Ciclo das sementes para equilíbrio hormonal da mulher

Dolce Harmonia

Morgause Lisetta

O ciclo das sementes é um protocolo natural que se baseia na alimentação para regular os hormônios femininos estrógeno e progesterona

Imagem em Canva Fotos

O estrógeno e progesterona são dois hormônios que basicamente comandam a vida da mulher, desde a forma como nos sentimos, o formato do nosso corpo, funcionamento dos nossos órgãos e, com o estilo de vida que levamos hoje em dia, não é incomum que eles acabem ficando desregulados. Alguns sintomas de desregulação desses hormônios são:

  • Síndrome do ovário policístico
  • Ciclos irregulares (muito curto, muito longos ou ausência)
  • Acne
  • TPM (instabilidade emocional, cólica, sangramento excessivo, vontade exagerada de doce, ansiedade, retenção de líquido, dor nos seios, dor de cabeça, insônia)
  • Ganho de peso fácil, principalmente no quadril e coxas
  • Perda ou afinamento de cabelo
  • Ansiedade
  • Infertilidade
  • Sintomas pré menopausa
  • Tendência para câncer de mama, útero e ovário

O ciclo das sementes irá te ajudar a equilibrar seu organismo tanto se estiver em idade fértil como se estiver na Menopausa.

Este método consiste no rodízio de quatro sementes – linhaça, abóbora, girassol e gergelim – ao longo do mês de acordo com a sua própria variação hormonal.

Fase 1 – Fase folicular

A primeira fase do seu ciclo hormonal é a fase folicular e começa no primeiro dia da menstruação e vai até aproximadamente o 14 dia (se você tem um ciclo de 28 dias). Neste período o hormônio predominante é o estrógeno. Tanto seu excesso quanto sua falta causam sintomas indesejados na mulher. O excesso é conhecido como predominância estrogênica (que é bem comum e meio perigoso) e a falta pode acontecer em períodos de pré menopausa, síndrome do ovário policístico ou ausência menstrual (amenorréia). O uso do ciclo das sementes vai ajudar nos dois casos, falta e excesso! Nesta fase, você deve consumir diariamente:

  • 1 colher de sopa de semente de linhaça
  • 1 colher sopa de semente de abóbora (sem casca)

Fase 2 – Fase lútea

A segunda fase do seu ciclo hormonal é a fase lútea e começa após a ovulação (quando ela acontece), o que seria aproximadamente no 15 dia do ciclo (se você tem um ciclo de 28 dias).  O objetivo desta fase é estimular e manter a produção natural de progesterona, que é quem mantém a camada do útero “grossa” para uma possível fecundação. Quando isso não acontece, ela cai e a menstruação acontece. O que não nos contam é que a progesterona é essencial também para regular o humor, memória, ansiedade, inchaço, gasto calórico, tireóide e o excesso de estrógeno. Tem também uma função de relaxante muscular, por isso seus níveis adequados reduzem cólicas menstruais e melhoram o funcionamento do intestino. Nesta fase, você deve consumir diariamente:

  • 1 colher de sopa de semente de girassol (sem casca)
  • 1 colher sopa de gergelim

Para quem não está menstruando, ou está na Menopausa pode guiar o ciclo pelas fases da lua. Inicie a primeira fase com a lua cheia e a segunda fase com a lua nova.

Divulgação

Por que o ciclo das sementes funciona?

As sementes de linhaça tem alto nível de um nutriente chamado lignana, um fito hormônio, que se liga nos receptores de estrógeno, regulando seu excesso ou falta. Sua ação secundária é sobre as bactérias do intestino, que convertem a lignana em enterolactona, uma substância que bloqueia os receptores de estrógenos, impedindo o excesso de seu estímulo.

As sementes de abóbora tem um alto teor de zinco, mineral importante para formação de hormônios e prevenção da conversão de estradiol em estrona, esse último sendo uma forma de estrógeno mais indesejada.

A semente de girassol é rica em selênio e ácido linoleico. Ela vai auxiliar na manutenção de níveis adequados de progesterona após a ovulação, mantendo a fase lútea por tempo adequado.

O gergelim é rico em cálcio e tem efeito anti-inflamatório, o que ameniza as dores da menstruação. Ele também possui pequena quantidade de lignana, o que auxilia na modulação de estrógeno, já preparando para início do novo ciclo.

Como consumir as sementes?

As sementes podem ser em qualquer momento do dia, de preferência torradas ou deixadas de molho. É válido termos uma atenção especial com a linhaça que pode ser tanto a dourada quanto a marrom e é importante que você triture ela no liquidificador antes de consumir, só assim terá acesso aos nutrientes que queremos para essa fase do ciclo e para melhor absorção das lignanas – já que o intestino não é capaz de digerir a sua casca.

Você pode acrescentar essas sementes em sucos, vitaminas, panquecas ou até mesmo colocar por cima da salada ou misturar na comida.

Imagem por pixelshot em Canva Fotos

Morgause Lisetta é Terapeuta Integrativa e Psicóloga e oferece neste espaço conteúdo que visa promover equilíbrio em suas relações familiares, de amizades, com harmonia em sua casa assim como no ambiente de trabalho. Tais conteúdos poderão ajudar você a ter uma vida mais tranquila, elevando sua autoestima e autoconfiança, oferecendo a você mais coragem para agir e conquistar seus sonhos, ajudando na sua prosperidade financeira e emocional. Morgause pode lhe ajudar a encontrar e tratar a raiz dos seus problemas mostrando um caminho de autoconhecimento e evolução pessoal. Suas áreas de atuação estão em Floral, Aromaterapia, Reiki, Radiestesia, Alinhamento de Chakras, Fitoenergética, Fitoterapia, Ayurveda, Cristaloterapia, Cromoterapia, Cabala da Casa, Feng Shui, Auriculoterapia, Neurolinguística, Numerologia, Astrologia, Benção do Útero, Terapia Menstrual, Ovo Yoni Terapia, Ginecologia Natural da Mulher, Divino Pós-Parto, Grupos de Terapia Feminina. 

Acompanhe Morgause pelas Redes Sociais
@morgauselisetta

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta