Skip to content
Moçambicana, é apresentadora do programa Primeira Página na Televisão de Moçambique (TVM) e traz aqui suas reflexões sobre a vida contemporânea.

A magia de empreender

Design Dolce sob imagem por Hue Photography em Canva

O empreendedor existe para trazer solução a um problema social (e lucro, claro), mas isso não significa criar um problema para si mesmo

Provavelmente, só pelo título já acreditaste que nesta curta prosa eu traria a receita infalível para empreender com sucesso — e sem as oscilações do mundo do empreendedorismo, certo?

Humm… deixa-me dizer-te, querido leitor e querida leitara, mas que estás redondamente enganada.

Ora, vejamos: essa história de acreditarmos que existe uma fórmula mágica capaz de fazer os negócios fluírem com a leveza do voo de uma águia é pura utopia. Cada negócio, cada empreendimento e cada empreendedor seguem a sua própria realidade — e têm uma natureza única, seja ela organizada ou não.

Obviamente, existem diretrizes e bases estruturais que muitos seguem. Mas nunca acredites que, só porque não segues à risca o modelo do sistema social, a tua empresa vai falir ou deixar de crescer na dimensão dos teus sonhos. Esquece isso! Com foco e determinação, nem o céu será o limite para o teu empreendimento.

Design Dolce sob imagem por Mungkhoodstudio’s Images em Canva

Mas atenção: não faças as coisas de forma desequilibrada apenas para parecer diferente. Não, não! Isso pode custar-te caro. Tudo bem que, para ser empreendedor, é preciso ter uma boa dose de loucura — mas não te transformes num maluco clinicamente comprovado! (E, por favor, nem venhas dizer: “Ah, ouvi com a Érica que devo ser louca, louquinha. Ei, não inventa!).

O que quero que entendas é que o teu negócio não está pior que o de ninguém. Pode estar a passar por uma fase difícil — o que é comum —, mas não normalizes isso.

E mais: é fundamental que peças ajuda quando perceberes que o barco está quase a afundar. Na verdade, pede sempre que puderes um olhar crítico sobre o teu empreendimento, para não esperares o desequilíbrio chegar antes de pedires socorro — o que, muitas vezes, já é tarde.

Design Dolce sob imagem por Lordn em Canva

Outro ponto importante: é perfeitamente normal mudares o foco do teu negócio. Se o produto que vendes já não rende como antes, troca, querida! Não te prendas a algo apenas porque era o teu sonho inicial. Não faças isso contigo. Avalia o produto, o mercado e as necessidades dos teus clientes de seis em seis meses — ou, pelo menos, uma vez por ano.

Lembra-te: o empreendedor existe para trazer solução a um problema social (e lucro para si, calro), mas isso não significa criar um problema para si mesmo.

Brilha, inova, cria, busca aquela dose saudável de loucura e, meu bem — seja feliz empreendendo com amor!

Publicidade | Dolce Morumbi®

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Erica Paiva vive em Maputo, Moçambique e é bacharel em direito e tem uma atuação ativa na área de comunicação, cultura e no social. Considera a escrita uma forma de se comunicar com o mundo, levando suas reflexões acerca dos contrastes da sociedade em seu cotidiano. Seus textos buscam compreender a alma humana e, ao mesmo tempo, devolver-lhe um pouco de beleza, reflexão e esperança

Demais Publicações

Aroma, meu guia

Sinto odores a quilômetros de distância, tanto os que me encantam como aqueles que me nocauteiam

O poder de não precisar

Por que o amor que aprisiona não é amor?

Você já teve medo de viajar para algum destino?

Eu já, e vou contar para você o que eu senti e como foi quando eu cheguei lá

O Carnaval Brasileiro que dita moda e história

Mais que apenas uma festa, o Carnaval é um arquivo histórico, laboratório estético e manifesto coletivo

O preço de amar demais

Por que tantas mulheres se perdem de si dentro dos relacionamentos

Investigação sobre a cultura do autocuidado é tema do livro ”O culto do bem-estar”, de Rina Raphael

Obra de jornalista americana, que chega ao Brasil pela Editora Contexto, analisa os limites de um fenômeno cultural, respaldado por uma indústria que movimenta trilhões de dólares, que afeta principalmente as mulheres

Obra transdisciplinar revisa conceitos que moldam a compreensão do Eu

Beatriz Breves avança na investigação do paradigma vibracional ao demonstrar que a identidade humana se estrutura em padrões fractais

O mistério do talento entre intuição e genialidade

Uma reflexão sobre o talento humano que não se ensina, a intuição que guia nossas escolhas invisíveis e a genialidade que escapa a qualquer explicação

Na política não vence quem fala mais, vence quem se comunica melhor

Comunicação política não é improviso; é preparo técnico

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções