Skip to content

Culpa, escolhas, autoconhecimento e os desafios da convivência no século 21

Design Dolce sob imagem por mimagephotography em Canva

Com uma linguagem acessível e reflexões instigantes, “A felicidade não é para covardes”, traz um convite para viver com mais presença, afeto e autenticidade em tempos acelerados e desafiadores

Em um mundo marcado pela pressa, excesso de estímulos e cobranças por desempenho, o livro A felicidade não é para covardes chega como um respiro necessário. Escrito pelas psicanalistas Luciene Godoy e Valéria Belém, a obra combina crônicas, reflexões e provocações que instigam o leitor a repensar seus modos de existir e se relacionar com o mundo – e consigo mesmo.

Publicada pela Editora Nacional, a obra aposta em uma abordagem psicanalítica leve, com textos curtos e envolventes, ideais para uma leitura de cabeceira. O livro trata de temas universais como solidão, culpa, escolhas, autoconhecimento e os desafios da convivência no século 21. Sempre com uma escrita que transita entre a delicadeza e a profundidade, as autoras apontam caminhos possíveis para uma vida mais autêntica e significativa.

O título é provocativo e cumpre bem seu papel: para ser feliz, é preciso coragem. Coragem para fazer escolhas, para mudar de rota, para se reconhecer como sujeito da própria história. Longe de um ideal moralista, a coragem proposta no livro é ética e cotidiana e está nas pequenas ações e decisões que construímos todos os dias, mesmo diante do medo ou da dúvida.

Design Dolce sob imagem por RgStudio em Canva

As autoras dialogam diretamente com os dilemas contemporâneos: o esgotamento emocional, o excesso de idealizações, a busca por aprovação externa e a dificuldade de estar no presente. Com metáforas, como a “roupa do pensamento”, as autoras criam imagens que ajudam o leitor a acessar emoções profundas de forma lúdica e compreensível.

Mais do que um livro sobre felicidade, A felicidade não é para covardes é um manifesto por uma vida mais real, mais sentida e menos automática. Com sensibilidade e humor, Luciene e Valéria nos lembram de que o maior encontro que podemos promover é conosco mesmos. Afinal, não dá para fugir de si. Melhor, então, segundo elas, aprender a ser uma boa companhia.

Quer saber como transformar uma segunda-feira comum em férias emocionais? Ou por que dizer “não” pode ser o maior ato de amor? Essas e outras reflexões estão reunidas neste livro que acolhe, provoca e inspira. O livro está pré-venda na Amazon






Valéria Belém é psicanalista, escritora e jornalista. Formação em psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP) e pelo Instituto da Psicanálise Lacaniana (Ipla/SP). É especialista em Psicanálise da clínica aos espaços institucionais pelo Ipog (GO). Membra do Instituto Bebê Canguru e da associação francesa transdisciplinar La Cause des Bébés. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás, é Diplomada Jornalista Amigo da Criança pela Andi. Autora de 34 livros infantis, algumas de suas histórias foram escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC) para participar do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD Literário). 

@belemvaleria

Luciene Godoy é psicanalista especialista em clínica para o século 21. Escreve sobre relações humanas – livros, artigos para jornal e trabalhos científicos. Conduz pesquisas sobre amor, paixão, felicidade e angústia. Fundou o Instituto Bebê Canguru, que pesquisa e divulga a exterogestação – uma proposta de receber o bebê após a perda do útero materno em um útero-externo, a bolsa canguru. É membra efetiva da instituição internacional La Cause des Bébés. Graduada em Pedagogia, é pós-graduada em língua e literatura inglesa/americana, metodologia de ensino, estimulação precoce, périnatologie e clínica psicanalítica.

@lucienegodoy_

A Companhia Editora Nacional foi fundada em 1925 por Monteiro Lobato e Octalles Marcondes. O criador do icônico “Sítio do Pica Pau Amarelo”, além de autor, também foi editor e tradutor, além de responsável por diversas inovações na indústria do livro – desde a importação de novas tecnologias de impressão até uma revolução nas dinâmicas de distribuição. Depois de 50 anos de um grande trabalho, a Companhia Editora Nacional foi adquirida pelo Grupo IBEP, que se transformou em uma das maiores companhias brasileiras do mercado do livro. 2020 foi o ano que marcou uma grande mudança na editora, que compreende uma reflexão sobre a nossa marca e a redefinição das nossas propostas de valor. 

@editoranacional

Publicidade | Dolce Morumbi®

*EXCEPCIONALMENTE* nesta quarta e quinta, você faz aplicação de tintura e secagem por $190,00, ou coloração (Keune, Wella ou Majirel) e secagem por $290,00 e *GANHA* 1 shampoo ou condicionador Eco Belle.

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

Do dorama coreano aos palcos brasileiros: a gramática esquecida do universo simbólico

Em adaptação de “Navillera”, a peça “Passos” une poesia e crítica social para discutir etarismo, relações familiares e a persistência dos desejos tardios

Cardápio de botequim

Uma amiga, incomodada com a dificuldade de encontrar as opções oferecidas para o prato do dia, me despertou para os significados que um menu tradicional em papel carrega

Essências do tempo

A arte invisível do perfume ao longo dos séculos

Setembro entre curas e novos começos

Setembro pede coragem para encerrar ciclos ilusórios e disciplina para plantar novas sementes de forma consciente e amorosa

Uma década de beleza e amor

Há 10 anos, o Espaço Bela Morumbi entrega beleza como um gesto de amor

7 cuidados essenciais antes de contratar um passeio turístico

Evite perrengues com um passo a passo para ter a viagem dos sonhos

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

ad-area2imovel-22.07.2025-(1-1)-1_11zon
ad-marlize-cha-da-tarde-22.07.2025-(1-1)_11zon
ad-sensitiva-rosana-17.05.2025-(1-1)_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções