Síndrome de Tourette

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

Transtornos oscilam de acordo com os tipos e com os dias e podem ocorrer em ondas, piorando a situação se a criança apresenta quadros de estresse

Imagem por pixelshot em Canva Fotos

A Síndrome de Tourette é um tipo de distúrbio neuropsiquiátrico – hereditário ou não –, caracterizada por tiques múltiplos (motores ou vocais) que, geralmente, ocorrem durante a infância e com uma frequência e intensidade variáveis, podendo persistir por mais de um ano.

Essas variações oscilam de acordo com os tipos e com os dias, mas de um modo em geral, os tiques também ocorrem em ondas e pioram se a criança apresenta quadros de estresse, que independem de problemas emocionais.

Apesar da Síndrome de Tourette poder estar associada a sintomas dos Transtornos Obsessivo Compulsivo (TOC), ao de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e de Aprendizagem, por causa dos tiques que aparecem como uma característica em comum, ela apresenta características distintas, conforme pode ser observado a seguir:

  • piscar os olhos;
  • fazer caretas;
  • balançar os ombros;
  • fungar;
  • tossir;
  • fazer sons guturais ou
  • gestos obscenos;
  • movimentar a cabeça repentinamente;
  • repetir palavras ou sílabas de forma involuntária.
Imagem por Angela Foto em Canva Fotos

Como ajudar alguém com Síndrome de Tourette?

Para não constranger a pessoa com Tourette e evitar o agravamento dos tiques, existem algumas atitudes que devem fazer parte do dia a dia:

  • evitar comentários maldosos;
  • não demonstrar irritação em relação aos tiques ou chamar atenção para eles;
  • não forçá-la a enfrentar gatilhos para a Tourette;
  • pessoas com Tourette não devem ser repreendidas.

Em vez disso, devem demonstrar apoio, compreensão e amor. As crianças devem ser levadas ao médico e ao psicólogo e os adultos, incentivados a buscar tratamento para erradicar o sofrimento no dia a dia.

Recentemente, durante um show no Festival de Glastonbury, realizado em 25/06, na Inglaterra, o cantor inglês Lewis Capaldi recebeu a ajuda da plateia, quando forçado a interromper a apresentação várias vezes por causa dos espasmos musculares causados pela Síndrome de Tourette, que deixa o cantor com bastante dificuldade de cantar. Os fãs ajudaram, cantaram juntos. Mesmo assim, o cantor se sentiu frustrado, pediu desculpas e disse que se afastaria dos shows por um tempo para cuidar de sua saúde mental.

É uma síndrome que não tenha cura, porém, os sintomas costumam diminuir com o passar dos anos, e o tratamento em psicologia comportamental e cognitiva associado a medicamentos antipsicóticos pode reduzir bastante os problemas causados por ela.

Imagem por pixelshot em Canva Fotos

Em psicologia usamos:

  • Técnicas cognitivo comportamentais (por exemplo, treinamento para reversão de hábito)
  • Educação sobre os tiques
  • Técnicas de relaxamento

O treinamento para reversão de hábito envolve ensinar à criança novos comportamentos para substituir os tiques. Por exemplo, se o tique envolver dar de ombros, ela pode ser ensinada a manter os braços esticados até a vontade de dar de ombros passar.

A educação pode envolver ensinar a criança (e os pais) a identificar situações em que os tiques ocorrem ou se tornam piores.

Se desconfiar que seu filho ou filha tenha a Síndrome que geralmente acomete mais os meninos já busque tratamento imediato para ajudar com os sintomas.

A rotina de uma pessoa com síndrome de Tourette foi muito bem documentada pelo próprio Lewis Capaldi no documentário How I’m Feeling Now, disponível na Netflix, caso queiram entender mais do assunto.

Quer enviar suas perguntas e dúvidas para a Psicóloga Cynthia?

Envie-as para o e-mail: [email protected]

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta