Organização corporativa

Luciana Lauria

É muito mais comum ver a organização ser abordada em projetos residenciais. Mas organizar é um processo que alcança pessoas onde quer que elas estejam!

Não seria diferente no mundo corporativo. Como uma empresa pode caminhar se não tiver o mínimo de organização?

A estrutura física e os processos bem-organizados são extremamente importantes para que os colaboradores fiquem focados em desempenhar suas funções.

O espaço físico deve estar sempre organizado. O tempo de cada profissional é precioso e deve ser usado para desempenhar bem suas funções. Ficar perdendo tempo procurando materiais ou ter ao seu redor um ambiente poluído, sem sinalização, sem manutenção como ar-condicionado sem revisões, portas quebradas, gavetas sem puxadores, falta constante de insumos pela ausência de controle ou compras desnecessárias terá como consequência um ambiente caótico, resultados nada satisfatórios, perda de bons funcionários (que não conseguirão permanecer num local assim), perda de clientes e prejuízos financeiros.

Estabeleça um controle de compras, de revisões e manutenções apropriadas para seu negócio. Algumas podem ter uma periodicidade muito espaçada e são fáceis de serem esquecidas. Liste bem cada detalhe para que nada seja esquecido.

Toda empresa precisa ter um fluxo de trabalho bem desenhado para que todo processo necessário para execução do serviço seja realizado com sucesso. Não importa a área de atuação ou quantas pessoas trabalhem, ser organizada é essencial!

Quanto mais claro e simples melhor para o entendimento e para que seja possível seguir. Rever tais processos periodicamente é muito importante também. Conforme a empresa muda, as tecnologias, os cargos ou qualquer outro fator se altere é sempre um bom alerta e boa oportunidade para mudar a organização que, até então fazia sentido. Ouvir colaboradores internos, externos e clientes também são excelentes fontes para avaliar se a maneira que a empresa está caminhando atende bem a todos.

Mais do que definir horários, cargos e funções uma empresa funciona como uma engrenagem de uma máquina: o encaixe perfeito possibilita o próximo passo!

Desenhe bem o plano organizacional da sua empresa para conseguir dar os passos necessários.

Até a próxima!

Luciana Lauria é Personal Organizer por amor ao propósito da organização, casada, mãe de uma linda moça e moradora do Morumbi.
WhatsApp: +55 11 99381 2327
Você pode também saber um pouco mais desse universo em suas redes sociais.

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta