Skip to content
Crônicas ilustradas sobre a vida e o cotidiano

Habitar o intervalo é preciso

Ilustração de Ana Helena Reis feita com tinta guache sobre papel canson

Entre a chegada e a partida, resta-nos aprender a habitar o intervalo

“(…) Depois da chegada vem sempre a partida”

Essa lógica, que Vinícius e Toquinho traduziram em música, pode nos ajudar a compreender melhor os pesares da vida.

A dimensão de tempo entre a chegada e a partida, em alguns casos, é algo que podemos controlar, programar; está em nossas mãos decidir quando vamos iniciar uma viagem, por exemplo, e quando pretendemos voltar. Assim, nos sentimos donos do nosso tempo, do nosso percurso.

Para outras idas e vindas não estamos no controle, mas existe um intervalo previsível, como é o caso dos fenômenos naturais. Vemos com naturalidade o alvorecer e o entardecer, as idas e vindas das marés, o prenúncio de mudança na estação do ano. Seu fluxo é esperado e a repetição dos ciclos dá uma sensação de continuidade, traz sentido a esse movimento.

Já no caso da vida, o tempo entre a chegada e a partida foge totalmente ao nosso controle e não é previsível. Especialmente na cultura ocidental, tendemos a ver a chegada como o polo positivo e a partida, o negativo. Recebemos com júbilo o que chega, pois é o novo, o que traz expectativa, e com angústia ou tristeza a partida, que é a despedida, a separação.

A ideia de um novo ciclo depende da crença de cada um, mas existe uma lei maior que a natureza nos ensina e que foi captada pelo poeta.

“(…) nada renasce antes que se acabe, e o sol que desponta tem que anoitecer”.

Entre a chegada e a partida, resta-nos aprender a habitar o intervalo.

Imagem e montagem feita com Inteligência Artificial na plataforma Canva

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Ana Helena Reisé escritora, pesquisadora e professora. A escrita de artigos, textos jornalísticos e resenhas esteve sempre presente na vida profissional como presidente da MultiFocus Inteligência de Mercado. A partir de 2019 começou a se dedicar à escrita e publicação de textos em prosa: contos, crônicas, poemas e resenhas, sempre relacionados a fatos e situações do cotidiano. Ao pensar na forma de publicação de seus escritos, foi buscar um outro gosto seu: a pintura e o desenho. Daí surgiram as ilustrações que dão sentido ao próprio nome do seu blog, Pincel de Crônicas. Em 2024 lançou seus primeiros livros solo, “Conto ou não Conto” e “Inquietudes Crônicas”.

Demais Publicações

Carta para a minha anjinha

Um beijo nessa tua alma brutalicious

O novo marketing não grita, ele escuta

Em um ambiente saturado de estímulos, falar com todo mundo é a maneira mais rápida de não falar com ninguém

O papel das mulheres no avanço da segurança psicológica nas empresas

A presença feminina fortalece a construção de ambientes de trabalho mais seguros

Cozinha autoral: identidade no prato

Você que cozinha, tem algum prato que só você sabe fazer e que é lembrado por todos?

Quando o algoritmo falha

Dizem que, com duas ou três perguntas certas, dá para entender quase qualquer pessoa

Cuidado ao chamar o profissional em casa

Quando procedimentos são realizados fora de ambientes especializados e sem o uso adequado de equipamentos de esterilização, o risco para o cliente aumenta consideravelmente

O novo Paraná

Por que o estado se tornou o destino número 1 de 2026?

O espelho do coração: a arte de ser antes de ter

Amar a si mesmo é a sintonização da frequência necessária para que o amor encontre o caminho de volta para casa

Frooty apresenta seus primeiros quiosques com combinações inovadoras

Açaí versões banoffe, beijinho e whey protein : cardápio que mistura o açaí com diversos sabores e toppings pode ser encontrado no Shopping Campo Limpo, SP Market e via novo app

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções