Estes serão os passos mais marcantes de sua vida!

Na cultura, tradições são marcas que vão além de nos orientar sobre como agir no mundo civilizado. Indicam símbolos repleto de significados, e entre muitos deles, alguns estão em um patamar do sagrado e que, por isso mesmo, raramente questionamos ou nos opomos.

E algumas delas, fazemos também no deleite do protagonismo da ocasião e também para nos sentirmos parte de algo que é maior do que todos nós.

No mundo do matrimônio, ritos e signos são o que não faltam. Casamento é uma ocasião em que tudo deve ser pensado minuciosamente para não deixar nada de lado. Mesmo nas cerimônias mais modestas, há alguns ritos que não são relegados, muito pelo contrário, são vistos como imprescindíveis. Um deles, é o ritual de entrada da noiva.

Neste, música é fundamental para o ensejo. Ela evoca um pedido de silêncio para testemunharmos a entrada da noiva em direção a um passo importante e de profundo significado em sua vida. E quem a acompanhará até o altar, entregando-a ao seu futuro marido, num gesto de início de uma nova etapa da vida?

Esse é um momento que toca fundo em nossa alma! É, concretamente, um gesto magnânimo e, principalmente para a noiva, um momento de júbilo entre tantos outros que experimentará neste dia. E viva a modernidade e o coração e mentes das pessoas de algum tempo para cá, pois, este ritual, do pai levar a noiva ao altar, tem uma origem bem menos romântica e sentimental e muito mais fria e pragmática.

Sem especificar exatamente em que período se iniciou, pois há muita controvérsia, mas pelo menos na cultura ocidental, o casamento, inicialmente, era arranjado. As famílias querendo manter suas posses através de gerações ou mesmo intencionando ganhar ou fortalecer prestígio e poder, decidiam com quem seus filhos deveriam se casar.

Em muitos casos, o significado era mesmo de possessão. Ali, se entendia que a filha deixava de ser propriedade do pai e passava a ser do marido. E, além de selar o contrato entre as famílias, claro, a presença do pai intimidava o noivo para que ele evitasse fugir ou se recusasse a casar.

Afortunadamente para todos nós, em dias atuais, criamos novos significados que tocam nossas emoções mais fundo e podemos assim celebrar, na verdade, a demonstração de carinho, respeito e orgulho do pai ao levar sua filha para uma nova etapa de sua vida. E dela, a certeza de um amparo e aceitação vinda do pai sobre sua escolha com quem decidiu se casar e, como ele um dia decidiu, constituir uma família.

Hoje vemos diversas cerimônias que outras figuras importantes na vida da noiva a levam ao altar. Muitas vezes até pela falta do pai, outrora falecido. Desde irmãos até padrasto ou seu futuro sogro; um tio, padrinho, amigos mais íntimos e, sem diminuir nada a importância, significado e a emoção, figuras femininas como a mãe, irmã, tia, amigas. Há casos em que a noiva prefere também entrar sozinha. Afinal, o momento é dela e, portanto, em tempos modernos e livres, ela decide como quer fazer e assim, definir o que o seu gesto representa.

Agora, independente de acompanhada ou não, a entrada da noiva é, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes do evento todo. É como se o tempo e o mundo todo parasse para testemunhar o acontecimento mais importante naquele momento.

Podemos até tentar, mas sequer conseguiríamos chegar perto do que pode estar se passando na mente e no coração da noiva, naqueles preciosos minutos que seus passos a levam para sua nova e grande etapa da vida.

Este artigo é um oferecimento  do Recanto Santa Rita

Marlene Vargas Mairena Lutfi

Há 28 anos surgia o Recanto Santa Rita, local idealizado pela proprietária e diretora executiva Marlene Vargas Mairena Lutfi, que através de muito trabalho e dedicação, fez de seu sonho a realidade de muitos casais. Hoje o Recanto é referência no mercado de eventos para casamentos. Privilegiado por sua localização, atende os mais diversos e exigentes públicos, da grande São Paulo e litoral paulista, realizando casamentos, bodas, festas de aniversário e eventos corporativos. Cada evento recebe uma identidade diferente para que cada momento seja único. Com magia, profissionalismo, excelência e sofisticação o Recanto traz tranquilidade, requinte e segurança para quem opta em casar-se no campo, com infraestrutura que se adequa a qualquer clima, podendo acontecer em dias de sol ou com chuva, com três opções de altar. Seja sobre o deck da represa, no altar da piscina atravessando a passarela de cristal ou sob a cúpula. O Recanto faz os sonhos dos casais se concretizar atendendo com uma equipe altamente treinada e especializada. Tudo acompanhado de cardápios personalizados, assinado por chefs renomados e uma decoração impecável que nos faz transportar para um cenário de cinema.

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!