Existem comidas que são icônicas e vamos começar a falar dos clássicos mais amados do Brasil.
Quando alguém te pergunta, qual o petisco mais amado do Brasil, o que vem à sua cabeça? Eu só consigo pensar em coxinha!
Assim como toda comida tem uma história por trás, a coxinha não é diferente.
Há um boato (porque nem toda história conseguimos confirmar com certeza) de que a coxinha foi inspiração francesa através do chef Marie Antonie Careme, que coloca em seu livro uma receita de “croquete de frango”. Uma massa de batata com pedaços de frango em formato de peras. O que seria bem semelhante com que fazemos hoje.
No Brasil imperial no século XIX, conta-se que a cozinheira da Princesa Isabel fez um salgado para agradar o filho da princesa, que adorava frango, e como utilizou-se das coxas do frango desfiada, chamou-o de coxinha.
O que importa mesmo é que brasileiro é especialista em melhorar qualquer receita, não é mesmo?
Então, vamos a ela!

Coxinha
Massa:
- 1 xícara de água ou água do cozimento do frango
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher sopa de manteiga
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher chá de açafrão (se quiser a massa amarelinha)
Modo de preparo: em uma panela coloque a água, sal, açafrão, manteiga e deixe ferver. Quando ferver, coloque a farinha de uma vez e mexa rápido até formar uma massa. Deixe secando por 5 minutos ou até formar uma película no fundo da panela. Retire e sove a massa por 2 minutos na bancada e recheie. Faça bolinhas com a massa e amasse. No meio do círculo de massa coloque o recheio e una as pontas formando a coxinha. Passe no trigo, ovo e farinha de rosca, nesta ordem, para empanar. Frite por imersão em óleo quente até dourar.
Recheio:
- 500g de peito de frango
- Páprica defumada, açafrão, sal e pimenta a gosto
- 1 cebola em cubos
- 3 dentes de alho picados
- ⅓ de maço de salsinha e cebolinha picados
- Requeijão cremoso (opcional)
- Azeite e manteiga a gosto
Modo de preparo: na panela de pressão, coloque o frango e os temperos secos. Cubra de água e leve à pressão por 15 minutos. Após apitar, retire, reserve o caldo e desfie o frango. Em uma panela, coloque um fio de azeite e manteiga para dourar a manteiga e o alho. Após dourado, coloque o frango desfiado e refogue bem. Tempere com salsinha e cebolinha e, se necessário, mais temperos secos. Coloque o requeijão caso queira um recheio cremoso.
Quem aí vai de cozinha? E qual o próximo ícone brasileiro você quer ver por aqui? Faça seus comentário aqui ou nas Redes Sociais!
Excelente domingo!
Ainda não há comentários para esta publicação