Colégio Franciscano Pio XII investe em geração de energia solar e ensina boas práticas de sustentabilidade

Em funcionamento desde agosto de 2021, a usina fotovoltaica Pio XII tem capacidade de geração de 269 kWp (quilowatt pico), com produção média mensal de 20 mil kWh; compromisso do Colégio com o meio ambiente é um dos princípios da filosofia franciscana

Imagem cedida pelo Colégio Franciscano Pio XII | Divulgação

Alinhado às agendas ambientais do Brasil e do mundo e inserindo a temática ESG na escola, o Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, instalou painéis solares para geração de energia limpa e renovável, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e os impactos ao meio ambiente, além de mostrar à comunidade escolar a importância da preservação de recursos naturais e incentivar a consciência ecológica nos alunos. Hoje, o Colégio produz toda a eletricidade que consome.

De acordo com a direção da instituição, a usina fotovoltaica Pio XII busca garantir autossuficiência no consumo e é um projeto que faz parte dos pilares de sustentabilidade da instituição, inspirado nos valores franciscanos de valorização da vida e da natureza. “O uso de energia limpa segue o lema franciscano de cuidado à natureza e essa inovação ajuda os alunos a serem responsáveis com o meio ambiente”, diz Fátima Lopes dos Santos Miranda, diretora do Colégio Franciscano Pio XII. “Com nove meses de implantação, a iniciativa evitou a emissão de 62,7 toneladas de gás de efeito estufa, o que equivale a aproximadamente 1.900 árvores plantadas”, avalia.

Imagens cedida pelo Colégio Franciscano Pio XII | Divulgação

De agosto a dezembro de 2021 foram gerados 71 mil kWh. Já nos três primeiros meses de 2022 foram gerados aproximadamente 90 mil kWh. Para se ter uma ideia, o consumo médio de uma residência no Brasil é de 165 kWh por mês, ou seja, a energia que é gerada pela usina do Colégio Franciscano Pio XII seria suficiente para abastecer cerca de 120 casas. A energia excedente é injetada na rede da concessionária e fica acumulada para uso futuro no próprio colégio ou em outras unidades escolares das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus.

A usina fotovoltaica Pio XII também é utilizada como ferramenta pedagógica e permite aos alunos conhecer de perto o processo de geração de energia limpa. “Os estudantes conhecem na prática como é o funcionamento e como a energia é produzida”, finaliza a diretora do Pio XII.

Veja, nos dois vídeos seguintes, uma panorâmica das instalações do Colégio:

Fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana, o Colégio Franciscano Pio XII trabalha há mais de 65 anos desenvolvendo líderes como agentes de transformação social, unindo conhecimentos acadêmicos e formação humana. Instalado em uma área de 179 mil metros quadrados com trechos de Mata Atlântica preservados, o Colégio tem infraestrutura completa voltada para a qualidade de ensino e conta com projetos inovadores na área da educação, como Middle e High School; programa bilíngue; educação financeira; educação socioemocional; laboratório maker; uso de tecnologias em sala de aula; entre outros.

Colaboração da pauta:

COMMUNICA BRASIL

Marcela Martinez
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta