Skip to content
Designer e arquiteto de interiores

Solto na pista? Casa de homem solteiro mais arrumada!

Solteiro sim, desorganizado nunca! Dicas para transformar seu lar em um refúgio masculino

Você já parou para pensar como é uma casa masculina? Hoje quero compartilhar algumas ideias sobre como criar um ambiente com personalidade, sem exageros, que reflita bom gosto — mesmo quando só há presença masculina no lar.

Uma separação pode acontecer de forma tranquila ou dolorosa. Para ambos os lados, recomeçar pode ser desafiador. Mas há algo em que, geralmente, as mulheres levam vantagem: montar uma nova casa. Elas têm mais facilidade para organizar, decorar e transformar o espaço em um verdadeiro lar. Já os homens, se não contarem com a ajuda de uma amiga, acabam se instalando em meio a caixas, improvisos e aquela eterna espera por um milagre — ou por alguém que os incentive a criar um cantinho só deles.

São poucos os que têm fôlego para pensar em todos os detalhes de uma casa nova, especialmente se não há perspectiva de um novo relacionamento. E dificilmente eles reaproveitam objetos da antiga rotina. Recentemente, projetei o apartamento de um cliente divorciado, na casa dos 60 anos. Independente, triatleta e muito objetivo, ele deixou claro: não teria mais filhos, não pretendia se casar novamente e, no máximo, teria uma namorada — cada um na sua casa. Esse briefing foi suficiente para que cada detalhe fosse pensado exclusivamente para o seu conforto, sem preocupações com adaptações futuras.

O ponto de partida? Praticidade. Tecidos muito elaborados ou móveis que exigem manutenção constante não têm vez. Prefira materiais lisos como algodão, linho e couro — fáceis de limpar e com ótima durabilidade. Tons de bege, azul (do índigo ao marinho), cinza, verde escuro, preto e marrom trazem uma estética masculina e sofisticada, seja em cortinas, estofados, almofadas ou cabeceiras.

Paredes em cores únicas podem criar um ar minimalista, mas nada impede o uso de uma parede colorida para quebrar o gelo e destacar algum elemento especial. Móveis com linhas retas e tons amadeirados são sempre uma escolha atemporal. E quanto ao piso? Os mais escuros disfarçam melhor a sujeira, mas tons suaves de bege, cimento queimado ou madeira também funcionam muito bem.

Para os leitores de plantão, uma estante é um verdadeiro coringa: além de guardar livros, pode virar uma adega charmosa para receber os amigos com vinho no happy hour. E a cozinha? Muitos homens adoram impressionar com seu lado Master Chef — seja preparando pratos aromáticos ou comandando o “barbecue” com cerveja e amigos. Por isso, tudo precisa estar ao alcance, de forma prática e funcional.

Organização é essencial. Nada de perder tempo procurando aquele par de meias xadrez ou ligando para a diarista perguntando onde está o abridor de vinho. Com tudo no lugar certo, a rotina flui melhor — e a casa se torna um verdadeiro refúgio.

Seguindo algumas dicas simples, é possível transformar o lar de um recém-solteiro em um espaço cheio de estilo, conforto e personalidade. Recomeçar pode ser mais leve — e até melhor — do que antes.

See You Soon!

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”. Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Demais Publicações

O outono das utopias: reflexões sobre o fim das ilusões

Entre o otimismo perdido dos anos 90 e a polarização digital de hoje, uma reflexão dos tempos atuais tornou-se um ato de resistência intelectual em um mundo pautado por algoritmos e muros ideológicos

O segredo para viajar tranquilo do início ao fim

Como organizar seu orçamento, evitar imprevistos e usar o app Finguide para manter o controle dos gastos durante a viagem

Como ajudar seu filho a superar o medo infantil

É preciso estar atento aos sinais demonstrados por nossos filhos

Competitividade entre mulheres

Quando a rivalidade aprendida fragiliza vínculos, grupos e ambientes

Amar e ser amado

A delicada arte de cuidar do outro como de uma criança

O superpoder humano que nenhum outro animal tem

Fazer uma pergunta exige reconhecer que algo está faltando no próprio conhecimento

Quando o amor surpreende com uma nova jornada na vida de um casal

Uma história de um encontro inusitado, de uma união nascida do amor e de sonhos realizados diante daqueles que nos querem bem

Paulo Maia lança obra para pensar a vida no intervalo entre um silêncio e um sorriso

“Entre o silêncio e o sorriso: palavras de um certo lugar no tempo” é um mosaico de ideias e sentimentos com textos que convidam a refletir sobre o humano e suas contradições

A volta às aulas que nos devolve o fôlego

É a chance de recolocar os móveis da rotina no lugar, de regrar os afazeres, de acalmar a mente que viveu em estado de alerta constante por semanas

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções