Influencers ou entertainers?

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

Nem tudo o que se vê é a realidade e não se deixe cair no velho conto da compra do gato por lebre

Uma seguidora do Instagram me enviou um tutorial indagando se a técnica de aplicação de base no vídeo daria certo. Tratava-se de uma influenciadora americana e conhecida que sobrepunha camadas de base no rosto com as mãos, espalhando de maneira desarranjada e aflitivamente rápida, totalizando mais de vinte camadas de base.

Ainda impactada pela visão de um rosto irreconhecível e beirando o de um extraterrestre, eu prontamente respondi que não!

Não, mil vezes não – além dos perigos com o excesso de base na pele, a argamassa descomunal iria derreter em instantes, craquelar, sem mencionar a bizarrice da “técnica” em si.

E não é que esse tutorial viralizou e em pouco tempo e eu tive o desprazer de assistir à vários influenciadores imitando o vídeo como sendo algo prático e genial e ainda por cima seguidos por um batalhão de espectadores repetindo o mesmo espetáculo alienígena?

Outro exemplo que explodiu na semana passada foi o de outra famosa maquiadora estrangeira que, com o propósito de vender maciçamente uma máscara para cílios de uma marca mundialmente famosa, utilizou-se de um filtro de cílios falsos com o objetivo de encantar os seguidores e os induzir a consumir freneticamente a tal máscara.

O tiro saiu pela culatra.

Uma multidão de make-up artists desmascarou a inglesa com mais de 14,6M de seguidores, posicionando a polêmica dos falsos cílios no topo dos grandes babados da semana no mundinho das cores.

Então, minhas bonitas, vamos esclarecer de uma vez quem são os influencers e os seus benefícios e malefícios.

O Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo na internet e nas redes sociais.

Portanto, imersos nessa realidade conectada, o impacto dos influenciadores digitais no mercado é inegável. A abordagem que é utilizada para desenvolver ações de venda e divulgação de produtos é perfeita justamente por conta da relação de confiança e do seu poder de instigar decisões em seus seguidores.

Parte desse sucesso tem a ver com o fato de que os influenciadores de marketing são pessoas reais, gente como a gente, fator que aumenta mais ainda a confiança do consumidor e a credibilidade da mensagem que a marca deseja passar.

Ok, já estamos cientes de que eles ganham o pão de cada dia patrocinados por marcas, mas o trabalho é árduo: criação de conteúdo diário, tutoriais, edição de vídeos, estar sempre atualizado com as novas tendências, cativar o público, além da concorrência exponencial.

 Eu diria que a tarefa não é tão simples assim.

O lado bom, aliás admirável, é que eles podem se utilizar do poder de influenciar o público para boas ações, como o youtuber que arrecadou uma quantia considerável para ajudar os pacientes deficientes de uma instituição de caridade. Outros auxiliam com finanças, animais, ecossistema, bem-estar mental e físico.

Quanto ao mercado da beleza, nem toda influencer é maquiadora e vice-versa.

Isto posto, precisamos estabelecer um Tratado de Tordesilhas:

De um lado há uma maquiagem com conteúdo educacional – inspira que você a faça e possibilita que você alcance algo parecido, com a preocupação quanto a saúde da sua pele, a sua faixa etária, além da própria aceitação defronte ao espelho. Mas nada impede que a maquiadora siga os padrões atuais de marketing digital e brinque com os conteúdos, senão ela corre o risco de cair no ostracismo, já que um tutorial puramente didático pode ser monótono e ultrapassado. Sim, pode-se e deve-se estar sempre atual, desde que o formato não fuja dos padrões da normalidade e verossimilhança.

O outro lado da fronteira é território dos influencers, que fazem exclusivamente um conteúdo de entretenimento voltado para a beleza. É rápido, colorido, com imagens impecáveis, muitas vezes excêntrico e causa algum tipo de sensação, nos transportando à uma rápida imersão na tela. Esses viralizam, vendem muito e nos levam a querer assistir mais e mais, num ciclo hipnótico de marketing genial.

Vou me repetir e enfatizar que todo esse mecanismo digital faz parte da nossa era – adoramos a internet, todos os seus benefícios e praticidade. Eu mesma tenho que me policiar quanto ao tempo dispendido no universo paralelo que é o grande BB das redes sociais.

Mas bonitas digitais, com parcimônia!

Nem tudo o que se vê é a realidade e não se deixe cair no velho conto da compra do gato por lebre.

 A dica de hoje é simples: seja você o maior influencer das suas escolhas e decisões, combinado?

Agora dá uma espiada para cima e veja o céu. Está nublado, limpo, com ou sem estrelas?

Que tal se desconectar um pouco, fazendo um detox digital e aproveitar a vida offline?

Espero nos reencontramos na próxima quinta depois de uma breve pausa da tecnologia para mais um bom bate papo e quem sabe, agradavelmente influenciadas pela simplicidade da vida real.

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta