Informação x Transformação

E o que acontece quando sabemos o que fazer e, apesar disso, não o fazemos? Esse é o momento em que nos sentimos culpados

Por José Aquino

Muito se fala que vivemos na era da Informação. É comum ouvirmos que a Informação é chave para o sucesso e que precisamos estar permanentemente conectados com o que acontece no mundo.

Antes de ser considerado um herege da vida moderna, quero deixar claro que a Informação é, sim, importante. E que pessoas mal-informadas não costumam ir muito longe em suas vidas.

Dito isso, faço uma pergunta: O que aconteceria com a sua vida, caro leitor, se você pudesse ter toda a Informação do mundo?

Na melhor das hipóteses, você poderia competir com o Google. Com a desvantagem de que não estaria inovando e teria que competir com uma marca bem estabelecida.

E sabe o que é pior? Se, por um passe de mágica, eu tivesse o poder de conceder a você toda a Informação do mundo, você passaria a carregar uma culpa enorme. Sim, culpa.

Somos seres pensantes e nos agrada imaginar que temos potencial, que temos o poder para fazer coisas.

Pode ser o poder de resolver um problema, o poder para criar algo novo, o poder de empreender um negócio, o poder para vender mais, o poder de liderar uma equipe e assim por diante.

O que alimenta essa sensação de que podemos fazer alguma coisa, é a Informação. Quando obtemos Informação sobre algum assunto, nos sentimos mais capazes de tratar dele. Desta forma, aumentamos a nossa sensação de poder.

Quantas vezes assistimos a uma palestra ou participamos de um treinamento e saímos com aquela sensação prazerosa de que “a ficha caiu”? Essa motivação é gerada pelo aumento do nosso potencial.

E o que acontece quando sabemos o que fazer e, apesar disso, não o fazemos? Esse é o momento em que nos sentimos culpados.

Imagine que você conheça alguém com problemas, por exemplo, na gestão do tempo. Ao receber Informação sobre como resolver a questão, essa pessoa vai ter a sensação de que a vida dela vai ser diferente, pois agora ela sabe o que fazer.

E sabe o que acontece? Se a pessoa não entrar em ação e não fizer algo diferente no curto prazo, em pouco tempo ela estará na mesma situação em que estava antes de receber a Informação. E se sentindo culpada por não conseguir sair do buraco.

A questão é que a Informação é apenas parte do processo. O que realmente faz a diferença é entrar em ação e alcançar a Transformação.

Transformação é mais do que mudança, Transformação é uma alteração no propósito, é uma alteração que afeta a essência.

Se serrarmos parte dos pés de uma cadeira, ainda teremos uma cadeira. Ela estará mais baixa, talvez esteja desnivelada, mas ainda é uma cadeira e o propósito de sua existência é que as pessoas sentem nela.

Se pegarmos um machado e cortarmos a cadeira em pedaços para fazer lenha, o propósito da cadeira mudou. Ela não existe mais para que alguém sente, seu novo propósito é alimentar o fogo.

Transformação envolve agir de modo diferente, envolve risco e envolve sair da zona de conforto. E obter cada vez mais Informação nos ajuda com as desculpas para não sair do lugar. Voltando ao exemplo da gestão de tempo, é como dizer: “Quando eu souber mais sobre como separar o urgente do importante, vou definir minhas prioridades e resolver minha vida”.

Ficamos viciados na sensação de que podemos mudar e deixamos de fazer as coisas que realmente fariam a diferença.

Existe alguma coisa na sua vida que poderia ser melhor? Busque Informação sobre como resolver. E, logo em seguida, entre em ação.

Faça as coisas de modo diferente e alcance a sua Transformação.

José Aquino é especialista em Estratégia, Vendas, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, fez carreira como executivo em empresas de diferentes segmentos, inclusive fora do país. Curioso por natureza e interessado em compreender mais sobre o ser humano, também estudou Psicologia Positiva, Neurociência, Coaching e PNL. É palestrante da Semana Global do Empreendedorismo, integrou o Comitê de Capital Humano da Câmara Sueca de Comércio, é autor de dezenas de artigos e é co-autor do livro “Coaching: grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional”.

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência para Marketing

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta