Skip to content

Talento não tira licença

Design Dolce sob imagem por Nicky em Canva

Apoiar a inclusão de mães significa construir ambientes mais justos, inovadores e atraentes para os melhores profissionais

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Por Ana Carla Guimarães

Você sabia que 58% dos profissionais, entre homens e mulheres, acreditam que a maternidade ainda é vista como um obstáculo para o avanço da carreira feminina? O dado, que vem de um recorte do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), despertou em minha mente uma pergunta incômoda, porém necessária: por que a maternidade, que deveria ser celebrada e apoiada, ainda representa um freio no desenvolvimento profissional de tantas mulheres?

A sondagem do ICRH nos ajuda a compreender os principais motivos por trás dessa percepção. Entre os três mais citados estão a crença de que mães têm menor disponibilidade e comprometimento; o receio, por parte das empresas, de custos extras com licenças e flexibilizações; a ausência de políticas de suporte à maternidade, como creches e licenças ampliadas.

Essas barreiras revelam um cenário que vai além do preconceito e apontam para uma necessidade de revisão, tanto estrutural quanto cultural, dentro das companhias. E, nesse processo, não basta promover ações simbólicas ou campanhas sazonais. É preciso criar ambientes corporativos verdadeiramente inclusivos para as mães e, por consequência, para todos.

Design Dolce sob imagem por Rockaa em Canva

A ideia de que mulheres se tornam menos engajadas ou produtivas após a maternidade é ultrapassada e injusta. A realidade mostra o contrário: muitas mães desenvolvem competências comportamentais valiosas, como inteligência emocional, senso de urgência, comunicação e colaboração. Ignorar esse potencial, definitivamente, representa um desperdício de talentos estratégicos em um contexto de mercado cada vez mais competitivo.

Além disso, as novas gerações já carregam outra visão sobre carreira e vida pessoal. Profissionais de alto desempenho buscam organizações alinhadas aos seus valores, e a inclusão parental está no centro dessa equação. Negócios que não se adaptam a essa demanda correm o risco de perder os melhores candidatos. Mães, pais ou qualquer outro perfil que valorize e respeite a inclusão. 

Um ponto que acredito ser importante destacar é que a construção de um ambiente corporativo mais inclusivo não é responsabilidade exclusiva do RH. É uma agenda estratégica que deve ser abraçada pela alta liderança. E mais, empresas que lideram esse movimento ganham reputação, fortalecem a marca empregadora e engajam suas equipes.

Design Dolce sob imagem por Andrey Popov em Canva

Compartilho algumas ações práticas que podem transformar a realidade de mães no ambiente profissional:

Flexibilidade de jornada

Oferecer horários flexíveis e modelos híbridos não é concessão, é uma ferramenta de retenção e produtividade. Mães (e pais) com mais autonomia para gerir sua rotina tendem a performar melhor e com mais satisfação.

Programas estruturados de retorno

A volta ao trabalho após a licença-maternidade é um momento delicado. Criar programas de “reonboarding” com acompanhamento próximo, mentorias e metas adaptadas pode fazer toda a diferença.

Ambientes acolhedores

Especialmente em negócios que valorizam a colaboração presencial, espaços adequados para lactação, apoio psicológico e redes de apoio internas (como grupos de afinidade) tendem a fortalecer o senso de pertencimento e bem-estar.

Gestores preparados

Treinar lideranças para lidar com a inclusão parental com mais empatia e inteligência emocional é fundamental para que as boas práticas não fiquem apenas no papel.

Valorização da licença-paternidade

Muitas companhias já estão concedendo licença-paternidade estendida, ultrapassando os cinco dias previstos pela legislação trabalhista. Uma divisão mais equilibrada da rotina familiar possibilita às mulheres desenvolver suas carreiras, a ter realização profissional e mais autonomia.

Na Robert Half, acompanhamos de perto as transformações do mundo do trabalho. Sabemos que a equidade é fruto de ações diárias que moldam culturas fortes e competitivas. Apoiar a inclusão de mães no mercado representa um compromisso com a inovação, com as pessoas e, acima de tudo, com o futuro das organizações. Talento não tira licença, só precisa de estratégia para continuar brilhando.

Demais Publicações

Planos e metas alimentares

Uma alimentação vindo daquilo que é natural e diretamente da terra é a visão mais clara da nova pirâmide

Nada será como antes

A antevisão de um final, seja da vida terrena em si, ou de qualquer coisa a que nos apegamos, pode ser angustiante

Dia Internacional do Fetiche: Spicy Club comemora a data com edição especial da Circus RolePlay

Evento acontece no dia 16 de janeiro de 2026 e propõe uma experiência imersiva, sensorial e inclusiva para praticantes, curiosos e iniciantes do universo fetichista

Serra Negra, o charme do interior paulista que virou destino de bem-estar

As montanhas que cercam a cidade ajudam a manter o clima ameno durante todo o ano e proporcionam mirantes espetaculares

8 dicas para ensinar educação financeira para crianças e jovens

Pesquisa revela que 91% dos brasileiros não tiveram educação financeira na infância, mas gostariam de ter recebido esse aprendizado

Waldo Bravo expõe “Duchamp revisitado”

Uma oportunidade para as pessoas verem ou revisitarem seus conceitos de uma forma nova, criativa, irreverente e com humor

Rito de Jan

Só você sabe me tirar o chão com um toque e me ensinar o céu com um suspiro

A invasão e a prisão do presidente da Venezuela pelos EUA são legítimas ou ilegítimas?

Acontecimentos que expuseram uma zona cinzenta onde princípios tradicionais entram em choque sobre segurança, legitimidade política e combate a regimes autoritários

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções