Ações solidárias

Por Luciana Genaro

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera dos estudantes, dentre elas a participação social e liderança realizando projetos escolares e comunitários que objetivem a prática da solidariedade.

O conceito de solidariedade é bastante amplo, resumidamente é a capacidade de se compadecer com o sofrimento ou dificuldade do outro. Uma virtude humana com base nos princípios de igualdade, cooperação, coletividade e respeito.

Dessa forma, em sala de aula trabalhamos esse conceito nas situações diárias e principalmente na resolução das situações de conflito, sempre convidando-os a se colocar no lugar do outro e contribuir para que ambos superem as dificuldades.

Com a atual crise econômica no país, gerada pela pandemia do coronavírus, nossa escola intensificou as ações solidárias que já fazem parte do calendário escolar.

Essas ações consistem em doações para as famílias e instituições próximas da comunidade escolar, porém muito mais do que doar bens materiais, incentivamos nossos alunos a refletirem e entenderem que nem todas as pessoas têm as mesmas oportunidades e qual o nosso papel social no combate às desigualdades.

Trabalhamos com um objetivo em mente e estabelecemos com os alunos 4 etapas: reflexão, levantamento de metas, arrecadações e celebração.

Na primeira etapa, detalhamos os objetivos e as necessidades do público-alvo, procuramos sensibilizar os alunos de forma que a doação adquira significado, desenvolvendo valores como empatia, responsabilidade e  

A segunda etapa consiste em traçar metas de arrecadação, o ato de trabalhar com metas promovemos o diálogo, comunicação e envolvimento no projeto em busca dos resultados pré-estabelecidos. Durante o processo fazemos o acompanhamento dessas metas diariamente e ao término da cada ação.

Quando a meta da turma é atingida, celebramos. A celebração é escolhida pela turma, por votação, todos podem opinar e as ideias são votadas. Essa prática aumenta a confiança, autoestima e os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, principalmente a dopamina e serotonina.

Também nessa etapa os alunos são convidados a escreverem bilhetinhos e cartinhas que acompanham as doações.

Durante o semestre trabalhamos com três grandes ações, Páscoa Solidária, Drive thru solidário e Festa Junina solidária. Todas as arrecadações foram destinadas a instituições e a D. Carmem idealizadora do Projeto Praça Solidária.

Amanhã pode ser um bom dia para você praticar solidariedade, melhor ainda se for hoje! A solidariedade é um combustível para mudar o mundo, é a dor do outro doendo em mim. Quando você dá algo de coração a quem precisa, está na verdade transformando o mundo dessa pessoa em um lugar melhor. É na verdade um processo ganha-ganha, ganha quem recebe e quem doa!

Luciana Genaro é Professora Fundamental Anos Iniciais no Colégio Anglo Morumbi

@lugen24

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Comentários

  1. Obrigada! Você é inspiração sempre!

  2. Parabéns pela iniciativa se cada um de nós fazer uma pouquinho poderemos ter um mundo melhor , podemos fazer a Diferença todos os dias com pequenos gestos e tenho certeza que oq vc está plantando fará toda a diferença amanhã, parabéns Lu que deus abençoe vc e todos os envolvidos, parabéns por se preocupar com o amanhã de pessoas que vc nem conhece ❤️


Deixe uma resposta