Você já pensou em fazer uma reforma em sua casa?
Quem nunca sonhou em fazer aquela reforma transformando um ambiente ou toda a casa em seu santuário sagrado? Receber bem a todos que entram nela pode ser uma experiência gratificante, tanto para o anfitrião quanto para os convidados.
Para tornar este momento especial, é importante planejar com antecedência e prestar atenção aos detalhe e principalmente ter muita paciência na hora de realizar a obra tão desejada. Em primeiro lugar você tem que estar ciente do quanto planeja gastar para isso, pois reflete em todos os itens que você deseja agregar ao seu imóvel; e nunca pense que está gastando dinheiro, considere que está agregando valores a ele para realizar seu sonho e seu conforto.
Isso é a primeira coisa que eu pergunto para meus clientes, para que fiquem cientes de que com a verba será destinada ao projeto, seja possível realizar seu sonho, do contrário, terá que investir mais dinheiro (não planejado) para que se possa chegar o mais próximo possível do desejado.
Contratar um profissional da área de arquitetura ou interiores nem sempre parece uma tarefa fácil. Empatia é importante porque nem sempre o que você vê na internet é possível fazer para seu projeto; possivelmente haverá adequações a serem feitas aos espaços e, consequentemente, elas comprometerão seu investimento e o seu desejo.
Cada etapa tem que ser pensada por que arquitetura ou interiores está presente somente naquele momento em sua vida: planejamento, execução e finalização, com diversas fases dentro de cada uma delas. O planejamento inclui projeto, orçamento e escolha de materiais. A execução envolve a preparação do terreno, fundação, estrutura, alvenaria, instalações (elétricas, hidráulicas, etc.), coberturas, revestimentos e acabamentos. A finalização inclui limpeza e entrega da obra.
Cada fase é distinta para cada tipo de projeto, o que envolve diversos profissionais em cada segmento, como por exemplo, o do profissional de design o qual deve ter uma profundo entendimento do perfil do cliente e um mútuo diálogo aberto e franco para que seja possível resolver problemas que poderão ocorrer no decorrer da obra.
Outro profissional que com o qual é preciso estar aberto ao diálogo é o pedreiro. Geralmente há estresse para que se cumpra prazos e traga boas soluções para o desenvolvimento do projeto, porém é uma mão de obra que tem que ser valorizada, ainda que os bons sejam bem difíceis de encontrar e contratar, pois estão têm sempre uma agenda lotada – justamente por serem bons.
Enquanto se realiza a etapa estrutural da reforma, o que às vezes pode parecer um filme de terror em sua vida por você tentar entender cada uma em que se está trabalhando, acontece a vem a parte em que começamos a realizar seu sonho: a decoração. Ela é o processo final, na qual temos que fazer escolhas que você terá que conviver por um longo período ou para sempre, e é preciso que seja bem pensadas para que não haja arrependimentos depois das escolhas e, principalmente, da aquisição dos itens de decoração.
Esta etapa ocorre desde a escolha das tintas que irão revestir suas paredes, dos móveis de marcenaria acoplados ao imóvel e dos soltos, entre outros elementos pessoais que vão expressar a sua personalidade ao ambiente.
Paciência deve ser considerada para esperar calmamente por algo sem se desespero ou estresse. E isso vai desde lidar com situações difíceis, resolver problemas complicados, até simplesmente aguardar um resultado.
Mesmo que se perca a paciência em algum determinado momento, procure cultivá-la para tornar sua reforma e projetos de vida mais leve. Convido a dar uma olhada na sequência das imagens para que possa ter uma boa ideia!
See You Soon!
Ainda não há comentários para esta publicação