Pizza, sinônimo de alegria!

Cinara de Liz

Como é gostoso pedir uma pizza! Tem vezes que até inventamos historinha dizendo que não temos nada para comer em casa que esteja pronto ou vai demorar muito para fazer. Uma daquelas desculpas que arrumamos só para pedir uma bela pizza. Então se você ainda não tem sua preferida na cabeça, poderá recorrer às redes sociais para buscar uma que caiba no seu bolso e que seja do jeitinho que você gosta.

Imagem por Alan Hardman
Imagem por Ivan Torres

São vários anúncios dizendo: “Temos a melhor pizza do bairro” ou “Não tem pizza melhor que essa”. Mas se for refletir sobre a questão, cada um tem suas preferências, assim como as pizzarias tem cada uma a sua proposta. Na minha opinião é impossível ter a melhor pizza, mas sim aquela que me agrada naquele momento. A minha preferida pode não ser a sua, então o ideal é respeitar a opinião de cada um, preservando o direito do outro ter sua própria experiência. Note algumas questões sobre pizza, parece até religião. Tem quem gosta de muito recheio, massa grossa, outros que preferem pouco recheio, massa fininha, leve ou bem torradinha. Tem quem não goste da crocância e prefira ela mais “pan” parecida com maciez do pão. E quem gosta de borda recheada então? Já viu a pizza vulcão? Várias pontas na borda em formato de vulcão lotada de recheio.

Existe um velho dilema da pizza no forno a lenha, esteira, a gás, elétrico, etc. Tudo isso rende muita discussão. Tem quem gosta de sempre reclamar e nunca está totalmente satisfeito por ter a satisfação de reclamar. Não gostou? Pula para próxima, um dia você encontra até mais de uma pizza que agrade seu paladar.

Imagem por Peter Bravo de los Rios
Imagem por Pinar Kucuk

O fato é que a pizza é algo simples. Uma massa a base e de farinha e água, molho de tomate e queijo, neste caso falo de uma pizza tradicional de muçarela. O que diferencia é a qualidade do queijo que cada pizzaria escolhe, pois, algumas marcas produzem mais salgadas, outras menos, outras derretem bem, outras parecem borracha. Se formos pensar que a muçarela é derivada do leite, que vem da vaca e nem sempre ela está de “bom humor”, digamos assim. Por isso é um grande desafio para as pizzarias manter o padrão de sabor, textura e qualidade, mesmo que use sempre a mesma marca. O mesmo se aplica aos embutidos como a calabresa, pepperoni, peru e outras opções. As calabresas artesanais costumam ser mais saborosas e variam um pouco o padrão. E o tomate? É um Deus nos acuda quando os tomates nos mercados estão verdes e precisa ser feito um molho fresco, bem vermelho e saboroso.

Fiz essa reflexão para nós consumidores termos um pouco de noção de como é a dinâmica da gastronomia no geral. Temos muitas pizzarias deliciosas no bairro e os cardápios costumam se dividir em pizzas tradicionais e as “diferentonas”. Agora me diz, qual o sabor de pizza que faz a sua cabeça? Que tal pedir uma pizza hoje?

Cinara de Liz é moradora do Morumbi e conhece muitos lugares para se comer no bairro.

Imagem destacada da Publicação: Designed by Freepik

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta