Skip to content
Apaixonada por vendas/comunicação. Especialista em PNL, ajudo profissionais a alavancaram suas vendas.

O ano não muda apenas quando o calendário vira

Design Dolce Morumbi sob imagem em Canva

O ano muda também quando nós mudamos o nível de decisão

É incrível como todo começo de ano traz uma energia silenciosa de esperança. A sensação de que agora vai. Que dessa vez será diferente.

Estava aqui pensando que o mais doido é que a maioria das promessas de Ano Novo não falha por falta de força de vontade. Elas falham porque foram feitas no nível errado.

Promessas são frágeis, são quase um desejo, mas a identidade é sólida.

O erro invisível que nem sempre a gente percebe é que quando dizemos, “esse ano vou vender mais”, “esse ano vou cuidar de mim”, “esse ano vou prosperar”, estamos falando do futuro, não do agora. E nosso cérebro ama empurrar os desejos para o futuro.

Na prática, continuamos fazendo tudo igual, os mesmos pensamentos, as mesmas conversas internas e o mesmo nível de exigência, e mesmo assim esperamos resultados diferentes. Infelizmente isso não é falta de disciplina, isso é falta de posicionamento interno. Motivação não sustenta resultado, mas posicionamento sim.

Design Dolce Morumbi sob imagem em Canva

Motivação é emocional, pode e vai oscilar.  Posicionamento é decisão, isso se mantém. Pense bem: alguma vez você procrastinou tanto, mas de uma hora para outra você decidiu e fez?

Mulher que prospera de forma consciente não se pergunta se está com vontade. Ela se pergunta se isso está alinhado com quem ela decidiu ser. E esta pergunta muda tudo. Muda o jogo.

Quando você decide quem você é, as ações começam a obedecer a essa decisão. O ponto de virada é a identidade antes da ação.

Existe uma pergunta simples, e poderosa, que separa quem apenas deseja de quem constrói. Se eu já fosse a mulher que quero ser em dezembro, o que eu faria diferente nas próximas 24 horas?

Perceba, não é sobre fazer tudo: é sobre fazer o próximo passo que pode ser e, provavelmente será, um pequeno passo, porém um muito importante. Talvez seja colocar limites onde hoje você se cala, cobrar o valor que você sabe que vale, organizar sua agenda como prioridade, parar de se explicar tanto, comunicar com mais clareza e menos medo.

Design Dolce Morumbi sob imagem em Canva

O ano ainda está começando, mas a decisão é agora.

As vezes esperamos o momento certo, mas mulheres maduras aprendem algo essencial: não esperamos sentir confiança para agir. A confiança vem depois da ação alinhada. Não esperamos clareza total, a clareza vem do movimento.

Então vou fazer um convite simples, mas transformador. Hoje, apenas hoje, vamos escolher uma coisa para fazer diferente, uma atitude que a versão futura de nós reconheceria como coerente. E bora (sic) fazer. Sem drama, sem promessa grandiosa, sem anúncio. Só com presença

Porque quando mudamos nossa postura, o ano, inevitavelmente, muda junto.

Bora (sic) fazer de 2026 o nosso ano.

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Mari Possidonio é especialista em comunicação estratégica, persuasão e Programação Neurolinguística aplicada a resultados. Com mais de 20 anos de experiência capacitando times comerciais e líderes, ela ajuda empresas e profissionais a vender mais, se posicionar melhor e influenciar com ética e intenção. Master Practitioner certificada pela The Society of NLP, Mari transforma comunicação — verbal e não verbal — em uma ferramenta prática de decisão, conexão e conversão. Seu trabalho é focado em desenvolver pessoas para que comuniquem com clareza, autoridade e presença, gerando impacto real nos negócios, nas relações e nos resultados

Demais Publicações

From Classic to Viral: Meet Letícia the Violinist Phenomenon

With over 7 million views on a single video, this artist from Espírito Santo reinvents the use of the violin and proves that music doesn't need labels

Do clássico ao viral: conheça o fenômeno Letícia Violinista

Com mais de 7 milhões de visualizações em um único vídeo, a artista capixaba reinventa o uso do violino e prova que a música não precisa de rótulos

A arte de escolher quem caminha com você

Valorizar mais os silêncios confortáveis do que as conversas forçadas

Quando a Inteligência Artificial precisa se explicar

Por que decisões automáticas já não podem ser aceitas sem transparência?

Filhos meus, um futuro melhor

Flores que não deveriam murchar: um apelo contra a exploração infantil

Reforma Tributária em foco

Com a chegada de 2026, é fundamental que empresários e empreendedores estejam preparados para as mudanças trazidas pela Reforma Tributária

E esse frio inesperado?

Eu como uma grande fã de caldos e sopas, já me preparo para esse momento

O diário secreto de Miss Marple

Aquelas anotações noturnas foram meu primeiro ensaio de investigação – mas não de crimes, e sim de mim mesma

A volta das férias

Com a volta das férias, é hora de retomar as rotinas de cuidado pessoal e se sentir renovada

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções