Skip to content

Reflexos Orgânicos: Arte: Respiro! no Butantã Shopping

Divulgação

O poder da arte como pausa e acolhimento

Levar a arte para o espaço dos shoppings é mais do que expor obras: é transformar o cotidiano em experiência sensível. Em meio à rotina acelerada, a arte se torna um convite ao público para se reconectar consigo mesmo e com o ambiente.

É com esse propósito que o Butantã Shopping recebe, a partir de 27 de setembro, a exposição Reflexos Orgânicos. Arte: Respiro!, sob a curadoria da colunista da Dolce Morumbi®, Amanda Sanzi — artista, escritora e gestora cultural.

A Exposição

A mostra coletiva, com a participação de 32 artistas, propõe uma reflexão sobre saúde mental, acolhimento e resistência. Cada obra pulsa como reflexo da vida e da natureza, dialogando com as inquietações humanas e a necessidade de espaços de escuta.

Artistas participantes: Amanda Sanzi, Bru Casimiro, Charles Tawil, Claudia Curimbaba, Débora Faria, Dilson Cavalcanti, Ernesto Ferro, Guski, Hanna Bakor, Isaac Guerchon, Ju Granja, Lenora Porto, Lia Fajer, Lucia Rosa, Lucymar de Melo, Mirian Leite, Mônica Soares, Nocrochett, Paulo do Prado, Paulo Mattos, Priscila Stal, Rayane Zali, Rita Holcberg, Rodrigo Bixigão, Sonnia Guerra, Soraya Kolle, Suzanne Mabilde, Tché Ruggi, Tico Canato, Wander Mazzotti, Yeda Sandoval e Zé Vasconcellos.

Segundo a curadora Amanda Sanzi: “Com Reflexos Orgânicos. Arte: Respiro!, criamos um espaço de acolhimento, diálogo e vida, onde cada obra se torna espelho e ponte. É uma alegria ver artistas e público reunidos em um ambiente de circulação tão plural como o Butantã Shopping, que abre suas portas para que a arte faça parte do dia a dia de todos”.

Em sintonia com o Setembro Amarelo, a exposição se torna um espaço de cura e resistência. Assim como Van Gogh, que transformou sua angústia em pinceladas intensas; Frida Kahlo, que registrou sua dor em autorretratos de força; e Nise da Silveira, que revelou a arte como ferramenta terapêutica; Reflexos Orgânicos. Arte: Respiro! propõe que a criação seja um respiro diante das dores silenciosas da vida.

Abertura e Programação Especial

A abertura para artistas e convidados será marcada pela apresentação do monólogo “As Várias Mortes de Girassol”, do coletivo Re.conexões. Criado em 2020, durante a pandemia, o grupo nasceu do encontro entre Rayane Zali (historiadora da arte, performer e educadora) e Saullo Ivanov (ator, músico e professor). A performance traz poesia e silêncio como vozes que refletem as dores invisíveis da depressão e a urgência de criar espaços de acolhimento.

A noite contará ainda com a participação da psicóloga Maria Ferreira, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Pós-graduada em Terapia Cognitiva Sexual (TCS), Orientação Parental e Saúde Emocional, que ampliará o diálogo com o público através de sua escuta profissional, humanizada e sensível.

Arte e Cultura no Shopping

Para o Butantã Shopping, receber a exposição é também uma forma de ampliar o papel cultural do espaço.

Segundo Franklin, coordenador de marketing do empreendimento: “Acreditamos que a arte tem o poder de transformar o espaço coletivo em lugar de encontro, reflexão e bem-estar. Nosso objetivo é oferecer ao público não apenas um centro de compras, mas também experiências culturais que dialoguem com a vida e com temas tão urgentes como a saúde mental. Essa parceria reforça nosso compromisso em trazer para dentro do shopping iniciativas que inspirem, acolham e conectem as pessoas”.

O projeto conta com o apoio cultural de: Só Quadros, Dolce Morumbi, Grupo Feito, SB Molduras, Luxus Magazine, Chef Nelson Gastronomia, Amabile Geléia Artesanal, PodCast QGestão, Espaço Bela Morumbi, Biscoitê Brasil e Grupo Sul News.

Butantã Shopping – Av. Prof. Francisco Morato, 2718 – Butantã, São Paulo – SP

Abertura ao público: 27 de setembro

Horários: Segunda a sábado: das 10h às 22h; Domingos e feriados: das 14h às 20h

A visitação é gratuita e ocorre diariamente no Butantã Shopping.

O Butantã Shopping é o primeiro shopping do Grupo Carrefour, administrado e comercializado pela unidade de negócios Carrefour Property. Inaugurado em 3 de maio de 1994, o empreendimento tem como âncora principal o Hipermercado Carrefour, além de Casas Bahia, Daiso, Lojas Americanas, Preçolândia, Renner e Smart Fit Academia. O shopping leva o nome do bairro em que está localizado, a oeste da cidade de São Paulo, próximo aos bairros do Morumbi, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Andrade, Campo Limpo, Jardim Guedala, Vila Sônia e Jardim Previdência, bem como dos municípios de Osasco, Taboão da Serra e Cotia. O Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia, composto por 310 imóveis próprios que somam mais de 14 milhões de m2.

@butantashopping | @carrefourproperty_br

Publicidade | Dolce Morumbi®

Demais Publicações

Serra Negra, o charme do interior paulista que virou destino de bem-estar

As montanhas que cercam a cidade ajudam a manter o clima ameno durante todo o ano e proporcionam mirantes espetaculares

8 dicas para ensinar educação financeira para crianças e jovens

Pesquisa revela que 91% dos brasileiros não tiveram educação financeira na infância, mas gostariam de ter recebido esse aprendizado

Waldo Bravo expõe “Duchamp revisitado”

Uma oportunidade para as pessoas verem ou revisitarem seus conceitos de uma forma nova, criativa, irreverente e com humor

Rito de Jan

Só você sabe me tirar o chão com um toque e me ensinar o céu com um suspiro

A invasão e a prisão do presidente da Venezuela pelos EUA são legítimas ou ilegítimas?

Acontecimentos que expuseram uma zona cinzenta onde princípios tradicionais entram em choque sobre segurança, legitimidade política e combate a regimes autoritários

Entre templos egípcios e silêncios sagrados: a história de Dorothy Eady

Uma figura notável, que viveu suas verdades ocupando espaços negados às mulheres, sobretudo em um campo masculino como a egiptologia

Apenas respire – Seu primeiro compromisso em 2026

Do que eu preciso para recomeçar de verdade?

Criar começos, inventar recomeços

A possibilidade de não precisar acertar sempre

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções