Skip to content

Sobre a infertilidade masculina, especialista alerta que preconceito ainda é a maior barreira para a paternidade

Imagem por pressfoto em Freepik

Dados oficiais mostram que fatores masculinos estão presentes em quase metade dos casos de infertilidade conjugal, mas a falta de informação e os tabus sobre tratamentos de fertilização impedem a realização do sonho de milhares casais

Quando um casal enfrenta dificuldades para engravidar, a atenção muitas vezes se volta para a saúde da mulher. No entanto, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de sociedades médicas especializadas indicam que a infertilidade masculina é um fator presente em aproximadamente 50% dos casos. Apesar da alta prevalência, o tema ainda é cercado por tabus que impedem muitos homens de buscar ajuda, adiando diagnósticos e, consequentemente, o sonho de ter filhos. 

A ideia de que a infertilidade é um problema exclusivamente feminino está ultrapassada. É uma questão do casal. Hoje, sabemos que as causas são divididas igualmente entre homens e mulheres, além dos casos em que ambos apresentam fatores ou a causa é indeterminada”, explica o Dr. Alfonso Massaguer, médico especialista em reprodução humana da clínica Mãe. “O preconceito e a desinformação são os maiores inimigos do homem. Muitos associam, erroneamente, fertilidade à virilidade e sentem receio de investigar o problema, o que é um grande erro, pois a maioria dos casos tem tratamento”. 

Imagem por pressfoto em Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

A infertilidade masculina pode ser causada por uma variedade de fatores, que vão desde predisposição genética e condições congênitas até hábitos de vida prejudiciais. Entre as causas mais comuns estão a varicocele, infecções, traumas testiculares, alterações hormonais e o impacto do estilo de vida, como tabagismo, consumo excessivo de álcool e obesidade. 

Varicocele: A principal causa tratável de infertilidade masculina 

Um dos diagnósticos mais frequentes no consultório é a varicocele, a dilatação das veias dos testículos, que afeta a produção e a qualidade dos espermatozoides. “A varicocele é a principal causa reversível de infertilidade masculina. Geralmente surge na adolescência e, por ser quase sempre assintomática, muitos homens só descobrem a condição quando o casal já está tentando engravidar sem sucesso”, alerta Dr. Massaguer. 

O diagnóstico é simples, feito por meio de exame físico e confirmado por um ultrassom testicular. Dependendo do grau, o tratamento pode variar desde o uso de medicamentos até procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, que restauram a circulação normal e melhoram significativamente o potencial fértil. 

Imagem por ijeab em Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

A importância do diagnóstico precoce 

O primeiro passo para a investigação é o espermograma, um exame simples que analisa a quantidade, a motilidade (movimentação) e a morfologia (formato) dos espermatozoides. Com base nos resultados, o especialista pode solicitar exames complementares, como dosagens hormonais e ultrassonografias. 

Quanto antes o homem procurar um especialista, maiores são as chances de sucesso no tratamento. A medicina reprodutiva avançou enormemente, e hoje dispomos de um arsenal de opções, desde terapias medicamentosas para otimizar a produção hormonal até técnicas de reprodução assistida de alta complexidade, como a fertilização in vitro (FIV) com injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), que podem resolver até casos mais graves de infertilidade”, detalha o especialista que complementa com um alerta sobre o papel crucial da prevenção “Além de romper as barreiras do preconceito, é preciso adorar um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e consultas médicas periódicas. São ações fundamentais para a saúde reprodutiva masculina”, finaliza. 

O Dr. Alfonso Massaguer (CRM 97.335) é médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ginecologista e Obstetra pelo Hospital das Clínicas e atua em Reprodução Humana há 20 anos. Dr. Alfonso é diretor clínico da MAE (Medicina de Atendimento Especializado) especializada em reprodução assistida. Foi professor responsável pelo curso de reprodução humana da FMU por 6 anos. Membro da Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), das Sociedades Catalãs de Ginecologia e Obstetrícia e Americana de Reprodução Assistida (ASRM). Também é diretor técnico da Clínica Engravida, autor de vários capítulos de ginecologia, obstetrícia e reprodução humana em livros de medicina, com passagens em centros na Espanha e Canadá. 

@alfonsomassaguer

A Clínica Mãe é uma instituição de referência em reprodução assistida, dedicada a ajudar pessoas a realizarem o sonho de se tornarem pais. Com uma equipe altamente qualificada e utilizando as mais recentes tecnologias e métodos, a Clínica Mãe está comprometida em proporcionar cuidados personalizados e de alta qualidade a cada um de seus pacientes.  

@maemedicina

Demais Publicações

Guarda-roupa cápsula traz o luxo da simplicidade com consciência e estilo

Mais do que uma tendência estética, trata-se de um comportamento alinhado aos valores do novo consumidor contemporâneo

Conheça o canal AB Tours no Ar no YouTube!

Inscreva-se no nosso canal e fique por dentro das notícias sobre viagens e turismo

Meu filho é distraído ou tem superpoderes mal treinados?

Se perceber que seu filho vive nesse vai-e-vem de distração e hiperfoco, procure um especialista

The Journey of an Artist Between the Stage and the Screen

How Angelo turned his passion into digital presence without losing the emotional essence

A travessia de um artista entre o palco e a tela

Como Angelo transformou sua paixão em presença digital, sem perder o tom da emoção

Quando a dívida deixa de ser número e vira dor

O descontrole financeiro e seus desastres invisíveis

Painel Dolce Morumbi

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

Simone Gutierrez e Paulo Goulart Filho se unem em espetáculo musical corporativo

A peça "Iaia Me Ajuda" traz humor e tecnologia para dialogar com empresas sobre o uso consciente da Inteligência Artificial

Ireks Brasil aposta na formação técnica e leva conhecimento de ponta à FIPAN 2025

Com aulas-show, campeonatos internacionais e especialistas renomados, empresa reforça seu compromisso com a qualificação profissional e o futuro da panificação no Brasil

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

ad-area2imovel-22.07.2025-(1-1)-1_11zon
ad-marlize-cha-da-tarde-22.07.2025-(1-1)_11zon
ad-sensitiva-rosana-17.05.2025-(1-1)_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções