Organize sua rotina!

Luciana Lauria

Você sabe como fazer para que essa frase de apenas três palavras realmente seja eficiente?

Organizar é diferente de arrumar. Quando você perceber que faz muita coisa e quando olha está tudo uma bagunça é sinal que falta parar para organizar.

Organizar é criar a casinha ideal para as coisas terem um lugar para morar. Dentro de cada ambiente devem ser criadas casinhas que acomodem grupos de mesmos objetos ou pelo menos objetos que se complementem. Isso facilita manter a rotina de arrumação e diminui o tempo gasto para essas atividades e permite que seu funcionário ou você mesmo seja mais produtivo nessas e em outras tarefas.

Estando organizada a casa ou a empresa, é hora de estabelecer um cronograma de arrumação e limpeza.

Pegue um papel e caneta. Você vai elaborar um cronograma personalizado para sua casa ou empresa e vai seguir essa distribuição de tarefas ou delegar para funcionários se os tiver. Existem tarefas anuais, semestrais, trimestrais, mensais, semanais e diárias. Tudo depende do ambiente e do que se tem nele. Observe sua casa ou empresa.

Comece estipulando as atividades diárias de cada cômodo. Varrer (ou usar aspiradores verticais e robôs para isso), passar pano, recolher o lixo.

Tarefas semanais como a faxina geral, toca de lençóis e toalhas. Não precisa fazer tudo num dia só. Distribua lençóis na sexta e toalhas na segunda, por exemplo. Mas toda semana serão feitas, mesmo que em dias diferentes.

As mensais são aqueles detalhes mais específicos como uma varredura em busca de teias de aranhas, mosquitinhos mortos nos lustres, limpeza atrás de móveis mais pesados e uma vistoria nas gavetas que podem estar guardando papeis e coisas acumuladas desnecessariamente.

Semestralmente dê atenção aos filtros de água que precisem de troca do refil, lave as cortinas, tire edredons guardados para tomar sol ou mande para lavanderia, observe se fechaduras, dobradiças e maçanetas estão funcionando bem ou se precisam de alguma manutenção de lubrificação ou reparo.

Anualmente visite a pasta de documentos de contas pagas e de manuais e garantias. Não deixe passar para o próximo ano coisas que não tem mais utilidade.

Se você não tiver tudo isso num cronograma anotado facilmente deixará passar muita e coisa quando perceber terá um acúmulo gigante de tarefas.

Evite isso, distribua as tarefas e mande embora a procrastinação.

 Até a próxima!

Luciana Lauria é Personal Organizer por amor ao propósito da organização, casada, mãe de uma linda moça e moradora do Morumbi.
WhatsApp: +55 11 99381 2327
Você pode também saber um pouco mais desse universo em suas redes sociais.

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

banner-vinheta-dolce-jan21-(1)
banner-vinheta-dolce-jan21-(2)
banner-vinheta-dolce-jan21-(3)
banner-vinheta-dolce-jan21-(4)
banner-vinheta-dolce-jan21-(5)
banner-vinheta-dolce-jan21-(6)
banner-vinheta-dolce-jan21-(7)
banner-vinheta-dolce-jan21-(8)
banner-vinheta-dolce-jan21-(9)
banner-vinheta-dolce-jan21-(10)
banner-vinheta-dolce-jan21-(11)
banner-vinheta-dolce-jan21-(12)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta