É possível ser feliz no trabalho? Pesquisa revela que 71% dos funcionários estão desengajados

Especialista em bom humor explica a importância da felicidade no mercado de trabalho

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Felicidade no trabalho é possível, explica especialista em neurociência
Imagem de Freepik

No dia 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. De acordo com o estudo “State of Global Workplace” da Gallup, em 2022, cerca de 71% dos profissionais estão desengajados com seu trabalho atual. Outro dado mostra que quase 60% dos trabalhadores estão no modo “Quiet Quitting”, ou seja, eles estão desmotivados e fazendo o mínimo em seu trabalho.

A especialista explica que a felicidade está associada a um ambiente de trabalho positivo que traz benefícios para empresa e colaborador. “Ser feliz no trabalho não significa que tudo ocorrerá bem, mas sim que o colaborador encontrará um espaço de respeito mútuo, com colaboração, apoio entre colegas, liderança e, principalmente, podendo contribuir significativamente para a felicidade própria e de outros“, conta Maryana com Y, humorologista (especialista em bom humor), pós-graduada em neurociência pela PUC-RS.

Design Dolce sob imagem de BraunS em Canva

Um profissional feliz e motivado proporciona inúmeros benefícios sociais e economicamente para a empresa. A especialista lista abaixo quais são eles:
Maior produtividade
Quando a equipe possui um ambiente colaborativo, uma gestão humanizada, benefícios e salários adequados, ele produzirá mais e com excelência em seu serviço. A tendência também é que a própria equipe se estimule e mantenha um bom humor.
Menor rotatividade de funcionários
Um dos grandes prejuízos econômicos e de retrabalho é o turnover. “Quando há um grande número de demissões, as empresas muitas vezes perdem excelentes talentos e, ao saírem, suas tarefas precisam ser redistribuídas, causando sobrecarga em outros colaboradores e comprometendo a qualidade do trabalho entregue”, afirma a especialista.

Design Dolce sob imagem de Jacob Lund em Canva

Boa reputação da empresa

Funcionários felizes são embaixadores naturais da companhia. Eles vestem a camisa, contam para os amigos e familiares que lá é um ambiente de trabalho, e efetivamente a empresa vai ganhando uma boa reputação. Por outro lado, funcionários insatisfeitos não só mancham a reputação, como também fazem com que outras pessoas não tenham vontade de um dia trabalhar no lugar.

Para que as companhias mudem essa realidade, é preciso se atentar às boas práticas de felicidade nos ambientes de trabalho. “Nesses meus anos atuando como especialista em bom humor, pude apresentar palestras motivacionais, treinamentos com colaboradores para proporcionar bom humor e bem-estar. Podemos presenciar melhoras significativas entre eles e a gestão. Precisamos entender que construir um ambiente com leveza é possível e necessário”, conclui a especialista.

Maryana com Y é humorologista (especialista em bom humor), pós-graduada em neurociência pela PUC-RS. É autora do bestseller SoftSkills, livro publicado pela Literare Books International, e também do Destrave sua Vida, lançado em 2023. Mary é palestrante, cerimonialista e também realiza treinamentos com foco em bom-humor. É uma das vozes importantes da Saúde Mental no Brasil, além de ser reconhecida por entidades importantes como a ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Curadoria por:

Colaboração da pauta:

Exclame.cc

Xanndi Poletto | [email protected]

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta