Prevenção de acidentes nas férias

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Gabriela Fontenla e Luciana Oliveira

As férias escolares são momentos esperados para descansarmos da nossa rotina, passear ou, simplesmente, desacelerar. Nesse período, é natural que a rotina se modifique um pouco, também entendemos que cada família terá sua dinâmica, dentro ou fora de casa. Acreditem, mesmo assim, vale relembrar alguns pontos de atenção, para podermos mesclar a DIVERSÃO com a ATENÇÃO. Falaremos de pontos tão importantes e, ao mesmo tempo, rotineiros os quais entendemos que, de tempos em tempos, precisamos ler e relembrar.

Um acidente pode ocorrer em diversas ocasiões e de diferentes formas, independentemente do local onde as pessoas se encontram. Por isso, prever os riscos, aos quais podemos estar sujeitos, é de extrema importância. Preparamos com bastante carinho alguns lembretes para nossas férias divertidas e seguras. 

A primeira dica sobre hidratação vale para toda a família, já que, neste período de férias, o verão acompanha a maioria das nossas atividades. Porém, especialmente durante a infância, é muito comum que as crianças  se esqueçam, ou, até mesmo, não tenham o conhecimento da  importância da ingestão de líquidos. E  esse é  um dos principais pontos que devemos ficar em alerta, pois, com a mudança de rotina  e o lazer sendo o principal foco das famílias, as brincadeiras intensas, e o calor excessivo, podem ocasionar  a perda de líquidos em nosso organismo, os quais é preciso repor, já que as consequências de um quadro de desidratação pode acontecer, e é de fundamental importância que os  pais e/ou responsáveis ofereçam a ingestão de líquidos, como sucos naturais, água de coco  e fiquem atentos aos sinais de desidratação que são eles : olhos secos, choro sem lágrimas, ausência de saliva embaixo da língua, lábios secos e urina mais concentrada. Então, não vamos esperar a sede aparecer, vamos nos hidratar naturalmente várias vezes ao dia!

A segunda dica é o cuidado com a exposição ao sol ou a temperaturas quentes. A insolação é quando uma pessoa fica exposta demasiadamente ao Sol. Os sintomas podem incluir intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura; temperatura do corpo elevada; pele quente, avermelhada e seca; extremidades arroxeadas e inconsciência (desidratação e queimaduras).

Mas atenção, mesmo sem estar diretamente exposto ao sol, é possível ter intermação (hipertermia), sabe quando ficamos embaixo do guarda-sol? Nesse momento, a areia reflete o sol e, desse jeito, aumenta a temperatura da pessoa pelo calor, não pela exposição direta ao sol. Nesse caso, a pessoa não queima, mas assa. Os sintomas são idênticos ao da insolação. Assim, aproveitamos para ressaltar o uso dos protetores solares e bonés na exposição ao sol, que, além das queimaduras solares, podem ocasionar as desidratações. Por isso, adotar estratégias preventivas é diversão garantida.

Já que estamos falando de sol e verão, a terceira dica relaciona-se à prevenção de afogamentos. Seja em piscinas ou praias, está evidente a importância da orientação preventiva nesse sentido. Infelizmente, são muito comuns em nosso país e acontecem, em sua maioria, na frente de amigos e familiares que poderiam evitar ou ajudar, mas que, por inteiro desconhecimento, não sabem como prevenir ou agir, sendo, muitas vezes, as causas principais desses incidentes na água.

Então, é importante difundir conhecimentos sobre as diversas formas de prevenção por meio de dicas simples e de fácil aprendizado, mas que fazem toda a diferença entre a vida e a morte de quem gosta de se banhar. As prevenções aos afogamentos incluem ações baseadas em advertências e avisos aos banhistas, a fim de evitar ou ter cuidado com os perigos relacionados a lazer, trabalho ou esportes praticados na água. Necessitamos ter atenção constante nas crianças, qualquer descuido pode ser muito desfavorável; estipule regras rígidas de segurança para os pequenos, pois ajuda a evitar acidentes; nunca deixe a criança monitorando outra criança, esta é uma tarefa dos adultos, nade em local com guarda-vidas e pergunte onde é mais seguro; nade sempre acompanhado; use o colete salva-vidas em pescarias, embarcações ou em áreas de risco; crianças com boias NÃO é certeza de segurança, fiquem atentos.

Sugestão para família, crie um revezamento familiar para cuidar dos pequenos, assim todo mundo se diverte com segurança. Vale também se atentar aos ralos de piscinas, sugadores, e uso de cabelos presos nas piscinas (cabelos longos). Ah! E não poderia esquecer, cuidado com mergulhos em lugares rasos.

A ideia é que possamos aproveitar as férias com segurança, que todos possam comentar ou compartilhar com conhecidos esta leitura informativa, relembrando cuidados dentro da nossa rotina, mas que precisam ser revistos.

Boas férias a todos e continuem se divertindo!

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Profa. Gabriela Fontenla é Professora de Educação Física, Doutora em Educação e Mestrado em Ciências da Reabilitação Neuro-Motora no Colégio Anglo Morumbi

Luciana Oliveira é responsável pelo Ambulatório da Educação Infantil no Colégio Anglo Morumbi

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Ponte do Morumbi, Rio Pinheiros, São Paulo
Imagem por NunysBR, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta