Skip to content
Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

O futuro do pão

Design Dolce Morumbi sob imagem em Canva

A panificação evoluiu muito e cada vez mais as pessoas conhecem a fermentação natural, os famosos pães de casca dura e alvéolos enormes

O jeito com que o brasileiro como o pão de cada dia vem mudando. Clássicos como pão francês na chapa jamais sairá de moda, mas o jeito como as novas padarias vem surgindo é diferente.

Após 2020, a panificação evoluiu muito e cada vez mais as pessoas conhecem a fermentação natural, os famosos pães de casca dura e alvéolos enormes.

Design Dolce Morumbi sob imagem em Canva

Aqueles que ficam horas fermentando e que só levam farinha, sal, água e levain. O sabor marcante, a maciez interna e casquinha crocante conquistaram o paladar e hoje esse tipo de pão vem se tornando referência do que é bom, natural e saudável.

O pão de fermentação natural é feito com o famoso levain: um fermento a base de farinha e água que leva dias para ser feito e uma vida para ser conservado e alimentado, e desse fermento natural é adicionado água, farinha e sal e claro muito tempo.

O levain ajuda na quebra das proteínas do glúten facilitando a digestão, ou seja é um pão que você come e não se sente pesado ou estufado.

Nosso famoso pãozinho francês
Design Dolce Morumbi sob imagem em Canva

O pão francês ou pão de sal nunca vai sair de moda, mas o que não podemos negar é que o conceito de padaria de fermentação natural vem crescendo e cada dia irá se expandir mais, à medida que as pessoas compreendem os benefícios e apuram o paladar.

E você, já provou um pão desses?

Ótima sexta, com café e pão quentinho!

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Dica de destino no Canadá

Meu único arrependimento em ter conhecido este lugar foi ter ficado apenas 3 dias

A moda como espetáculo cultural

O calendário global e o poder dos grandes eventos

Butantã Shopping promove aulas gratuitas de pilates e yoga

Iniciativa faz parte do “Projeto Viver Mais”, que oferece aulas quinzenais com foco em bem-estar e qualidade de vida

Toda mulher precisa saber disso!

O acordo interno que muitas mulheres fazem e não percebem: negociar com seus medos

A engenharia da conexão

Como a empatia estruturou minha liderança e destravou resultados

Novelas verticais ganham versão brasileira com “Sabor de Família”

Uma novela vertical que mistura emoção, tradição e conflitos familiares no formato que está conquistando o público mobile

O vazio dos sentidos e o teatro da virtude

Por que precisamos de uma plateia para validar nossa existência e como resgatar o gosto da vida fora do espetáculo?

O Diabo Veste Prada e muito poder

Nem sempre o salto alto é sobre moda. Às vezes, é sobre posicionamento.

“O autismo não tem cara”: Heitor Werneck denuncia psicofobia e capacitismo contra pessoas no espectro

Campanhas educativas, debates públicos e a escuta das próprias pessoas autistas são, segundo ele, caminhos fundamentais para construir uma sociedade mais inclusiva

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções