinco anos. Um dado que demonstra o crescente interesse das mulheres pelo autoconhecimento sexual e pela valorização do próprio prazer.

Acumulando mais de R$40 milhões em vendas de cursos, Talita está na linha de frente dessa revolução. Reconhecida por sua experiência com o tema, ela busca desmistificar os preconceitos que permeiam o prazer feminino, auxiliando homens a compreenderem a sexualidade da parceira com igualdade de papéis e responsabilidades. Para ela, uma verdadeira revolução do prazer só acontece quando o casal se conhece e se respeita em sua totalidade.

Design Dolce sob imagem por PeopleImages em Canva

O clitóris é muito mais do que um ponto, é um universo de prazer que precisa ser explorado e compreendido, e estou aqui para guiar essa descoberta”, reafirma Talita.

Com a sexualidade feminina em destaque, o tema volta a pautar discussões que se mostram cada vez mais relevantes para os avanços neste campo. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) revelou que 71% das mulheres que participam de programas de educação sexual relatam aumento da autoestima e melhora na qualidade de seus relacionamentos. Além disso, a Durex Global Sex Survey (2023) mostra que 76% das mulheres entre 18 e 34 anos já falam abertamente sobre suas preferências sexuais com os parceiros — um reflexo direto da nova era de diálogo, respeito e liberdade sexual feminina.

Juntando sua experiência profissional com sua vivência pessoal, Talita compartilha em detalhes como a revolução do prazer é uma forma de empoderamento e pode ser capaz de transformar a vida das pessoas.

Talita Gois é psicanalista, sexóloga e especialista em sexualidade humana, criadora do maior programa de educação sexual para homens do Brasil, com mais de 90 mil alunos impactados e traduzido para nove idiomas, gerando um faturamento de R$ 40 milhões. Ela tem pós-graduação em sexualidade humana e iniciará agora o mestrado pela UNINQ. Sua missão é clara: ajudar os homens a compreenderem o prazer feminino de forma profunda, respeitosa e sem tabus porque, como ela mesma diz, “ensinar os homens é libertar as mulheres”. Com uma trajetória marcada por estudos, vivências transformadoras e uma comunicação direta e acessível, Talita se destaca por abordar temas como prazer, preliminares, disfunções sexuais, educação sexual, masculinidade, comunicação íntima e relacionamento, sempre com profundidade e empatia. Fonte potente para temas sensíveis ou polêmicos, Talita derruba mitos sobre o corpo feminino, questiona padrões da indústria pornográfica e abre caminhos para um novo diálogo entre homens e mulheres, com um trabalho que já transformou a vida de milhares de pessoas. Além dos cursos, ela também realiza atendimentos clínicos e participa de projetos internacionais, como o livro sobre prazer feminino reconhecido pelo Guinness Book e que será lançado em Paris ainda este ano, um marco em sua carreira. Talita é uma das principais vozes da sexualidade no Brasil e está pronta para levar esse debate onde ele ainda não chegou, com o objetivo de construir um mundo mais livre, saudável e prazeroso para todos.

@talitagois.oficial

Publicidade | Dolce Morumbi®

*EXCEPCIONALMENTE* nesta quarta e quinta, você faz aplicação de tintura e secagem por $190,00, ou coloração (Keune, Wella ou Majirel) e secagem por $290,00 e *GANHA* 1 shampoo ou condicionador Eco Belle.

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

A busca pela perfeição do corpo passa também pela alimentação

Alimentar-se bem ainda é o melhor caminho para um corpo (e vida) mais saudável

Quando duas palavras resolvem morar juntas

A língua inventa palavras porque a vida não cabe mais no dicionário

Romeu e Julieta: romantismo ou dependência emocional?

Um alerta intemporal sobre impulsividade, falhas na comunicação e a ilusão de que o outro é responsável pela nossa felicidade

Começando 2026 por dentro da moda

O novo ano promete muita expressão e alegria!

A importância da avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes

A neuropsicologia é uma aliada fundamental na promoção do desenvolvimento saudável e na prevenção de dificuldades futuras

Cinco tendências que definirão a indústria de atrações em 2026

IAAPA aponta que foco em tecnologia, sustentabilidade e identidade local deve movimentar turismo de entretenimento brasileiro

Janeiro Branco: cuidar da mente também é prioridade

Assim como cuidamos do corpo, precisamos olhar com atenção para nossas emoções, pensamentos e limites

Quando a escrita se torna espelho

Entre reflexões e prosa poética, Lara Ferry apresenta um livro sobre vulnerabilidade, solidão e a coragem de se expor por meio da arte

Revista inSpira: uma nova experiência impressa que resgata o valor do tempo humano

Demais Editora lança um novo projeto editorial que celebra a humanidade, a longevidade e as conexões reais fora das telas digitais

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções