Tratamento de obesidade com medicamentos também exige mudanças na alimentação e no estilo de vida

Médico Nutrólogo reforça a importância do processo de emagrecimento saudável baseado na reeducação alimentar para evitar o reganho de peso

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos problemas de saúde mais graves da atualidade. Há mais de 2 bilhões de pessoas acima do peso no mundo e a estimativa é de nos próximos anos, boa parte delas sofreram prejuízos na sua saúde, ocasionados pelo excesso de gordura corporal.

No Brasil, os números apontados pela Pesquisa Vigitel 2021 (Abril, 2022), revelam que a incidência do excesso de peso (IMC alcança valor igual ou superior a 25 kg/m²), nas capitais brasileiras, foi de 57,2%, sendo maior entre os homens (59,9%) do que entre as mulheres (55%). E as estimativas apontam para que 1 em cada 3 brasileiros sejam obesos (IMC maior que 30kg/m2) até 2030.

O excesso de peso é um fator de risco para uma série de doenças, como hipertensão, diabetes, alguns tipos de câncer, por conta do processo inflamatório que o tecido adiposo gera no corpo. Muito mais do que uma questão estética, a obesidade e sobrepeso é um problema de saúde pública pois diminui tanto a qualidade como a expectativa de vida.

Assim, é com esperança e boas expectativas que observamos novos medicamentos para o tratamento da obesidade serem desenvolvidos e colocados à venda no mercado nos últimos anos. Eles são mais uma ferramenta importante para beneficiar a saúde dessa enorme população que sofre com essa patologia.

Divulgação/Herbalife Nutrition

Porém é muito importante salientar que a obesidade é uma doença com múltiplas causas, assim, esses fármacos devem ser prescritos por um médico capacitado, juntamente com orientações para que o paciente faça mudanças tanto na alimentação bem como em todo o seu estilo de vida. Somente assim será possível obter resultados desejáveis e duradouros. Nesse sentido, o médico nutrólogo especialista em obesidade e controle do peso, Dr. Nataniel Viuniski, Membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition, ressalta a importância de adotar uma dieta saudável e exercícios físicos durante o tratamento, para obter benefícios para a saúde, a curto, médio e longo prazo.

Portanto, alimentos saudáveis e nutritivos bem como um programa de exercícios físicos devem ser pilares básicos do tratamento, juntamente com a utilização dos medicamentos. “Nesse sentido, algumas estratégias nutricionais podem ser utilizadas, juntamente com um programa que promova o estilo de vida saudável e ativo. Entre elas estão os shakes proteicos para o gerenciamento de peso”, coloca Viuniski.

Por serem formulados com uma composição equilibrada de nutrientes (proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais) e com calorias controladas, podem substituir até duas das três principais refeições do dia.. Os shakes substitutos parciais de refeição são considerados uma excelente ferramenta para pessoas com uma rotina corrida, evitando que elas recorram ao fast food e a outros alimentos altamente calóricos quando não têm tempo para preparar refeições nutritivas. “Os shakes fornecem cerca de 200 kcal por porção, quando preparados conforme o rótulo, facilitando o planejamento da dieta”, explica o nutrólogo.

Segundo Dr. Nataniel, para um melhor controle de peso e mais benefícios para a saúde, a associação dos medicamentos recentemente aprovados para o tratamento da obesidade, prescritos por um profissional capacitado, juntamente com a utilização dos shakes proteicos (substitutos parciais de refeição) pode ser útil também nas seguintes situações:

Ao iniciar o tratamento medicamentoso – A ação sinérgica do remédio com um alimento rico em proteína e com calorias controladas certamente irá auxiliar nos resultados como um todo.

Na preservação da massa muscular – Muitas pessoas reduzem de peso às custas da diminuição tanto da porcentagem de gordura corporal quanto da massa muscular, o que não é vantajoso para a saúde. Usando um shake proteico juntamente com um programa de exercícios físicos, a redução da gordura é otimizada enquanto a massa muscular* é preservada ou muitas vezes, aumentada.

Manejo dos efeitos colaterais – É bastante comum queixas de vômitos, náuseas e alteração do hábito intestinal quando certos medicamentos modernos para obesidade são utilizados, principalmente quando ocorre a ingestão de alimentos muito calóricos ou gordurosos. Por isso, consumir alimentos balanceados, como os shakes proteicos, podem ajudar no processo de adesão ao tratamento.

Na fase de interrupção da utilização do medicamento – Depois de certo tempo usando esses fármacos, o indivíduo pode atingir o peso desejado e interromper o seu uso. Caso ele não passe pelo processo de reeducação alimentar, o ganho de peso perdido pode acontecer. Ao incorporar a estratégia de substituir uma ou duas das principais refeições pelo shake proteico e adotando o estilo de vida saudável e ativo, é possível manter o peso adequado de forma saudável.

*Os resultados podem variar de acordo com a resposta metabólica de cada organismo e o uso adequado dos produtos. Os produtos da Herbalife Nutrition não são destinados ao tratamento, prevenção ou cura de qualquer tipo de doença. A Herbalife Nutrition apoia e incentiva a adoção de um estilo de vida ativo e saudável aliado ao uso adequado dos seus produtos.

Dr. Nataniel Viuniski é Médico Nutrólogo, Pediatra CRM RS 16943, Mestre em Nutrição e Alimentos, Promotor do Estilo de Vida Saudável e Ativo. Atuação nas áreas de Nutrologia Clínica e Controle do Peso. Autor dos livros: ‘Ali…Mente…Ação’ e ‘Obesidade Infantil – Um Guia Prático’, e também de capítulos de livros técnicos, bem como de diversos textos para a comunidade científica. Graduado em Medicina pela UPF (Universidade de Passo Fundo – RS). Pós-graduado em Pediatria pelo Hospital Infantil Conceição de Porto Alegre (RS). Título de Nutrólogo pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrição). Docente da pós-graduação da Faculdade FUTURA (PR). Ex-Coordenador Nacional do Programa Escola Saudável. Membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition desde 2004.

A Herbalife Nutrition é uma empresa global que vem mudando a vida das pessoas por meio de produtos de nutrição e oportunidade de negócios para seus Consultores Independentes desde 1980. A Empresa oferece produtos de alta qualidade e respaldados pela ciência, comercializados em mais de 90 países por Consultores Independentes que fornecem orientações individuais e uma comunidade de apoio inspiradora para a adoção de um estilo de vida mais saudável e ativo. 

Para mais informações, visite o site da Herbalife Nutrition.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Comentários

  1. Olá Dolce Morumbi adorei seu conteúdo.
    Programa de reeducação alimentar ajuda mais de 75.000 pessoas em 7 países nos últimos dois anos, que precisavam reduzir drasticamente suas gorduras corporais em poucos dias.


Deixe uma resposta