Crianças organizadas: parece mentira, mas é possível!

Luciana Lauria

Pensar que organização é um assunto só para adultos é um grande engano! Organização é um método que antevê uma ação e simplifica a vida.

Entenda primeiro que organizar é diferente de arrumar. Organizar é a lógica por trás da arrumação. Quando existe um processo de organização instaurado, arrumar é consequência.

Para ensinar isso para as crianças desde a mais tenra idade é preciso primeiro organizar o ambiente que essa criança vive. Desde o espaço físico à estrutura da rotina diária dessa criança deve estar bem elaborada e deve ser seguida. Crianças precisam de uma referência para seguirem. Horário para dormir, para acordar, para aulas, para brincar, para parar de brincar, para comer, banhar e todas as demais atividades.

Estando elas num ambiente ordeiro, fica mais fácil passar o conceito. É um exercício diário que terá reflexos na vida adulta. É um processo que deve ser insistido até que a criança tenha maturidade ou se perceba que ela entendeu como é a rotina e quais são as regras.

Estimular que ela guarde seus brinquedos após a atividade (até mesmo quando tiver colegas. Tiraram os brinquedos juntos devem guardar juntos). Quando ainda pequenos o objetivo não é exigir que deixem a estante de brinquedos parecendo uma vitrine de loja, mas sim, saber onde encontrar e onde guardar. Mostrar que as coisas estão no último lugar que deixaram.

Quando maiores (por volta de 7 a 8 anos) já podem ter ideia de que deixar de maneira arrumada também é importante. Além da ordem (que representa o local correto e funcional para o objeto) a arrumação colabora com o para o visual harmônico do ambiente.

E jamais use argumentos como: ou arruma sua cama ou não vai brincar! Organização não é castigo! Muito pelo contrário! É libertador!

Até a próxima!

Luciana Lauria é Personal Organizer por amor ao propósito da organização, casada, mãe de uma linda moça e moradora do Morumbi.
WhatsApp: +55 11 99381 2327
Você pode também saber um pouco mais desse universo em suas redes sociais.

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta