Skip to content
Estilista, empresária de moda, consultora de branding para o mercado de luxo

Quando a moda se torna floresta na COP30

Design Dolce sob imagem por FG Trade em Canva

O desfile “Vestir Amazônia, reflorestar o clima – Desfile-Manifesto da Assobio pelo Bem-viver” apresenta 25 looks de 15 marcas associadas à ASSOBIO e marcas convidadas

Moda como linguagem política

Querido leitor e querida leitora, durante a COP30, que acontece em Belém (PA), um evento paralelo mostrou que o vestir também é ato político. “Vestir Amazônia, Reflorestar o Clima” transformou a Ilha do Combu em uma passarela viva, onde a moda falou a língua da floresta e o futuro ganhou novas texturas.

Organizado pela ASSOBIO (Associação Brasileira de Moda, Beleza e Sustentabilidade), por meio de seu Grupo de Trabalho de Moda e Beleza, o desfile/manifesto teve direção criativa de Sioduhi e apoio da Riachuelo.

Mais do que um show de estilo, o projeto foi um gesto simbólico: um convite a pensar o papel da moda na regeneração climática e cultural.

Desfile-manifesto pelo bem-viver

Com o título “Vestir Amazônia, Reflorestar o Clima Desfile/Manifesto da ASSOBIO pelo Bem-Viver”, o evento apresentou 25 looks de 15 marcas amazônicas e convidadas.

As coleções destacaram saberes tradicionais e experimentações com biomateriais, exaltando o potencial criativo e sustentável da região. Entre tecidos, fibras e pigmentos naturais, o desfile mostrou que a inovação pode nascer do encontro entre tecnologia e ancestralidade.

Cada look parecia trazer uma mensagem: “A floresta não é tendência. É permanência.”

Saberes que vestem o território

Mais do que uma apresentação estética, o evento se estruturou como uma celebração de identidades. A floresta amazônica, muitas vezes retratada como pano de fundo, tornou-se protagonista.

As marcas e criadores mostraram como é possível produzir beleza com responsabilidade respeitando os ritmos da natureza, valorizando comunidades locais e promovendo uma nova economia do vestir.

Do tingimento natural à pesquisa de materiais renováveis, o “Vestir Amazônia” evidenciou que moda e sustentabilidade podem coexistir quando se reconhece o território como fonte de inspiração e de saber.

Reflorestar o clima, reimaginar o futuro

Além do desfile, o projeto incluiu dois painéis temáticos sobre o futuro da moda feita com e pela floresta. As discussões trouxeram reflexões sobre como o setor pode contribuir para o equilíbrio ambiental e social da Amazônia e, por extensão, do planeta.

Em um momento em que o mundo busca soluções urgentes para a crise climática, o evento lembrou que reflorestar o clima também é reflorestar a imaginação.

Vestir a Amazônia é vestir uma ideia de futuro: um futuro em que moda, território e vida se entrelaçam com beleza, propósito e respeito; clássicos que nunca saem de moda.

Muito obrigada e até a próxima!

Design Dolce sob imagem por Filipe Frazão em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

Publicidade | Dolce Morumbi®

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Marlize Baierle é estilista e empresária de moda, iniciou sua carreira no mercado de luxo em Milão na criação de joias e roupas, especialmente com peças exclusivas para noivas e guarda roupas personalizados, com atenção voltada às tendências globais. Graduada em artes, destacou-se no sul do país como produtora de casamentos e eventos corporativos e hoje divide sua agenda entre Santiago, no Chile e São Paulo, atuando como consultora de branding e etiqueta corporativa com olhar e toque especial que buscam sempre a elegância e um diferencial de destaque no interesse de seus clientes.

Demais Publicações

Chá de revelação

O tema me fez lembrar um fenômeno recente que é a revelação de aspectos da vida privada nas redes sociais

Um amor que amadureceu na serenidade

Entre o planejamento sólido e a serenidade de uma decisão, Nayara e Lucas celebraram uma década de amor com um dia impecável e uma homenagem emocionante no Recanto Santa Rita

A mulher e o vestir como identidade histórica

Uma conversa delicada entre passado, presente e alma feminina

A realidade de viajar sozinha

Muitas pessoas têm medo, mas viajar sozinha pode ser libertador

O enlace inesquecível de Larissa e Daniel

Uma trajetória emocionante de um casal que encontrou no Recanto Santa Rita o cenário perfeito para o seu 'sim' mais esperado

A anatomia dos sentimentos em “Quando o Estômago Grita”

Através de uma escrita sensível, a juíza Eliete Fátima Guarnieri revela em sua estreia literária as múltiplas faces do desejo e da existência humana

O filtro de Narciso

A transformação da sabedoria clássica para o vazio digital

A beleza invisível do “dá pra fazer” na maternidade

Enquanto o mundo prega a ideia de que amor se mede pelo que se pode comprar, nós escrevemos um manual secreto onde amor se mede pelo que se pode transformar, improvisar e doar

As mesas que você escolhe determinam o jogo que você joga

Quem compreende o negócio não solicita convite: ocupa naturalmente seu lugar

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções