Skip to content

Crimes sexuais contra mulheres aumentam no Carnaval

Design Dolce sob imagem por Capuski em Canva

ONG Ficar de Bem atua no combate a qualquer forma de violência e outras violações de direito de gênero e oferece suporte a vítimas

O período de carnaval registra um crescimento significativo nos crimes contra mulheres e adolescentes impulsionado pela combinação de grandes aglomerações, consumo excessivo de álcool e a sensação de impunidade. Assédios, importunações sexuais, violência doméstica e feminicídios são algumas das ocorrências mais comuns neste período. 

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que, em 2024, o Brasil registrou mais de 78 mil casos de estupro, uma média de nove por hora. Do total, 67.820 vítimas são mulheres. O levantamento também aponta que, no mesmo período, 1.400 casos de feminicídio foram registrados em todo o país.

Diante dessa realidade, a ONG Ficar de Bem, organização que atua no combate à violência e na assistência a mulheres violadas em seus direitos, reforça a importância de medidas preventivas e de apoio às vítimas. “O aumento desses crimes, em especial no carnaval, reflete a cultura da impunidade e a naturalização da violência contra a mulher. É imprescindível que haja conscientização, fiscalização e punição rigorosa para os agressores”, afirma Melissa Terron, superintendente da Ficar de Bem.

Design Dolce sob imagem por Capuski em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

O assédio e a importunação sexual também são práticas recorrentes durante o carnaval e podem ser denunciadas, apoiadas na Lei de Importunação Sexual n° 13.718/2018, que prevê prisão para quem comete atos libidinosos sem o consentimento, ou seja, beijos forçados, apalpadelas, puxões de roupa, exposição de genitália em público e “encoxadas” são considerados crimes e passíveis de punição. 

Muitas pessoas ainda vêem essas atitudes como normais ou esperadas em meio à folia, mas elas representam uma violação do direito das mulheres à segurança e à liberdade”, ressalta Melissa.

Para apoiar mulheres que sofreram qualquer tipo de violência, a Casa da Mulher Paulista, projeto da ONG Ficar de Bem na região do ABC, oferece assistência integral, em parceria com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Juizados Especiais, Ministério Público e a Defensoria Pública. O espaço funciona como um centro de apoio para vítimas de agressões físicas, psicológicas e sexuais, garantindo atendimento sigiloso e acompanhamento jurídico e psicossocial.

O medo e a vergonha impedem muitas mulheres de buscar ajuda. Na Casa da Mulher, elas encontram um ambiente seguro, onde podem relatar suas experiências sem julgamento e receber o suporte necessário para reconstruir suas vidas”, comenta Terron.

Design Dolce sob imagem por Kleber Cordeiro em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

A Ficar de Bem reforça a importância da denúncia como forma de enfrentar a violência. “O silêncio protege os agressores e perpetua o ciclo de violência. Denunciar é um ato de coragem e um passo fundamental para que a justiça seja feita”, reforça a superintendente.

Vale destacar que a denúncia pode ser realizada pelos canais Disque 100, 180 ou 190, que direcionam as informações aos órgãos competentes, como a polícia ou o Ministério Público. Também é possível registrar a denúncia diretamente em uma delegacia ou em uma Promotoria de Justiça local. 

Após o registro da ocorrência, as vítimas podem ter acesso a medidas protetivas, acompanhamento psicológico, assistência jurídica e atendimento médico para profilaxia contra doenças sexualmente transmissíveis e, se necessário, interrupção da gravidez nos casos previstos em lei.

A segurança é direitos sociais das mulheres precisam de políticas públicas efetivas, fiscalização rigorosa e uma sociedade que se comprometa a não tolerar nenhuma forma de violência de gênero”, conclui Melissa Terron.

A ONG Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que há 36 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência. Fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Emílio Jaldin Calderon, a instituição atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com 18 projetos voltados para prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato na região do ABC, a ONG mantém parcerias com o poder público que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento, rompendo ciclos de violência e promovendo relações de cuidado e respeito. Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a instituição está pelo terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil.

@ficardebem

Publicidade | Dolce Morumbi®

Demais Publicações

Carla D’Elia explica como aprender inglês pode transformar carreiras sem apagar identidades

Aprender inglês pode ser mais fácil, interessante e inspirador do que imaginamos!

Fé, teimosia e militância materna rumo a uma nova página da vida

Quando o peso solitário de decisões que devemos ter na vida chega, a fé serve como alicerce e guia para lutar pela inclusão de minha filha e reescrever a rotina de toda a família

O poder do networking 360°

Entender que cada encontro, cada sorriso e cada troca pode ser o início de algo grande

Fábio Vieira cria emoções inesquecíveis que marcam casamentos

Em um mundo onde histórias de amor buscam seu palco, Fabio costura narrativas que celebram a união de forma emocionante e com muita alma

Ansiedade da performance é o novo colapso silencioso nas empresas

Especialista explica como identificar os sinais da produtividade tóxica e adotar técnicas de reprogramação mental para restabelecer o equilíbrio emocional no trabalho

Além das cotas: por que a inclusão de pessoas com deficiência precisa avançar?

Avanços em contratações e novas parcerias mostram progresso, mas a mudança cultural ainda é o maior desafio para empresas e sociedade

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

banner-podcast-qgestao-juliana-divulg-(a)-1-1
publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
tudo-comeca-voce-out25-pub-post-1-1
desperta-mulher-dolce-prazer
espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções