Skip to content

Medo de demissão silencia quase metade dos profissionais que já sofreram assédio moral, aponta pesquisa do LinkedIn e Think Eva

Design Dolce sob imagem por Pixelshot em Canva

A nova edição do estudo Trabalho Sem Assédio também mostrou que 57% dos profissionais já presenciaram situações de assédio sexual no ambiente de trabalho; 29% dos entrevistados afirmaram já ter passado por assédio moral nas plataformas digitais

O assédio no ambiente de trabalho ainda é uma realidade recorrente para profissionais em todo o Brasil. É o que revela a nova edição da pesquisa Trabalho Sem Assédio 2025, conduzida pela Think Eva, consultoria estratégica para equidade de gênero, em parceria com o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, e que traça um panorama completo sobre os assédios moral e sexual nos ambientes profissionais, seus impactos e a resposta das organizações. Segundo o levantamento, quase metade dos profissionais já vivenciou assédio moral no trabalho, e 48,5% deles(as) afirmaram não denunciar esse tipo de violência por medo de retaliação ou demissão. 

Apesar dos avanços e da maior visibilidade sobre o tema, a pesquisa mostra que o assédio moral é o tipo de violência mais citado no ambiente profissional. O cenário é agravado por sentimento de insegurança, exposição e descrédito, que dificultam a tomada de atitude por parte das vítimas e alimentam a subnotificação. 

“Estamos diante de um cenário que exige ação imediata e estratégica das lideranças. A subnotificação do assédio e a baixa adesão aos canais de denúncia indicam um problema que vai além da gestão de pessoas, sendo reflexo de estruturas organizacionais que ainda falham em garantir acolhimento, segurança psicológica e confiança para seus profissionais. Essa inação tem um custo altíssimo, impactando diretamente a retenção de talentos, derrubando a produtividade e manchando a reputação”, afirma Ana Plihal, Executiva de Soluções de Talento do LinkedIn no Brasil.

Design Dolce sob imagem por Pixelshot em Canva

Assédio sexual segue presente e pouco denunciado nas empresas

O estudo revela que o assédio sexual ainda está amplamente presente nos ambientes profissionais. Mais de um terço das mulheres afirma já ter vivido esse tipo de situação ao longo da carreira, enquanto 57% dos profissionais – homens e mulheres – dizem já ter presenciado episódios de assédio sexual no trabalho, mesmo que não tenham sido diretamente afetados. Os dados mostraram, inclusive, que 75% das pessoas que já vivenciaram ou testemunharam situações de assédio em seus trabalhos identificaram esse tipo de agressão pelo menos uma vez ao mês.

Apesar da alta incidência, o encaminhamento para canais formais é ainda mais raro nestes casos. Apenas 10% das mulheres que já sofreram assédio sexual no trabalho recorreram aos canais oficiais de denúncia oferecidos pelas empresas. Entre os principais motivos apontados estão o medo da impunidade, da exposição pública e da minimização do caso por colegas ou lideranças. 

A pesquisa revelou que apenas 35% dos casos são de conhecimento das empresas e cerca de 50% dos colaboradores brasileiros não enxergam ações voltadas para isso nas organizações onde trabalham, destacando a necessidade de implementação de canais internos de denúncia eficazes e de políticas antiassédio robustas no ambiente corporativo.

“É preciso coragem para enfrentar esse problema e garantir um ambiente de trabalho seguro e inclusivo de verdade. Fomentar uma cultura organizacional ética e a confiança nos canais de denúncia e protocolos de apuração não é bom só para os colaboradores, mas também para os negócios”, explica Maíra Liguori, cofundadora da Think Eva.

Mesmo entre profissionais de empresas obrigadas a implementar ações de prevenção ao assédio, conforme determina a Lei Emprega + Mulheres (Lei 14.457/22), 83% afirmam desconhecer a existência da legislação ou suas obrigações básicas. O dado sugere que a falta de comunicação interna e formação contínua sobre o tema ainda representa um gargalo relevante. Para além das políticas da empresa, os profissionais precisam ter acesso a recursos que os ajudem a compreender seus direitos, aprender a utilizar os canais de denúncia de forma eficaz.

Design Dolce sob imagem por Andrey Popov em Canva

Efeitos diretos na saúde mental e nas carreiras

A pesquisa mostra que o assédio no trabalho, seja moral ou sexual, impacta diretamente a saúde emocional e a trajetória profissional das pessoas.

Entre quem passou por assédio moral, os sintomas mais citados são desânimo (43%), ansiedade e depressão (34%) e queda na autoconfiança (33%). O impacto na carreira também é inevitável: 1 em cada 6 profissionais pediu demissão após vivenciar esse tipo de violência, e 1 em cada 3 repensou seus planos de carreira. No caso do assédio sexual, mais de um terço das mulheres afirmam já ter enfrentado essa situação, e 16% delas deixaram seus empregos como consequência direta.

O assédio nos meios digitais

A pesquisa também evidencia que 27% dos profissionais ouvidos afirmaram já terem sido abordados por mensagens com conteúdo sexual inadequado nas plataformas digitais, e 29% disseram já ter passado por situações de exposição, comentários ofensivos ou constrangimentos nas redes sociais.

Para as Diretrizes da Comunidade do LinkedIn, investidas românticas e assédio são consideradas violações. Para identificá-las com agilidade e assertividade, a plataforma conta com equipes e o auxílio de tecnologia proprietária, que trabalham em conjunto para remover proativamente todo tipo de conteúdo prejudicial. Profissionais que presenciarem ou sofrerem situações de assédio na plataforma podem relatar o caso por meio das ferramentas de denúncia disponíveis em cada publicação, comentário ou perfil. A plataforma também oferece um recurso de segurança avançado opcional, que, quando ativado, detecta e oculta mensagens prejudiciais, facilitando a denúncia.

Outra importante ferramenta eficaz no combate ao assédio digital é garantir que os usuários utilizem sua identidade real no uso da plataforma. Ao adicionar uma camada de responsabilidade e transparência, a verificação de identidade ajuda a dissuadir comportamentos inadequados e dificulta que indivíduos se escondam no anonimato para praticar o assédio. 

Saiba mais sobre como o LinkedIn aplica suas políticas e orientações para combater comportamentos abusivos em: Ajuda do LinkedIn – Assédio e conteúdo abusivo.

Metodologia

A pesquisa Trabalho Sem Assédio 2025 é uma iniciativa do LinkedIn em parceria com a Think Eva e apoio do Opinion Box. A coleta de dados foi realizada entre abril e maio de 2025, com 3.128 entrevistas em todo o Brasil, abrangendo diferentes gêneros, regiões, faixas etárias, recortes raciais e níveis hierárquicos. O estudo teve margem de erro de 1,7 ponto percentual e nível de confiança de 95%.

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 1 bilhão de usuários(as), sendo deles mais de 89 milhões de brasileiros(as). Ajudamos a conectar os(as) profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos(as) os(as) usuários(as) do mercado de trabalho. 

@linkedin | @linkedin_br

Consultoria estratégica que potencializa a equidade de gênero e o impacto social de empresas, marcas e instituições, a Think Eva trabalha pela inserção, retenção e ascensão das mulheres no mundo do trabalho, com foco na cultura organizacional e no público interno. Também é referência na produção de dados e inteligência que orientam a tomada de decisão e geram impacto positivo na vida das mulheres.

@think.eva

Publicidade | Dolce Morumbi®

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

Tudo começa em um ponto dentro de você!

A consciência emocional que fortalece o corpo e a alma

O segredo das pessoas que transformam sonhos em realidade

Pesquisas indicam que pessoas de sucesso compartilham uma característica essencial: a capacidade de adiar prazeres imediatos em troca de resultados extraordinários no futuro

Ética digital é base para um ambiente on-line seguro para crianças e adolescentes

Boas práticas e cuidados na internet garantem maior segurança e são aliados do combate aos crimes digitais

Sintonia, empatia e confiança

Rapport não é manipulação, é conexão genuína

Por que conteúdo com propósito gera conexão e fideliza clientes?

Especialista explica por que conteúdo estratégico que entende dores e desejos do público constrói relação, confiança e resultados duradouros

Arte, um encontro com a própria essência?

Um trabalho artístico revela facetas da subjetividade que permanecem ocultas na agitação do dia a dia

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

mulheres-absolutas-set25-pub-post-1-1
espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções