Skip to content

Talento não tira licença

Design Dolce sob imagem por Nicky em Canva

Apoiar a inclusão de mães significa construir ambientes mais justos, inovadores e atraentes para os melhores profissionais

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Por Ana Carla Guimarães

Você sabia que 58% dos profissionais, entre homens e mulheres, acreditam que a maternidade ainda é vista como um obstáculo para o avanço da carreira feminina? O dado, que vem de um recorte do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), despertou em minha mente uma pergunta incômoda, porém necessária: por que a maternidade, que deveria ser celebrada e apoiada, ainda representa um freio no desenvolvimento profissional de tantas mulheres?

A sondagem do ICRH nos ajuda a compreender os principais motivos por trás dessa percepção. Entre os três mais citados estão a crença de que mães têm menor disponibilidade e comprometimento; o receio, por parte das empresas, de custos extras com licenças e flexibilizações; a ausência de políticas de suporte à maternidade, como creches e licenças ampliadas.

Essas barreiras revelam um cenário que vai além do preconceito e apontam para uma necessidade de revisão, tanto estrutural quanto cultural, dentro das companhias. E, nesse processo, não basta promover ações simbólicas ou campanhas sazonais. É preciso criar ambientes corporativos verdadeiramente inclusivos para as mães e, por consequência, para todos.

Design Dolce sob imagem por Rockaa em Canva

A ideia de que mulheres se tornam menos engajadas ou produtivas após a maternidade é ultrapassada e injusta. A realidade mostra o contrário: muitas mães desenvolvem competências comportamentais valiosas, como inteligência emocional, senso de urgência, comunicação e colaboração. Ignorar esse potencial, definitivamente, representa um desperdício de talentos estratégicos em um contexto de mercado cada vez mais competitivo.

Além disso, as novas gerações já carregam outra visão sobre carreira e vida pessoal. Profissionais de alto desempenho buscam organizações alinhadas aos seus valores, e a inclusão parental está no centro dessa equação. Negócios que não se adaptam a essa demanda correm o risco de perder os melhores candidatos. Mães, pais ou qualquer outro perfil que valorize e respeite a inclusão. 

Um ponto que acredito ser importante destacar é que a construção de um ambiente corporativo mais inclusivo não é responsabilidade exclusiva do RH. É uma agenda estratégica que deve ser abraçada pela alta liderança. E mais, empresas que lideram esse movimento ganham reputação, fortalecem a marca empregadora e engajam suas equipes.

Design Dolce sob imagem por Andrey Popov em Canva

Compartilho algumas ações práticas que podem transformar a realidade de mães no ambiente profissional:

Flexibilidade de jornada

Oferecer horários flexíveis e modelos híbridos não é concessão, é uma ferramenta de retenção e produtividade. Mães (e pais) com mais autonomia para gerir sua rotina tendem a performar melhor e com mais satisfação.

Programas estruturados de retorno

A volta ao trabalho após a licença-maternidade é um momento delicado. Criar programas de “reonboarding” com acompanhamento próximo, mentorias e metas adaptadas pode fazer toda a diferença.

Ambientes acolhedores

Especialmente em negócios que valorizam a colaboração presencial, espaços adequados para lactação, apoio psicológico e redes de apoio internas (como grupos de afinidade) tendem a fortalecer o senso de pertencimento e bem-estar.

Gestores preparados

Treinar lideranças para lidar com a inclusão parental com mais empatia e inteligência emocional é fundamental para que as boas práticas não fiquem apenas no papel.

Valorização da licença-paternidade

Muitas companhias já estão concedendo licença-paternidade estendida, ultrapassando os cinco dias previstos pela legislação trabalhista. Uma divisão mais equilibrada da rotina familiar possibilita às mulheres desenvolver suas carreiras, a ter realização profissional e mais autonomia.

Na Robert Half, acompanhamos de perto as transformações do mundo do trabalho. Sabemos que a equidade é fruto de ações diárias que moldam culturas fortes e competitivas. Apoiar a inclusão de mães no mercado representa um compromisso com a inovação, com as pessoas e, acima de tudo, com o futuro das organizações. Talento não tira licença, só precisa de estratégia para continuar brilhando.

Demais Publicações

Machismo estrutural

O custo invisível para a cultura do país e o futuro das empresas

Geração Z na força de trabalho

Desafios e oportunidades para gestores

Mulheres moldam nova cultura organizacional e ampliam performance empresarial

Apenas 17% dos cargos de alta liderança no Brasil são ocupados por mulheres, empresas lideradas por elas têm 25% mais chance de superar a média de desempenho, segundo a consultoria McKinsey

O poder do “mise en place”

Uma técnica culinária que envolve a preparação e organização de todos os ingredientes e utensílios necessários antes de iniciar o preparo de uma receita ou refeição

Uso de chupetas por adultos levanta debate sobre ansiedade e influências das redes sociais

Popularizado na China e disseminado por redes sociais, hábito desperta reflexões clínicas sobre regressão emocional e influência digital na formação de comportamentos

Clubes de leitura femininos fortalecem laços, reduzem o estresse e expandem horizontes

Grupo paulistano, com mais de 15 anos de história, inspira o livro “Temos fome, somos loucas”

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

ad-area2imovel-22.07.2025-(1-1)-1_11zon
ad-marlize-cha-da-tarde-22.07.2025-(1-1)_11zon
ad-sensitiva-rosana-17.05.2025-(1-1)_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções