Há refeições que são um verdadeiro deleite de sabor, algo tão simples, porém muito sofisticado como o Steak au Poivre precisa quebrar barreiras.
Por ser “empanado” na pimenta do reino, ele acaba sendo desvalorizado e com receio da maioria das pessoas em provar. O que poucos sabe é que, creiam ou não, ele não fica tão picante assim, a pimenta trás muito sabor e a picância é leve, acredite se quiser.
Criado entre os séculos XIX e XX, era comumente servido em bistrôs na França. Conta a lenda que o chef de cozinha ia empanar o filet mignon em farinha e acabou confundindo e usando pimenta do reino. O processo é muito simples na verdade.
Consiste em usar o filet mignon em medalhões, escalopes ou tornedor, que são tamanhos diferentes do filé mignon, variando de 60 gramas até 220 gramas. Se tempera com sal e pimenta do reino em grãos cortada grosseiramente na ponta da faca (como se fosse picar uma salsinha). Em seguida aquecer uma frigideira com azeite e manteiga e dourar a carne empanada na pimenta do reino. Depois de dourada pode-se flambar ou não com conhaque. Essa parte é opcional. Em seguida se adiciona creme de leite, e Carmo de carne (opcional também) e cozinhe por mais 5 a 10 minutos, dependendo do ponto da carne e altura do corte.
A questão é que a pimenta ajuda a dar sabor. Na primeira mordida sentimos uma leve picância e depois sabor de pimenta e carne. Por que algo tão simples, sem muitos temperos e preparações, nos permite sentir o puro sabor da carne bovina? Para quem é fã de carne, é um dos momentos mais prazerosos de um belo almoço ou jantar.
Quem vai se permitir provar? E tentar fazer em casa?
Espero que gostem! Até domingo que vem.
Foto por Chef Bruna Nascimento
Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.
Conheça seus perfis:
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!