Skip to content
Personal Chef, é graduada em Gastronomia pela Estácio de Sá e traz semanalmente suas delícias da culinária.

Menos açúcar, mais sabor

Design Dolce sob imagem em Canva

Fora a confeitaria brasileira, poucas outras são tão carregadas no açúcar como a nossa

A confeitaria brasileira teve origem através da colonização dos português e da descoberta da cana de açúcar, por isso nossos doces são tão doces, já perceberam?

Fora a confeitaria brasileira, poucas outras são tão carregadas no açúcar como a nossa. A única que se assemelha no uso do açúcar é a árabe com seus doces regados em caldas.

Além disso, o uso de muitos ovos são influência dos doces portugueses que usam basicamente açúcar e ovo para 90% dos seus doces. O brasileiro foi um pouco mais versátil e adicionou frutas aos preparos, já que é algo que temos muito.

Além disso, provavelmente os mais antigos irão lembrar de onde as avós tiravam as receitas para fazer em casa. Tão pouco havia livros e canais de culinária como se tem hoje, logo o que as avós faziam era recorrer ao que estava ao seu alcance: livros de receitas da época. Uma grande empresa de açúcar tinha uma coleção de livros onde após adquirir tantos quilos de açúcar você ganhava um livro, o que serviu muito provavelmente como base de inspiração para as receitas das avós e, claro que as receitas pediam muito açúcar, já que a ideia era vender mais.

Design Dolce sob imagem por Sharaf Maksumov em Canva

Hoje com a confeitaria mais consciente e pensando não somente no sabor mas na saúde, vemos um movimento antagônico no qual o açúcar é substituído por opções mais saudáveis e diminuído também a sua quantidade, quando não se é excluído totalmente na receita, para adaptar para pessoas que tem intolerâncias ou simplesmente não querem mais consumir o açúcar.

Nas receitas da confeitaria clássica, o açúcar não serve apenas para adoçar, mas para dar textura, estrutura e umidade às receitas, portanto quando se é feita uma alteração, requer grande estudo por parte do confeiteiro para reestruturar toda uma receita. De fato a confeitaria com menos açúcar é um alquimia, além de ter mais sabor.

Quem aí lembra dos famosos livros de culinária/confeitaria da União?

Excelente domingo a todos.

Divulgação

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

Demais Publicações

Mês da folia

Nem só de bebida vive o ser humano, então o que você faz de comes e bebes para a folia?

Treinamento para habilitados

Mesmo tendo sido considerada apta para a função a que se propõe, a criatura não tem domínio do assunto

O mundo da beleza não para de inovar para 2026

O ano de 2026 começou bem para a beleza brasileira e promete ainda muito mais coisas incríveis!

O amor que o tempo esperou: a jornada de Thaís e Caio

Entre adiamentos e desafios, Thaís e Caio provaram que o amor, aliado ao cuidado do local escolhido para seu evento e à assessoria dedicada, transforma sonhos em realidade

O outono das utopias: reflexões sobre o fim das ilusões

Entre o otimismo perdido dos anos 90 e a polarização digital de hoje, uma reflexão dos tempos atuais tornou-se um ato de resistência intelectual em um mundo pautado por algoritmos e muros ideológicos

O segredo para viajar tranquilo do início ao fim

Como organizar seu orçamento, evitar imprevistos e usar o app Finguide para manter o controle dos gastos durante a viagem

Como ajudar seu filho a superar o medo infantil

É preciso estar atento aos sinais demonstrados por nossos filhos

Competitividade entre mulheres

Quando a rivalidade aprendida fragiliza vínculos, grupos e ambientes

Amar e ser amado

A delicada arte de cuidar do outro como de uma criança

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções