Significado reconstruído

por Paulo Maia

Para muitas mulheres, os dias 07 e 08 de março último poderão ser considerados um ponto de inflexão, uma virada no jogo, uma descoberta de seus próprios potenciais. Estes dias aconteceram em um final de semana no Novotel, no Morumbi, onde se realizou o evento “Mulher Absoluta: A reconstrução e significado”, conduzido por Ana Kekligian, fundadora da EBC – Empresa Brasileira de Coaching, idealizadora do Projeto Autoconhecimento para Mulheres e Master Coach de Desempenho da Vida. Cerca de 80 mulheres atenderam a um programa que variou de palestras a atividades nas quais tiveram a oportunidade de experimentar, entre jogos lúdicos e experiências táteis, não apenas suas expectativas quanto ao que aprenderiam dali, mas sobretudo, suas fraquezas, medos, ansiedades e incertezas. De tudo e delas mesmas, dentro de uma proposta que as deixavam completamente à vontade e tranquilas para adentrar à jornada.

O resultado não poderia ser melhor. Ou mais excitante. Ana, uma profissional de coaching muito experiente sabe que o ser humano funciona muito melhor quando se encontra em grupo de seus pares e que ele reconhece como referência. Somos todas iguais, ou melhor, “estamos todas na mesma sintonia”, parece ter sido esse o mantra do evento.

Nos depoimentos das participantes observa-se um ponto em comum na experiência: enxergar talentos e criar propósitos para fazê-los realidade. E chegar a essa conclusão foi necessário passar por um processo de reconhecimento de fraquezas, medos, vulnerabilidades e comportamentos que obliteram a iniciativa como a timidez, por exemplo. Mas como enfrentar tudo isso? E neste ponto que a competência e experiência da Ana chega para ajudar. Ela sabe que, especialmente no mundo feminino, emoção, carinho e atividades conjuntas em grupo são vetores que ampliam a visão e liberam aptidões e habilidades que muitas, até desconfiavam que tinham, mas, provavelmente, faltavam-lhes a confiança, que surge como uma força avassaladora e, finalmente, as fazem enxergar e reconhecer que podem muito mais do imaginam.

Cinara de Liz

Cinara de Liz, colunista de gastronomia da Dolce Morumbi (Comida Boa na Dolce), confessou que se sentiu um pouco intimidada no início das atividades, mas ao mesmo tempo, acolhida pelas pessoas ao perceber que não era a única a ter tais sentimentos e, por conta disso, libertou-se e “pôs tudo na mesa”, como propunha sua palestra, de forma que sentiu a importância de seu papel no que faz e para quem faz.

Outro depoimento importante dado à Dolce foi de Roseli Azevedo, dentista como profissão, mas que atualmente empreende negócios no mercado de cosméticos, ao dizer que reconhece nela a vocação e a disposição em conectar pessoas e ajuda-las em suas metas. Aliás, essa fora uma das palavras que ela usou para destacar o mérito do evento. Ajudar as pessoas a “trabalhar para seus sonhos, definindo suas metas e objetivos”.

 

Roseli Azevedo
Margarita MPG Santos

Margarita Santos, Coach de Vida e Analista Comportamental, intitulou o evento em “poder ir ao encontro de nós mesmas”. Comentou que em sua palestra, cujo propósito era “conectar pessoas com elas mesmas, com sua essência”, percebeu que só conseguiria se ela mesmo também se conectar-se com sua própria essência. E ao fazer isso, chegou ao reconhecimento de suas fraquezas, o que permitiu torna-la o que ela é hoje e o “porquê de escolher viver uma vida com significado, fiel aos meus valores e princípios”. Aliás, ela própria se descobriu uma profissional de Coaching ao reconhecer que possuía tal talento, quando passou por um processo de transformação orientando-se com a própria Ana Kekligian, que por fim, a convidou para apresentar sua experiência às demais no evento.

Há muito ainda que poderia ser falado e explorado sobre o evento e a experiência dessas mulheres. Histórias inspiradores de vidas que concluíram que, definitivamente, não estão aqui por acaso.

Quer saber mais sobre como a sua pode encontrar outros e novos caminhos? Busque conhecer o trabalho da Ana Kekligian na EBC.

Ana Kekligian

É Palestrante, Master Coach de Desempenho, Especialista Emocional e Especialista em Produtividade, orientada para a VIDA (Pessoal e Profissional) – com quatro certificações pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching): Professional & Self Coaching, Coaching Ericksoriano, Master Coach e Análise Comportamental. Possui certificação de Especialista em Inteligência Emocional pela SBIE (Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional) e Triad Certified Productivity Specialist, formada pela TriadPS.

Fundadora da EBC – Empresa Brasileira de Coaching e Idealizadora do Projeto Autoconhecimento para Mulheres, existente há três anos.

E acima de tudo é Mulher, Mãe, Filha, Esposa, Irmã, Tia…

E CEO DE SI MESMA!

Missão de Vida:

“Vivo o Coaching como filosofia de vida e minha missão é transformar vidas, através do autoconhecimento, para que as pessoas encontrem o sentido de suas existências e para que sejam mais felizes e realizadas.”

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta