Às vezes, vejo vendedores pensando que ser bom no que faz, é convencer o cliente a comprar seu produto ou serviço a qualquer custo, de uma forma quase forçada, insistindo até a exaustão. Quando na prática este tipo de vendedor já não se sustenta. Os bons vendedores não convencem, eles se conectam aos seus clientes.
E é esta conexão o grande segredo do sucesso destes vendedores. Quando seu cliente se sente ouvido, compreendido e respeitado, a relação de confiança se constrói naturalmente, abrindo espaço para decisões positivas.
Semana passada escrevi sobre ‘Os Três Pilares do Vendedor de Sucesso’. Técnica, emoção e garra. Hoje, discorro sobre como vendedores de sucesso nunca criarão disputas de argumentos entre ele e o cliente. Um vendedor de sucesso cria um vínculo de confiança com seu cliente.

A técnica organiza a conversa, ajudando o vendedor a fazer as perguntas certas para descobrir quais são as necessidades do seu cliente e assim direcionar a venda para solucionar o problema deste cliente.
Quando o vendedor tem inteligência emocional e se mostra atento ao que o cliente diz e principalmente no que ele não diz, o cliente percebe que existe verdade naquele atendimento e no que está sendo discutido.
Um vendedor com garra se mostrará mais resiliente e terá confiança nos resultados, mesmo diante das objeções deste cliente.

A venda não deve ser um embate, mas sim, um diálogo; uma troca onde o foco não está em fechar o negócio a qualquer custo, mas em oferecer valor, estabelecer confiança e gerar impacto positivo.
Afinal cliente não compram apenas produto ou serviços, eles compram segurança de estar nas mãos certas, na sensação de serem compreendidos e no vínculo de confiança com quem atende.
Então na próxima vez que estiver diante de uma oportunidade, lembre-se que vender é, antes de tudo, conectar.