Adquirir imóveis abandonados é um investimento atrativo?

Segundo especialista, é necessário levar em conta diversos fatores, como custo de reforma, invasão, criminalidade na região, entre outros pontos

A venda de um imóvel abandonado pode significar a resolução de um grande problema para o vendedor, uma vez que deixa de ter a obrigação de arcar com os custos do local. Para o comprador, é possível negociar o valor para que fique abaixo do preço do mercado, o que pode, muitas vezes, representar um investimento assertivo.

Dados do Plano Municipal de Habitação indicam que a cidade de São Paulo possui 1.385 imóveis ociosos, abandonados ou subutilizados em terrenos vazios. Para Nathan Varda, head da Propdo, proptech israelense especialista em análise de preços de propriedades e especializada no mercado brasileiro, “entrar nesse mercado requer atenção, a fim de se fazer um negócio atrativo, seja na hora de comprar ou vender. O trabalho de avaliar um imóvel abandonado difere de uma casa comum, pois é necessário avaliar o tempo de abandono, se foi ou ainda é local de moradia indevida, custos de reforma e se é possível ainda morar naquele lugar”.

Varda explica que “há muitos fatores a serem avaliados antes de se ter uma resposta segura. Avaliar se a casa possui pessoas morando indevidamente nela, se é a única casa abandonada na região e qual o índice de criminalidade nas proximidades. Essas são apenas algumas das questões”. O especialista ressalta, ainda, que “a invasão é um grande risco para qualquer comprador, por isso, poucos profissionais e investidores lidam com esse tipo de negócio. Trata-se de um problema que pode reduzir em mais de 50% o valor do imóvel”.

Outro fator a ser considerado é que imóveis abandonados podem afetar os preços de outras propriedades, mas existe uma variação entre os bairros. “Em São Paulo, em algumas localidades no centro da cidade, é comum essas propriedades afetarem os preços dos imóveis próximos. Em outras áreas, como Higienópolis, não percebemos o mesmo impacto. Isso varia bastante de região para região, mas é um fator que deve ser levado em consideração na hora de se investir em propriedades vizinhas”, completa Varda.

Divulgação

Criada em 2020, em Israel, a Propdo é uma empresa que fornece soluções em software para tomada de decisão no mercado imobiliário e que utiliza inteligência artificial. Com base em centenas de fontes de dados, incluindo registros financeiros, localização, transportes e planejamentos urbanos, a empresa consegue prever com exatidão o desempenho atual e futuro de imóveis residenciais na cidade de São Paulo. A proptech, com bases na Europa e Nova Iorque, angariou US$ 5 milhões junto a investidores, como a Doral Renewable Energy Resources, para combinar tecnologia e experiência no setor imobiliário e estabelecer soluções para as dores e desafios, fornecendo ferramentas para a tomada de decisão dos players do mercado. Hoje, a tecnologia tem 99,6% de precisão nas estimativas realizadas em Israel, sucesso que deve ser repetido no Brasil.

Colaboração da pauta:

CDI Comunicação

Henrique Andrade Souza | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta