Skip to content
É profissional de Marketing, terapeuta integrativa e escritora e pode lhe ajudar a deixar a maternidade mais leve!

A maternidade que se transforma junto com seu adolescente

Imagem em Freepik

Aceitar essa nova fase é um exercício diário de amor e humildade

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Ser mãe de adolescente é como assistir a um filme em câmera lenta, onde cada frame revela uma transformação silenciosa e irreversível. O Rafael, que ainda ontem cabia no meu colo com seus olhos cheios de curiosidade infantil, hoje está com quase 14 anos — e as mudanças não são só dele. Elas reverberam em mim, na forma como enxergo a maternidade, no jeito que lido com os sentimentos que surgem, inesperados e intensos. É como se, a cada dia, um novo filho nascesse diante dos meus olhos, e eu, mãe, precisasse aprender a reconhecê-lo outra vez.

Percebo nas pequenas coisas: nos hobbies que ele abandonou, nos programas que antes nos uniam e agora parecem não fazer mais sentido para ele. Até os sorrisos são diferentes — menos espontâneos, mais contidos, como se a inocência fosse se dissipando como fumaça entre os dedos. E confesso: há um luto nisso. Um luto pela criança que se vai, pelos momentos que não voltam, pelo medo de que o vínculo que construímos com tanto cuidado possa se transformar em algo mais distante.

Imagem em Freepik

Mas então, no meio desse turbilhão, surge a luz: o jovem que ele está se tornando. Um ser cheio de opiniões, descobertas, e uma personalidade que se afirma a cada gesto. E é aqui que a maternidade me convida a crescer junto, a evoluir. Não se trata apenas de “deixar ir”, mas de celebrar a beleza desse renascimento. Porque, no fundo, não é uma perda — é uma vitória. Vitória dele, que está conquistando seu lugar no mundo, e minha, que posso olhar para trás e dizer: fiz o melhor que pude.

Aceitar essa nova fase é um exercício diário de amor e humildade. É abrir mão da expectativa de que ele será sempre aquela criança dependente e abraçar o adulto que está surgindo. É estar presente, não como quem segura, mas como quem apoia. É substituir a nostalgia pela gratidão — gratidão por ter acompanhado cada etapa, e agora, por testemunhar o fruto do meu cuidado se tornando independente.

Design Dolce sob imagem por Piksel em Canva

E se há um segredo para atravessar isso sem sofrer demais, talvez seja este: lembrar que o amor não diminui, só se transforma. Os abraços podem ser mais raros, mas quando acontecem, são mais significativos. As conversas podem ser menos frequentes, mas quando rolam, são mais profundas. E o sorriso? Ah, o sorriso agora carrega a sabedoria de quem está descobrindo a vida — e eu tenho o privilégio de ser testemunha disso.

No fim, ser mãe de adolescente é aprender a amar de novo. E nesse recomeço, descobrir que, assim como ele, eu também estou renascendo.

Gisele Ribeiro é profissional de marketing, terapeuta integrativa e autora do livro Diário de uma mãe nada especial – Desmistificando a mãe idealizada no qual compartilha detalhes íntimos da sua trajetória na maternidade e como isso mudou sua, principalmente a profissional.

Demais Publicações

Novembro chegou e é hora de renovar o cardápio com saúde e sabor!

Novembro chegou e com ele dicas de uma alimentação mais saudável

Os fantasmas que vestimos

Quando o medo de ser visto fala mais alto que o desejo de ser verdadeiro

Casa das ONGs promove atividades com foco na representação feminina durante o período da COP30

Casa das ONGs, iniciativa da Abong, abre às portas à sociedade civil a partir do dia 10 de novembro, em Belém, Pará

O poder de viajar devagar: o movimento slow travel

Um convite a repensar nossa relação com o tempo e com o mundo

Cuidar de si é um ato de elegância e amor

Vista-se de rosa, mas, acima de tudo, vista-se de consciência, coragem e carinho consigo mesma

Butantã Shopping prepara experiência assustadoramente divertida de Halloween para as crianças

Programação gratuita terá caça aos doces de 31 de outubro a 2 de novembro

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

banner-podcast-qgestao-juliana-divulg-(a)-1-1
publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
tudo-comeca-voce-out25-pub-post-1-1
desperta-mulher-dolce-prazer
espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções