Skip to content

Mulheres contam desafios que enfrentam no mundo do empreendedorismo

Design Dolce sob imagem por Dean Drobot em Canva

Preconceito de gênero ainda existe e é um dos principais problemas

Os dados mais recentes do Painel de Empreendedorismo Feminino, do Sebrae, realizado com informações da PNAD Contínua, do IBGE, apontam que até o último trimestre de 2023 um terço dos donos de negócios no Brasil era composto por mulheres, o equivalente a 10,1 milhões de empresas. O setor de serviços figura como uma das principais escolhas femininas para entrada no mundo dos negócios, com 55,83% das empresas.

Apesar deste cenário, certos estigmas ainda existem e são um obstáculo a mais para o empreendedorismo feminino. Kathia Alves, fundadora e CEO da VIP Solutions, empresa especializada em soluções de telefonia em nuvem, passou por situações embaraçosas até se impor como executiva na área de telecomunicações. “Como CEO de uma empresa do setor dominado por homens, enfrentei desafios significativos, incluindo o viés de gênero que dificultava o meu acesso a redes de relacionamentos, grupos de negócios e recursos”, afirma. Segundo ela, a preocupação com a forma de falar e de se comportar era constante para evitar que houvesse margem para alguma interpretação errada.

Flavia Mardegan, especialista em vendas e fundadora da Mardegan Transformation and Results, consultoria focada em ajudar empreendedores e gestores a aumentarem os seus resultados comerciais, não titubeia quando questionada sobre ter sofrido algum tipo de preconceito em sua jornada profissional. “Muitos! Eu me formei e comecei a trabalhar muito nova. Sofri preconceitos de várias formas: por ser jovem, o cliente tinha receio de entregar um projeto alto na mão de uma ‘menina’; e por trabalhar numa área comercial majoritariamente composta por homens. Eu era a única mulher de uma equipe de seis pessoas”, conta.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Design Dolce sob imagem por Pixels Effect em Canva

A empresária, inclusive, aderiu ao compromisso da equidade de gênero, um dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU, com metas para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem paz e prosperidade até 2030.

Para Beatriz Oliveira, especialista em experiências turísticas e fundadora da Pervoy Turismo, o seu maior desafio ainda é conciliar a maternidade com a demanda dos negócios. “Como mãe solo, posso dizer que é um grande desafio equilibrar a administração do meu negócio com a minha vida particular. Tenho uma boa rede de apoio e sei que isso não é a realidade de muitas das empresárias pelo Brasil afora. O que pesa muito é a sensação de termos que provar a todo momento que somos uma excelente profissional, provar o nosso valor para a sociedade”, relata.

Já para Renata Bottura, CEO da Muvita Coworking, empresa que oferece soluções para empresas e profissionais, a desigualdade de gênero é uma realidade no mercado de trabalho e pode ser esse o motivo que leva muitas mulheres ao mundo do empreendedorismo como forma de crescimento profissional. “O nosso esforço é muito maior para conquistar espaços em um mundo dominado pelo machismo estrutural. O assédio, a discriminação pelo gênero, o manterrupting, a pressão estética, as dificuldades com a maternidade e a informalidade no mercado de trabalho são somente alguns dos desafios pelos quais as mulheres passam em busca da equidade de gênero em seu espaço no mundo dos negócios”.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Design Dolce sob imagem por Andrea Piacquadio em Pexels

As empreendedoras seguiram na contramão do que revelam os dados do Sebrae, de que os segmentos de negócios nos quais existem a predominância de mulheres no comando são os setores de alimentação e bebidas, de beleza e cosméticos, de artesanato e vestuário. Porém, a maior presença de mulheres empreendedoras em setores antes vistos como majoritariamente masculinos, ou seja, serviços, comércio e indústria, já é percebida e celebrada. Com as competências sendo postas diariamente em xeque, as empresárias contaram com a resiliência para manter os seus negócios. Sobre o que diriam às mulheres que desejam empreender, as empresárias são unânimes ao afirmar que o mais importante é acreditar em si mesmas e ter confiança nas próprias habilidades e conhecimentos. O conselho que dariam é o de investir constantemente no desenvolvimento pessoal, buscando aprender e evoluir.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Demais Publicações

A verdade que nenhuma mãe solo deveria ignorar

Nossos filhos merecem crescer sabendo que foram defendidos em tudo o que era justo

Sua palavra vale!

Você tem se parabenizado por cumprir todos os compromissos assumidos?

Psicanalista aponta 5 sinais de prisão emocional e como mulheres empresárias podem se libertar delas

Além das dificuldades internas, barreiras impactam diretamente nos relacionamentos interpessoais e no desempenho profissional

A comida do futuro

O que vamos consumir em 2050?

A convergência entre ciência e espiritualidade no cuidado da saúde mental feminina

Uma escuta psicológica integral implica reconhecer que mente, corpo e espírito formam uma unidade indissociável

Comemoração de 250 anos de Jane Austen aquece o turismo na Inglaterra

A autora famosa autora é responsável por dar vida ao clássico "Orgulho e Preconceito", além de outras obras que fizeram muito sucesso em todo o mundo

Painel Dolce Morumbi

Butantã Shopping promove encontro de cães da raça golden retriever neste fim de semana

Com entrada gratuita, o Fim de Semana Pet conta ainda com feira de expositores especializados e evento de adoção com animais resgatados

41ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes tem tema de valorização da diversidade literária brasileira

O evento é aberto ao público e terá estandes editoras com foco em publicações infanto-juvenis; escritores brasileiros como Daniel Munduruku e Pedro Bandeira estão entre os destaques da feira

Contempoarte faz workshop de Desenho de Perspectiva

O workshop tem por objetivo desenvolver técnicas simples de representação da perspectiva para aprimorar seus desenhos

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
bingo-dia-das-maes-auroras-brasil-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
samsonite-12.03.25_11zon
publ-libresse-28.02.25_11zon
m.pozenato-publ-27.02.25_11zon
birden-publ-27-02-25_11zon
publ-neo-seguradora-24.02.25_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções