Skip to content
Estilista, empresária de moda, consultora de branding para o mercado de luxo

Quando a moda se torna floresta na COP30

Design Dolce sob imagem por FG Trade em Canva

O desfile “Vestir Amazônia, reflorestar o clima – Desfile-Manifesto da Assobio pelo Bem-viver” apresenta 25 looks de 15 marcas associadas à ASSOBIO e marcas convidadas

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Moda como linguagem política

Querido leitor e querida leitora, durante a COP30, que acontece em Belém (PA), um evento paralelo mostrou que o vestir também é ato político. “Vestir Amazônia, Reflorestar o Clima” transformou a Ilha do Combu em uma passarela viva, onde a moda falou a língua da floresta e o futuro ganhou novas texturas.

Organizado pela ASSOBIO (Associação Brasileira de Moda, Beleza e Sustentabilidade), por meio de seu Grupo de Trabalho de Moda e Beleza, o desfile/manifesto teve direção criativa de Sioduhi e apoio da Riachuelo.

Mais do que um show de estilo, o projeto foi um gesto simbólico: um convite a pensar o papel da moda na regeneração climática e cultural.

Desfile-manifesto pelo bem-viver

Com o título “Vestir Amazônia, Reflorestar o Clima Desfile/Manifesto da ASSOBIO pelo Bem-Viver”, o evento apresentou 25 looks de 15 marcas amazônicas e convidadas.

As coleções destacaram saberes tradicionais e experimentações com biomateriais, exaltando o potencial criativo e sustentável da região. Entre tecidos, fibras e pigmentos naturais, o desfile mostrou que a inovação pode nascer do encontro entre tecnologia e ancestralidade.

Cada look parecia trazer uma mensagem: “A floresta não é tendência. É permanência.”

Saberes que vestem o território

Mais do que uma apresentação estética, o evento se estruturou como uma celebração de identidades. A floresta amazônica, muitas vezes retratada como pano de fundo, tornou-se protagonista.

As marcas e criadores mostraram como é possível produzir beleza com responsabilidade respeitando os ritmos da natureza, valorizando comunidades locais e promovendo uma nova economia do vestir.

Do tingimento natural à pesquisa de materiais renováveis, o “Vestir Amazônia” evidenciou que moda e sustentabilidade podem coexistir quando se reconhece o território como fonte de inspiração e de saber.

Reflorestar o clima, reimaginar o futuro

Além do desfile, o projeto incluiu dois painéis temáticos sobre o futuro da moda feita com e pela floresta. As discussões trouxeram reflexões sobre como o setor pode contribuir para o equilíbrio ambiental e social da Amazônia e, por extensão, do planeta.

Em um momento em que o mundo busca soluções urgentes para a crise climática, o evento lembrou que reflorestar o clima também é reflorestar a imaginação.

Vestir a Amazônia é vestir uma ideia de futuro: um futuro em que moda, território e vida se entrelaçam com beleza, propósito e respeito; clássicos que nunca saem de moda.

Muito obrigada e até a próxima!

Design Dolce sob imagem por Filipe Frazão em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

Publicidade | Dolce Morumbi®

Marlize Baierle é estilista e empresária de moda, iniciou sua carreira no mercado de luxo em Milão na criação de joias e roupas, especialmente com peças exclusivas para noivas e guarda roupas personalizados, com atenção voltada às tendências globais. Graduada em artes, destacou-se no sul do país como produtora de casamentos e eventos corporativos e hoje divide sua agenda entre Santiago, no Chile e São Paulo, atuando como consultora de branding e etiqueta corporativa com olhar e toque especial que buscam sempre a elegância e um diferencial de destaque no interesse de seus clientes.

Demais Publicações

Chapada Diamantina: o paraíso escondido no coração da Bahia

Descubra as belezas da Chapada Diamantina, na Bahia, um destino cheio de trilhas, cachoeiras e energia única

Chegada do Papai Noel no Butantã Shopping acontece neste sábado e promete tarde mágica

Cortejo musical e personagens natalinos celebram a vinda do Bom Velhinho às 14h

The Voice, the Lyrics, and the Versatility of Paula Araujo’s Music

After shining on The Voice Brasil, singer Paula Araujo innovated by migrating to TikTok, where she found the artistic freedom to dedicate herself to original music

A voz, a letra e a versatilidade da música de Paula Araujo

Por Paulo Maia Em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, uma menina de três

O sucesso medido com a própria régua

Sucesso só faz sentido quando dialoga com os desejos e valores individuais

Yuval Noah Harari faz alerta sobre IA: “Precisamos tê-la sob controle para que ela não domine o mundo”

No palco do hsm+ 2025, o historiador e futurista diz, porém, que ainda há tempo de tomar a dianteira e preservar os próximos 25 anos

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
banner-podcast-qgestao-juliana-divulgacao-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções